Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DE MISTÉRIO

Herança, casório e novo amor: 5 bombas do último capítulo de O Cravo e a Rosa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eduardo Moscovis, caracterizado como Petruchio, usa um smooking e tem os cabelos penteados para trás; Adriana Esteves, a Catarina, tem os cabelos curtos cobertos por um lenço em O Cravo e a Rosa

Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis): fortuna será recuperada no final

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2022 - 14h27

Da realização do sonho de Bianca (Leandra Leal) à fortuna de Catarina (Adriana Esteves), uma série de conflitos serão resolvidos no último capítulo de O Cravo e a Rosa. A protagonista finalmente recuperará sua herança e salvará a fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis) da falência -- Mimosa (Suely Franco) admitirá que roubou as apólices. Já a caçula da família rica subirá no altar com Edmundo (Ângelo Antônio).

As mocinhas, porém, não serão as únicas a terem um final feliz. Até Neca (Ana Lucia Torre) desencanará de seu amor por Calixto (Pedro Paulo Rangel) e encontrará um novo amor, justamente ao pegar o buquê da caçula de Batista (Luis Melo).

Por outro lado, os vilões do folhetim vão se estrepar. Lindinha (Vannessa Gerbelli) terá suas falcatruas com Marcela (Drica Moraes) expostas na frente de todo mundo. De tão decepcionado, Calixto escorraçará a sobrinha de vez.

Ela perderá a família, os amigos e todos os seus alicerces, mas será aceita por Januário (Taumaturgo Ferreira). O caipira perdoará as ofensas da megera e aceitará transformá-la em "dama da sociedade".

Já Marcela perderá tudo e mais um pouco. Sem o amor de Petruchio, o perdão do irmão e muito menos a herança de Joaquim (Carlos Vereza) --que terá deixado toda a sua fortuna para a porca de estimação--, ela será obrigada a viver sem moradia fixa. Tanto ela quanto Heitor (Rodrigo Faro) correrão por São Paulo para aplicar golpes. 

Saiba mais sobre as bombas do último capítulo:

Mimosa (Suely Franco) admite que roubou as apólices de Catarina (Adriana Esteves)

Mimosa admite que roubou as apólices

Quem roubou a herança de Catarina?

Após muito mistério, Mimosa admitirá que furtou a herança de Catarina. A governanta explicará que ouviu os planos de Marcela e escondeu as apólices para evitar que a vilã se apropriasse da fortuna. 

No último capítulo, Petruchio trancará a cidade inteira no noivado de Bianca. Ele, então, confrontará um por um, tentando saber quem foi o culpado. Entre uma série de troca de acusações, Mimosa revelará a verdade --mas também escancarará os podres de Marcela e Lindinha.

"Eu não quis roubar, Catarina, eu só não queria que aquela lambisgoia pegasse seu dinheiro. Você não pode imaginar como eu tenho sofrido desde então, porque aquela Lindinha me viu saindo da sala de estudos. Por que você acha que eu dizia que não tinha economias? Eu até tinha, mas ela me tirou tudo ameaçando contar que me viu", dirá a empregada.

"Mas onde estão as apólices?", questionará Petruchio, sem paciência. "Eu botei em um lugar bem seguro, mas quando fui pegar tinham roubado de novo. Por isso que eu não contei pra ninguém", afirmará a mulher de Calixto. Ela revelará que deixou a papelada em um álbum de fotografias, que sumiu misteriosamente.

Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento), então, dirá que roubou o tal álbum porque procurava por uma foto antiga de seus pais. Assim, Petruchio e Catarina finalmente colocarão as mãos na herança e salvarão a fazenda.

Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Ângelo Antônio) se casam

Bianca e Edmundo se casam no final

Bianca realiza conto de fadas

Edmundo finalmente sairá de seu martírio --e Bianca, de seu chororô-- no final da novela de Walcyr Carrasco. Após perder o emprego, morar na rua e passar um bom tempo na cadeia, o professor conseguirá provar sua inocência. A mocinha se livrará da desonra provocada por Heitor e terá permissão para noivar com o intelectual.

