Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ISADORA CRUZ

Mocinha de Mar do Sertão fura bolha e critica repetição de atores nas novelas

AURI MOTA/TV GLOBO

A atriz Isadora Cruz como Candoca em Mar do Sertão; ela está de lado, olhando para frente dando um sorriso de boca fechada para a foto

Isadora Cruz como Candoca em Mar do Sertão; atriz viverá a protagonista da nova novela das seis

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 10/8/2022 - 14h45

Com carreira internacional alavancada nos últimos tempos, Isadora Cruz resolveu agarrar o papel de protagonista de Mar do Sertão. Após gravar três filmes nos Estados Unidos, a paraibana se dedica, agora, a encarnar Candoca, a mocinha da próxima novela das seis da Globo. A atriz é uma das representantes nordestinas no elenco, cujo enredo é ambientado justamente na região onde ela nasceu.

A intérprete também criticou a repetição de atores nas novelas em geral. "Acabam reciclando os mesmos atores. As pessoas estão querendo gente nova, outros jeitos e histórias. Isso é sinal dos tempos", avaliou Isadora, que usou a atual trama das nove, Pantanal, como referência.

O assunto veio à tona durante entrevista da atriz ao jornal O Globo. Natural de João Pessoa, Isadora destacou o fato de o folhetim reunir diversos atores de sua região, como Matteus Cardoso e Lucas Galvino. "Quando você não dá oportunidades para atores que têm um domínio maior daquela história, para colocar os mesmos atores desse eixo Rio-São Paulo, me corta o coração", disse a jovem.

A mocinha da nova novela comemorou, inclusive, que a partir de novembro, o público contará com duas paraibanas como protagonistas de novelas globais: ela às seis e Lucy Alves na faixa das 21h, como Brisa, em Travessia. Isadora confessou que o fato a deixa "arrepiada".

Feminista do sertão

Para Isadora, a trama de Mario Teixeira com direção de Allan Fiterman é um típico novelão. Ela comparou o folhetim a clássicos da teledramaturgia brasileira. "Tem todos os arquétipos de, por exemplo, um O Bem-Amado [1973] ou um Roque Santeiro [1985], com o coronel, o prefeito da cidade, os jagunços", contou.

A atriz, no entanto, rejeitou os rótulos à tradicional mocinha. "[A Candoca] É um pouco diferente porque rompe muitos preconceitos", disse Isadora, que caracterizou a personagem como independente, feminista e ativista de causas importantes como a animal e a ambiental.

Professora de Canta Pedra, fictícia cidade da novela, ela sonha em ser médica para melhorar as condições de vida do povo. Na história, ela vai se envolver em um triângulo amoroso com Zé Paulino (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes), filho do todo-poderoso da região, Tertúlio (José de Abreu), e de Deodora (Debora Bloch).

paulo belote/tv globo

Tertulinho, coronel Tertúlio e Deodora

Tertulinho, coronel Tertúlio e Deodora

Preste a se casar

Mar do Sertão substituirá Além da Ilusão a partir de 22 de agosto. No início do folhetim de Mario Teixeira, os preparativos para seu casamento com Zé Paulino ocupam a vida da professora. Ao lado dela, estão suas amigas inseparáveis, Lorena (Mariana Sena) e Labibe (Theresa Fonseca).

O coronel Tertúlio é dono da fazenda em que Zé Paulino trabalha. Pai de Tertulinho e marido de Deodora. Pouco integrado aos novos tempos, o todo-poderoso de Canta Pedra tem orgulho da posição que conquistou.

Em busca de formar um sucessor para seus negócios, ele enviou o filho para estudar na capital. Porém, o rapaz é um mulherengo que só quer saber de viver às custas do pai. No início de Mar do Sertão, o personagem de Renato Góes volta para a casa dos pais após supostamente ter se formado e se apaixona perdidamente por Candoca.

Já Deodora é uma mulher racional e prática, é quem guia a família e faz de tudo para proteger Tertulinho e para manter o status. Mas ela verá essa reputação ser ameaçada principalmente pelas ações irresponsáveis do rapaz.

Em paralelo, será mostrado a vida de Timbó (Enrique Diaz). Ele leva uma vida simples, mas sem esquecer a criatividade e até um pouco de malandragem. Apesar de não ter estudado, sua agilidade faz com que ele tenha resposta para tudo, sempre com bom humor. Ao lado do burrico Shop Cênti, seu fiel companheiro, é conhecido por todos na cidade.

Timbó é casado com Tereza (Clarissa Pinheiro), mulher religiosa e forte, mas que é também uma pessoa sofrida. Juntos, eles são pais de Mirinho (Lucas Galvino), Rosinha (Manuella Guimarães/Sara Vidal) e Joca (Miguel Venerabile).

Mirinho, o mais velho, está sempre envolvido com más companhias. Rosinha conseguirá dar a volta por cima em todas as situações por conta da sabedoria empírica que os ensinou a sobreviver no agreste. Joca, o caçula, será melhor amigo de Manduca (Enzo Diniz), o filho de Candoca e Zé Paulino.

joão cotta/tv globo

Isadora Cruz é Candoca

Isadora Cruz é Candoca em Mar do Sertão

Quem é Isadora Cruz, a mocinha da novela?

O primeiro papel da atriz em uma novela da Globo foi Cris, de Haja Coração (2016). "Me mudei para o Rio de Janeiro sozinha, uma cidade perigosa, e eu era muito jovem, 17 anos. Ainda tinha que fazer um sotaque paulista. Então, pra mim, foi muito difícil. Me achava muito imatura porque só tinha feito teatro em inglês, eu não dominava a atuação em português. Mas tenho o maior carinho pelo trabalho que fiz. Esse papel significou que eu levava jeito para ser atriz", comentou a intérprete de Candoca em entrevista ao Gshow.

A paraibana de 24 anos morava em Los Angeles, nos Estados Unidos. O novo rosto da faixa das 18h tem fluência em inglês desde a infância. Morou nos Estados Unidos dos 5 aos 9 anos.

Ela, então, retornou ao Brasil quando surgiu a oportunidade de viver uma protagonista nordestina. Mas a jovem artista já tem uma carreira internacional. Ela atuou no filme holandês de comédia Men At Work: Miami e também no de terror O Chapeleiro do Mal.

Isadora é uma cinéfila. Atuar nem passava pela sua cabeça. A paixão de Isadora era a dança --seu primeiro contato com os palcos. Aos 16 anos, ela decidiu dar uma chance ao teatro, fazendo um curso de férias em São Paulo. Foi aí que a paraibana encontrou sua vocação. Apaixonada por tirar fotos, ela pretende seguir carreira em direção de fotografia.

Mar do Sertão conta direção artística de Allan Fiterman. Mario Teixeira conta com colaboração dos roteiristas Marcos Lazarini, Claudia Gomes e Dino Cantelli e Carol Santos. A direção geral é de Pedro Brenelli com Bernardo Sá, Natália Warth e Rogério Sagui. A produção é de Silvana Feu, e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#113 - Matias confessa assassinato em Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Mar do Sertão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 18/3

Sexta, 17/3 (Capítulo 179)
Capítulo não divulgado pela emissora. Sábado, 18/3
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do Notícias da TV ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.