ATRÁS DO PREJUÍZO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Christian/Renato (Cauã Reymond) e Bárbara (Alinne Moraes) em cena de Um Lugar ao Sol
No ar há duas semanas, Um Lugar ao Sol precisou ser um fiasco na audiência para ganhar importância na programação da Globo. Novas chamadas entraram no ar e até capítulos de graça estão disponíveis para o público assistir ao começo da história. A operação salvamento, iniciada no domingo (21), deixa claro que a emissora tenta fisgar os telespectadores que ficaram sem novela com o final de Gênesis, exibido na segunda (22) pela Record.
Com isso, dá para ver que a "tacada" da emissora do bispo Edir Macedo foi certeira. A Record havia anunciado que Gênesis terminaria em 15 de novembro. Entretanto, ao ver a primeira semana de Um Lugar ao Sol ter ainda menos audiência do que a reprise de Império, a emissora voltou atrás na decisão só para boicotar o folhetim da Globo.
A estratégia deu certo, já que Um Lugar ao Sol teve números piores na segunda semana de exibição. Chegou ao ponto de registrar menos ibope do que o folhetim bíblico no último dia 16 --lembrando que as tramas foram ao ar em horários distintos.
Porém, a informação de que uma novela das nove da Globo foi menos vista do que uma da Record acendeu a luz vermelha. Ou a Globo fazia algo para reverter esse quadro com o final de Gênesis ou veria o horário nobre naufragar de vez em dezembro, com as festas de fim de ano, período em que, normalmente, há menos televisores ligados.
No domingo, o público que acompanhava a partida entre Santos e Corinthians viu uma chamada da novela de Lícia Manzo feita para quem realmente está por fora do que foi exibido na trama até agora. "Quer conhecer essa história desde o início? Os seis primeiros capítulos estão abertos para não assinantes no Globoplay", avisou o locutor na peça promocional.
A ação é uma "meia bondade" para quem quiser virar telespectador do folhetim, já que 13 capítulos foram exibidos. Quem realmente se interessar pela história ou terá de assinar o Globoplay para assistir aos episódios restantes ou ficará sem entender parte da história. Afinal, Um Lugar ao Sol é uma saga galopante.
Só na semana passada, Bárbara (Alinne Moraes) e Christian/Renato (Cauã Reymond) tiveram lua de mel na Europa, pagaram uma fortuna à mulher do homem que assumiu um crime no lugar do gêmeo rico e perderam um filho que morreu no parto. Fora os outros personagens, como Lara (Andréia Horta), que se casou com Mateus (Danton Mello), e Ravi (Juan Paiva), que teve um herdeiro.
O Notícias da TV havia adiantado que a Globo teve de encontrar uma maneira de correr atrás do prejuízo e reforçar a história da novela das nove. Profissionais da empresa se mostraram impressionados com a aceitação da trama entre críticos e público. E as novas chamadas provam isso.
Um dos fatores que pesaram na baixa audiência do folhetim foi justamente a falta de divulgação da novela antes da estreia. Foram poucas reportagens em outros programas da casa, e os comerciais acabaram ofuscados pelos de Quanto Mais Vida, Melhor!, trama das sete que estreou nesta segunda (22).
Apesar disso, Um Lugar ao Sol está em alta no Globoplay e superou até Verdades Secretas 2. Depois de passar uma semana na primeira posição do Top 10 da plataforma de streaming, a novela de Lícia Manzo só foi ultrapassada por A Usurpadora (1998) entre as produções mais vistas.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.