Tanto o noivado quanto o casamento dos pombinhos acontecerão no último capítulo, com um emaranhado de poesia e beijos calorosos. A jovem também descobrirá que não tem sopro de coração nenhum --tudo não terá passado de uma farsa criada por Dinorá (Maria Padilha) para empurrar a jovem nos braços de Heitor. 

Neca (Ana Lucia Torre) tem dia de glória

Neca tem dia de glória e conhece novo amor

Neca arruma pretendente

Neca conquistará seu próprio final feliz durante o casamento de Bianca e Edmundo. Após tantas carrancas e venenos poderosos contra Mimosa, a empregada desencanará de Calixto e trocará olhares com um transeunte.

Será um grande avanço para a cozinheira, que sequer respirava ao lado de um homem com medo de ser considerada assanhada. O temor era tão grande que,  apesar de conviver com Calixto por anos, ela nunca teve coragem de admitir seus sentimentos. Mas a convivência com Catarina ajudará a mulher a encontrar sua própria força e ignorar as opiniões alheias.

Ela nem se importará em perder o prumo para agarrar o buquê de Bianca. Com o buquê ainda em mãos, ela receberá um olhar fulminante do outro lado da rua. Um homem a encarará e, galanteador, tirará o chapéu para a cozinheira. As demais desesperadas por um marido morrerão de inveja.

Lindinha (Vannessa Gerbelli) se humilha para beijar Januário (Taumaturgo Ferreira) em O Cravo e a Rosa

Lindinha se humilha para beijar Januário

Lindinha é escorraçada

Assim que Mimosa abrir o bocão e contar que foi chantageada por Lindinha, Petruchio perderá a cabeça. A essa altura, ele já saberá de outros podres da roceira, mas este será a gota d'água. Nem Calixto conseguirá interceder pela sobrinha: ela será obrigada a fazer as malas e partir da fazenda.

Arrependida, ela devolverá o dinheiro de Mimosa e tentará tomar um rumo na vida. Para isso, baterá à porta de Januário e pedirá asilo. O ricaço até aceitará acolhê-la, mas não será tão bonzinho quanto antes. Ela será obrigada a comer na mão do roceiro para não ficar na rua da amargura. 

Apesar da brutalidade, ele não desistirá de conquistá-la. "Você fez muita coisa boa, mas porque você não se acerta com eu?", perguntará o herdeiro de Joaquim. "Porque eu não hei de humilhar a minha pessoa pedindo para você me beijar", responderá Lindinha.

"Agora que eu sei que tenho dinheiro, eu vou embora e deixo você em paz, então", continuará o rapaz, sedento para uma resposta negativa. "Não faz isso, não. Você é a única pessoa que eu tenho no mundo. Eu peço perdão por tudo de ruim que eu fiz nessa vida. Eu quero ser boa, acredita", afirmará Lindinha. 

Mesmo assim, o filho de Joaquim exigirá que ela implore pelo beijo. A sertaneja cederá e, finalmente, eles engatarão um romance.

Marcela (Drica Moraes) se transforma em golpista com Heitor (Rodrigo Faro) em O Cravo e a Rosa

Marcela enfrenta martírio com Heitor

Marcela vira 'golpista profissional'

Marcela, no entanto, não terá uma segunda chance. A dondoca perderá a fortuna de Batista --o banqueiro decidirá reatar a relação com Joana (Tássia Camargo)-- e não poderá contar nem com a herança do pai.

Pouco antes de morrer, o ricaço descobrirá os podres da filha e se recusará a deixar um vintém para a vilã. Mas a lei obrigará o homem a dividir seu dinheiro em partes iguais para os dois filhos. 

Esperto, porém, o misterioso dará um jeito de driblar a Justiça. A fortuna será destinada à porca de estimação --cujo tutor será Januário. Assim, todos os pertences do animal irão apenas para o bolso do roceiro.

Para sobreviver, a mau-caráter se aliará a Heitor (Rodrigo Faro). Eles viajarão por todo o Estado de São Paulo, cometendo golpes em cada uma das cidades em que pararem.

Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, O Cravo e a Rosa foi ao ar pela primeira vez em 2000. O folhetim bateu recorde em sua última reapresentação no canal Viva.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Cravo e a Rosa e em outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.