Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMPANHIA INDESEJADA

Grávida, Maria Santa expulsa cramulhão de casa em Renascer: 'Mal deu as caras'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Duda Santos caracterizada como Maria Santa; ela está tensa em cena de Renascer

Maria Santa (Duda Santos) em Renascer; ela dará piti por proximidade entre diabo e Nossa Senhora

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2024 - 15h00

Maria Santa (Duda Santos) será surpreendida com mais uma loucura de José Inocêncio (Humberto Carrão) em Renascer. O ricaço comprará uma imagem enorme de Nossa Senhora, como espécie de pedido de desculpas por ter quebrado a santa que a protagonista tinha. Até aí, tudo bem. O problema é que ele desejará pôr seu diabinho ao lado da Virgem Maria, indignando a mulher e até o padre. Furiosa, ela emendará a notícia de que está grávida com uma ordem para que o marido tire o cramulhão dali na novela das nove da Globo.

Será a única forma que a jovem encontrará de fazer o marido cair na real, embora ele ainda desvie desse pedido. O fazendeiro tirará o diabinho de vista, mas o esconderá num cantinho do armário. Com isso, o demônio continuará ao lado da santa, mas longe das vistas da dona da casa. "O padre é quem tava certo: mal deu as cara e já me arranjo uma encrenca dos diabo!", reclamará o coronelzinho ao seu diabo de estimação.

A jovem, aliás, estará toda empolgada com a presença da santa em sua casa. A imagem será tão grande que até o padre Santo (Chico Diaz) ficará surpreso, a ponto de recomendar que o produtor de cacau construa uma capela para abrigá-la. Ele rezará para Nossa Senhora, enquanto Santinha e os demais funcionários da fazenda acendem velas e a cobrem com flores. 

Será aí que a situação mudará de figura. José Inocêncio parará na frente dela, fará o sinal da cruz e irá até o canto do móvel que abrigará a santa. "Espero que a senhora me perdoe, por aquela besteira, num sabe? Mas eu lhe tenho muito respeito... E faço gosto que a senhora faça desta casa a sua morada", começará ele em cenas que devem ir ao ar nesta quinta (1º).

Ele, então, irá até a uma gaveta e tirará de lá uma garrafa misteriosa. "Não sei como se faz oração pro capeta, mas você também se considere entronizado, viu?", soltará ele, colocando o objeto ao lado da santa. Maria Santa e o padre quase cairão duros ao ver a cena.

"O que é isso, José Inocêncio?", perguntará o pároco. O produtor de cacau nem se abalará: "Um cramulhãozinho, Padre Santo... Coisa linda, num é?", perguntará. A mulher terá um surto: "Ocê vai dexá isso aqui? Do lado da santa?"

Ele responderá que sim, e a filha de Quitéria (Belize Pombal) ficará revoltada. "Quero ele aí, não, Zé... Uma coisa dessas é farta de respeito... Deve sê inté pecado...", resmungará. "Boto ele onde? No nosso quarto?", devolverá o fazendeiro. "Eu que num vô dormí oiâno pra esse peste!", voltará a retrucar a moça. 

Os dois vão discutir, e até o padre admitirá que a história é um absurdo. Mais tarde, a mocinha prometerá para Flor (Julia Lemos) que se livrará daquela imagem. Mas ela só tomará uma atitude na calada da noite, quando o marido estiver mais manso. 

Revelação traz pedido de brinde

Ela puxará assunto ao mencionar as lendas que rondam o nome de José Inocêncio. Falará sobre o fato de ele ter tido o couro arrancado e dos vários atentados que, supostamente, o cramulhão teria o salvado. Por fim, narrará até uma história em que o marido teria voado em cima de um bode preto.

O rapaz cairá na risada, dizendo que isso não passa de uma mentira. Santinha perguntará por que ele alimentou uma narrativa tão maluca. "E adianta querê lutá? Cada um acredita naquilo que qué. Você não acreditou que tinha engravidado por causa d’um beijo, lembra? Deixa eles acreditarem no que quiserem... Desde que façam o que tiver que fazer e nos deixem em paz, está tudo certo."

"E se eu lhe dissesse que tô?", soltará a moça, sem meandros. "Tá o quê?", perguntará ele. "Esperâno um fio teu...", completará ela. O agricultor ficará agitado. " deve de tá brincando... Assim... Tão depressa?!", questionará o rapaz. Ela devolverá com outra pergunta: "O que a gente tem feito nessa vida des’que casâmo?"

Ele demorará a acreditar, mas, quando a ficha cair, começará a fazer vários preparativos. Dirá que levará a mulher para ter o bebê em Ilhéus, ou em Salvador, quem sabe. Mas ela o interromperá: "Num precisa de nada... Só quero dona Jacutinga [Juliana Paes] perto de mim, quando chegá a minha hora... E quero aquele diabinho longe da santa!"

Dada a situação, será difícil para o personagem de Humberto Carrão recusar o pedido. No mesmo dia, ele encostará o diabinho num ponto cego do armário e dará risada. "Ela disse que lhe queria longe da santa... Mas num disse o quanto."

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.