TERCEIRA TOCAIA?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mariana (Theresa Fonseca) em cena de Renascer; moça insistirá em reaver terras da família
Mariana (Theresa Fonseca) não sossegará enquanto não conseguir recuperar as terras que eram de sua família em Renascer. A neta de Belarmino (Antonio Calloni) azucrinará João Pedro (Juan Paiva) até o rapaz concordar em entregar a propriedade para ela. Porém, se o remake seguir a primeira versão da novela das nove, a vingativa terminará a história sozinha e de mãos abanando.
No capítulo desta quinta (4), o caçula de José Inocêncio (Marcos Palmeira) conversará com o fazendeiro e dirá que está disposto a vender sua casa para a ex-madrasta. O produtor de cacau acabará admitindo que só se casou com a jovem para conter os planos de vingança dela e evitar perder a propriedade.
Depois, o rapaz informará Mariana sobre sua decisão. Ele explicará quais são as condições para que a interesseira compre a casa, que há anos abriga a família de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes).
Só que as tratativas desandarão a partir do capítulo previsto para ir ao ar no próximo dia 11. Mariana ficará inconformada ao saber que José Inocêncio terá ido ao Espírito Santo para ajudar Aurora (Malu Mader).
Inácia (Edvana Carvalho) até comentará com Teca (Lívia Silva) que teme uma tocaia da ex-patroa contra o fazendeiro --e com razão. A ambiciosa ameaçará a vida do ex-marido assim que descobrir que ele terá feito a fila andar.
Encantado por Aurora, Inocêncio cogitará se mudar de vez e oferecerá suas terras para a neta de Belarmino. "Eu te dou essa casa e uma pensão, Mariana... Para você tocar sua vida como bem entender", vai propor ele. "Tudo isso é vontade de se ver livre de mim, é?", debochará a sonsa.
"Eu estou pensando seriamente nisso... Em me mudar para o Espírito Santo!", revelará o agricultor. A confissão chocará a personagem de Theresa Fonseca, que questionará se o ex-marido conseguirá se livrar das memórias de Maria Santa (Duda Santos) e também indagará o que acontecerá com o facão enterrado na região da Bahia.
"Aquele facão vai ficar onde está, nos pés daquele jequitibá", retrucará o protagonista. "Pois no dia que você for embora dessa terra, Inocêncio, eu tiro ele de lá. Eu encontro... Ainda que eu tenha que passar o correntão e desmatar isso aqui tudo!", berrará a revoltada.
Na versão do folhetim exibida em 1993, a vingativa vivida por Adriana Esteves perdoou José Inocêncio (Antonio Fagundes) por ter matado seu avô e provocado a desgraça da família.
Na reta final, a jovem abandonou de vez o desejo de vingança e até assassinou Teodoro (Herson Capri) para proteger o protagonista. Mariana ficou ao lado de José Inocêncio até a morte dele e chorou em cima do corpo do fazendeiro. "Eu nunca tive um lugar de verdade no teu coração, não é? Eu sei que não tive", lamentou ela.
Depois do enterro, a mocinha se despediu de João Pedro (Marcos Palmeira) e Sandra (Luciana Braga) e desejou felicidades ao casal. "Se ocê precisar de alguma coisa, tiver qualquer problema sério... Mande avisar, escreve pra nós. Não leve mágoa, não", pediu o rapaz. "Não tô levando, não. Vocês me desculpem, fiquem com Deus", afirmou, indo embora sozinha para Salvador.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.