Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VEM AÍ

Malhação cancelada: Saiba estratégia da Globo para bombar horário nobre em 2022

REPRODUÇÃO/GLOBO

Isabella Santoni, a Karina de Malhação, usa uma camisa preta e olha desconfiada para alguém. Ela usa um cabelo curto.

Isabella Santoni, a Karina de Malhação Sonhos (2014): horário será ocupado por reprises em 2022

GABRIEL VAQUER E MÁRCIA PEREIRA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/9/2021 - 18h01

Com o cancelamento de Malhação depois de 26 anos no ar, a Globo já definiu uma questão importante para alavancar seu horário nobre em 2022. O Vale a Pena Ver de Novo ficará no ar até 18h30 com a missão de entregar uma boa audiência para a novela das seis. A grande mudança na programação vespertina acontecerá entre o encerramento do Jornal Hoje e às 17h, faixa atualmente ocupada pela Sessão da Tarde.

O Notícias da TV apurou que, até agora, a única mudança certa na grade é a troca da novela teen pela reapresentação de um folhetim de grande sucesso no Vale a Pena Ver de Novo. A direção da emissora observou que o público aumenta bastante após às 17h30 --faixa responsável pelos picos de audiência das novelas reprisadas recentemente.

O foco é justamente subir ainda mais a audiência das reprises nesse horário e, consequentemente, aumentar os números do ibope no início da noite para que isso reverbere no horário nobre.

O Clone (2001) será a primeira trama a ser testada nessa estratégia a partir de fevereiro do ano que vem, quando terminará a reprise de Malhação Sonhos (2014). A história de Gloria Perez vai ocupar o horário entre 17h10 e 18h30. Atualmente, o Vale a Pena é exibido entre 16h40 e 18h. 

Nos últimos anos, Malhação derrubava, na grande maioria dos dias, os números de audiência que recebia do Vale a Pena Ver de Novo, o que prejudica o desempenho de novelas das seis. Outro ponto importante é que o comando da Dramaturgia da Globo estava incomodada com o fato de nenhuma sinopse apresentada ter um diferencial, algo realmente inovador e atraente para jovens e donas de casa.

Malhação Viva a Diferença (2017), internamente, foi vista como a única nos últimos anos que teve algo interessante para apresentar ao público. Não à toa, a Globo aproveitou e criou um spin-ff da novelinha: a série As Five, do Globoplay, que teve uma temporada produzida e já tem outras duas confirmadas.

Duas reprises no horário da tarde

Dentro da Globo, já está certo também que o horário da tarde terá uma nova reprise de novela logo após o Jornal Hoje. Este horário terá novelas mais leves, que fizeram sucesso nos horários das 18h e 19h.

O que ainda se estuda é o que mostrar às 16h. Um programa ao vivo, de variedades, é a preferência. Mas a Sessão da Tarde, que cumpre seu papel tanto na audiência quanto com o mercado publicitário, pois é uma marca forte, continua no páreo.

Oficialmente, a Globo diz que o novo projeto de Malhação foi somente adiado. "O projeto inédito de Malhação que estava sendo produzido foi adiado, e uma nova grade de programação para as tardes da Globo está sendo desenvolvida", diz o comunicado enviado pela emissora.


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.