Pelo Brasil

Jalapão, Minas ou Bahia: Dá para passar as férias em cenários de novela

Raquel Cunha/TV Globo

Gael (Sergio Guizé) com Clara (Bianca Bin) na Cachoeira da Formiga, no Jalapão (TO) - Raquel Cunha/TV Globo

Gael (Sergio Guizé) com Clara (Bianca Bin) na Cachoeira da Formiga, no Jalapão (TO)

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 31/12/2018, às 05h38

Dá para passar as férias em cenários de novela. Literalmente. Cachoeiras, praias paradisíacas e pontos turísticos do Brasil serviram de "moldura" para embelezar as histórias contadas nas novelas em 2018. O Outro Lado do Paraíso revelou cartões-postais do Tocantins, Segundo Sol o colorido da Bahia, e Orgulho e Paixão colocou no ar casarões históricos do Sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A terra do pão de queijo, aliás, continua presente nos folhetins da Globo, tanto em cenas de Espelho da Vida quanto de O Sétimo Guardião. 

A novela que foi mais longe foi Deus Salve o Rei. Antes das gravações, uma equipe foi para Europa captar imagens de cidades medievais, como a Província de Girona, na Catalunha. Oito países foram visitados para que os "takes" ilustrassem os reinos de Artena e Montemor.

Uma viagem para fora do país precisa ser bem planejada, mas já neste começo de 2019 dá para fazer parte do cenário de alguma novela começando em solo brasileiro. Confira:

Na trilha de Clara no Jalapão
Os municípios de Ponte Alta, São Felix e Mateiros, no "coração" do Jalapão, no Tocantins, foram os locais escolhidos para as gravações de O Outro Lado do Paraíso. Entre os principais pontos turísticos está a Pedra Furada, que serviu de pano de fundo para uma sequência de ação no começo da história e também para o encerramento da novela de Walcyr Carrasco. 

O publico viu Clara (Bianca Bin) passear pelo Cânion de Sussuapara com Gael (Sergio Guizé). O casal se conheceu nas veredas do capim dourado, dentro do Parque Estadual do Jalapão. O Fervedouro Bela Vista, no município de São Felix, também serviu de locação, assim como a Cachoeira do Formiga, em Mateiros, uma das mais belas da região.

joão cotta/tv globo

Beto (Emilio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli) gravaram cena em praia do Sul da Bahia 

Para catar marisco como Luzia
Já a equipe de Segundo Sol passou um mês inteiro convivendo com tudo o que a Bahia reúne de mais especial antes da trama estrear, em maio. As primeiras cenas foram registradas no Centro Histórico de Porto Seguro, próximo ao Marco do Descobrimento, local da chegada dos portugueses em terras brasileiras. A região serviu de cenário para a fictícia Boiporã.

Logo depois, os trabalhos seguiram para Trancoso, em locações como a famosa Praia do Espelho e a fazenda de praia Ponta de Juacema. Nesse visual paradisíaco, Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto (Emilio Dantas) se apaixonaram. A trama mostrou diversos pontos de Salvador, como a igreja de São Francisco, no Pelourinho. O cartão-postal escolhido para o encerramento da história foi o Farol da Barra.

No Vale do Café, como em Orgulho e Paixão
Belas locações do Sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais encantaram os telespectadores em Orgulho e Paixão. O fictício Vale do Café do início do século 20 mostrado na trama contou com gravações em Vassouras e Valença, cidades que contam com antigos casarões históricos. Parte do elenco também gravou cenas em cafezais, ferrovias e cachoeiras de Mariana, Carrancas e Lavras.

reprodução/tv globo

Cris (Vitória Strada) e Alain (João Vicente de Castro) tomaram banho de cachoeira na novela

Banho de cachoeira como de Cris e Alain
Paisagens de quatros cidades históricas mineiras são cenários de Espelho da Vida: Mariana, Ouro Preto e Tiradentes, na região central de Minas Gerais, e Carrancas, no Sul do Estado.

A trama se passa na fictícia cidade de Rosa Branca. A praça principal, na verdade, fica em Mariana. As gravações dos arredores foram feitas nas cachoeiras de Carrancas, como o banho que Cris (Vitória Strada) e Alain (João Vicente de Castro) tomaram em meio a juras de amor.

Serra da Canastra no horário nobre
Como Serro Azul é um lugar que fica em um vale misterioso, sua localização geográfica não é explicada em O Sétimo Guardião. A trama é toda gravada em uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo no Rio de Janeiro, mas o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, serve de pano de fundo para várias cenas dos arredores da cidade fictícia criada por Aguinaldo Silva. 

estevam avellar/tv globo

Paraíba e Piauí ambientaram novela das onze; Alice Wegmann e Gabriel Leone em cena

O sertão da saga de Maria
O Notícias da TV viajou a convite da Globo para um dos cenários de Onde Nascem Os Fortes, novela das onze, o sertão da Paraíba. A paisagem árida percorrida por Maria (Alice Wegmann) reúne chapadas, vales e sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Grande parte das locações mostradas fica em Cabaceiras, Soledade e Boa Vista. As pedras são atração no Lajedo de Pai Matheus, local que abrigou a comunidade espiritual de Samir (Irandhir Santos) na história.

Já o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi o cenário escolhido para retratar o início da paixão entre a jovem aventureira e Hermano (Gabriel Leone). O local é considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual novela a Globo deve passar após Fina Estampa?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook