Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

PRÓXIMA DAS SEIS

Novela Mar do Sertão: Conheça elenco, história e saiba quando estreia

RONALD SANTOS CRUZ/TV GLOBO

Sergio Guizé posa ao lado de um cavalo, como Zé Paulino em foto de divulgação da novela Mar do Sertão, da Globo

Sergio Guizé é Zé Paulino em Mar do Sertão; ele será dado como morto após sofrer um acidente

MARCELA ALMEIDA

marcela@noticiasdatv.com

Publicado em 5/8/2022 - 6h15

Zé Paulino (Sergio Guizé) é o protagonista de Mar do Sertão, nova novela das seis da Globo. Ele será dado como morto após um acidente trágico. O vaqueiro será passado para trás por Tertulinho (Renato Góes) e perderá sua noiva, Candoca (Isadora Cruz). Dez anos depois, ele voltará em busca de justiça e terá de aprender a lidar com a nova realidade: sua noiva virou mulher do filho do todo-poderoso da cidade.

"É um homem honesto, corajoso, que trabalha como vaqueiro na fazenda Palmeiral e tem muita gratidão pelo patrão. Ele é completamente apaixonado pela noiva, mas seu castelo começa a ruir quando Tertulinho, o filho do coronel, volta da capital para Canta Pedra e começa a dar em cima de Candoca", adiantou o ator Sergio Guizé em entrevista ao site oficial do folhetim no Gshow.

A história se passará em Canta Pedra, uma cidade fictícia localizada em um lugar que, reza a lenda, um dia foi mar, mas virou sertão. O folhetim de Mario Teixeira substituirá Além da Ilusão a partir de 22 de agosto. Guizé também falou sobre o sertão como pano de fundo da saga:

Estamos fazendo uma novela que fala do interior do Brasil e de sua gente. Veremos tipos universais representados, mas de uma forma especial, conduzidos pelo texto do Mario e pela direção do Allan Fiterman e equipe. É uma história alegre, com muitas cores e muita leveza, que espero que o público se identifique e goste bastante.

Quem está no elenco?

Além de Sergio Guizé, a história tem Isadora Cruz e Renato Góes nos papéis principais. A novela conta com nomes como José de Abreu, Debora Bloch Enrique Diaz e Érico Bras, no elenco.

A mocinha vivida por Isadora é completamente apaixonada pelo protagonista, ela sonha com o dia em que os dois finalmente subirão ao altar.

No início do folhetim de Mario Teixeira, os preparativos para o grande dia ocupam a vida da professora. Ao lado dela, estão suas amigas inseparáveis Lorena (Mariana Sena) e Labibe (Theresa Fonseca). 

paulo belote/tv globo

Tertulinho, coronel Tertúlio e Deodora

Tertulinho, coronel Tertúlio e Deodora

Conheça a história de Mar do Sertão

O coronel Tertúlio (José de Abreu) é dono da fazenda em que Zé Paulino trabalha. Pai de Tertulinho e marido de Deodora (Debora Bloch). Pouco integrado aos novos tempos, o todo-poderoso de Canta Pedra tem orgulho da posição que conquistou.

Em busca de formar um sucessor para seus negócios, ele enviou o filho para estudar na capital. Porém, o rapaz é um mulherengo que só quer saber de viver às custas do pai. No início de Mar do sertão, o personagem de Renato Góes volta para a casa dos pais após supostamente ter se formado e se apaixona perdidamente por Candoca.

Já Deodora é uma mulher racional e prática, é quem guia a família e faz de tudo para proteger Tertulinho e para manter o status. Mas ela verá essa reputação ser ameaçada principalmente pelas ações irresponsáveis do rapaz.

Em paralelo, será mostrado a vida de Timbó (Enrique Diaz). Ele leva uma vida simples, mas sem esquecer a criatividade e até um pouco de malandragem. Apesar de não ter estudado, sua agilidade faz com que ele tenha resposta para tudo, sempre com bom humor. Ao lado do burrico Shop Cênti, seu fiel companheiro, é conhecido por todos na cidade.

Timbó é casado com Tereza (Clarissa Pinheiro), mulher religiosa e forte, mas que é também uma pessoa sofrida. Juntos, eles são pais de Mirinho (Lucas Galvino), Rosinha (Manuella Guimarães/Sara Vidal) e Joca (Miguel Venerabile).

Mirinho, o mais velho, está sempre envolvido com más companhias. Rosinha conseguirá dar a volta por cima em todas as situações por conta da sabedoria empírica que os ensinou a sobreviver no agreste. Joca, o caçula, será melhor amigo de Manduca (Enzo Diniz), o filho de Candoca e Zé Paulino.

joão cotta/tv globo

Isadora Cruz é Candoca

Isadora Cruz é Candoca em Mar do Sertão

Quem é Isadora Cruz, a mocinha da novela?

O primeiro papel da atriz em uma novela da Globo foi Cris, de Haja Coração (2016). "Me mudei para o Rio de Janeiro sozinha, uma cidade perigosa, e eu era muito jovem, 17 anos. Ainda tinha que fazer um sotaque paulista. Então, pra mim, foi muito difícil. Me achava muito imatura porque só tinha feito teatro em inglês, eu não dominava a atuação em português. Mas tenho o maior carinho pelo trabalho que fiz. Esse papel significou que eu levava jeito para ser atriz", comentou a intérprete de Candoca em entrevista ao Gshow.

Atualmente a paraibana de 24 anos morava em Los Angeles, nos Estados Unidos. O novo rosto da faixa das 18h tem fluência em inglês desde a infância. Morou nos Estados Unidos dos 5 aos 9 anos.

Ela retornou ao Brasil quando surgiu a oportunidade de viver uma protagonista nordestina. Mas jovem artista já tem uma carreira internacional. Ela atuou no filme holandês de comédia Men At Work: Miami e também no de terror "O Chapeleiro do Mal".

Isadora é uma cinéfila. Atuar nem passava pela cabeça. A paixão de Isadora era a dança --seu primeiro contato com os palcos. Aos 16 anos, ela decidiu dar uma chance ao teatro, fazendo um curso de férias em São Paulo. Foi aí que a paraibana encontrou sua vocação. Apaixonada por tirar fotos, ela pretende seguir carreira em direção de fotografia.

Mar do Sertão conta direção artística de Allan Fiterman. Mario Teixeira conta com colaboração dos roteiristas Marcos Lazarini, Claudia Gomes e Dino Cantelli e Carol Santos. A direção geral é de Pedro Brenelli com Bernardo Sá, Natália Warth e Rogério Sagui. A produção é de Silvana Feu e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#111 - Juma vira onça, foge e vai morar com José Lucas!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Últimas de Mar do Sertão

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.