Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ATRÁS DO PREJUÍZO

Globo faz operação para 'órfãos de Gênesis' pegarem história de Um Lugar ao Sol

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cauã Reymond grava cena de Um Lugar ao Sol sentado em cama, sem camisa, com Aline Moraes atrás dele

Christian/Renato (Cauã Reymond) e Bárbara (Alinne Moraes) em cena de Um Lugar ao Sol

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 23/11/2021 - 6h40

No ar há duas semanas, Um Lugar ao Sol precisou ser um fiasco na audiência para ganhar importância na programação da Globo. Novas chamadas entraram no ar e até capítulos de graça estão disponíveis para o público assistir ao começo da história. A operação salvamento, iniciada no domingo (21), deixa claro que a emissora tenta fisgar os telespectadores que ficaram sem novela com o final de Gênesis, exibido na segunda (22) pela Record.

Com isso, dá para ver que a "tacada" da emissora do bispo Edir Macedo foi certeira. A Record havia anunciado que Gênesis terminaria em 15 de novembro. Entretanto, ao ver a primeira semana de Um Lugar ao Sol ter ainda menos audiência do que a reprise de Império, a emissora voltou atrás na decisão só para boicotar o folhetim da Globo.

A estratégia deu certo, já que Um Lugar ao Sol teve números piores na segunda semana de exibição. Chegou ao ponto de registrar menos ibope do que o folhetim bíblico no último dia 16 --lembrando que as tramas foram ao ar em horários distintos.

Porém, a informação de que uma novela das nove da Globo foi menos vista do que uma da Record acendeu a luz vermelha. Ou a Globo fazia algo para reverter esse quadro com o final de Gênesis ou veria o horário nobre naufragar de vez em dezembro, com as festas de fim de ano, período em que, normalmente, há menos televisores ligados. 

No domingo, o público que acompanhava a partida entre Santos e Corinthians viu uma chamada da novela de Lícia Manzo feita para quem realmente está por fora do que foi exibido na trama até agora. "Quer conhecer essa história desde o início? Os seis primeiros capítulos estão abertos para não assinantes no Globoplay", avisou o locutor na peça promocional.

E os capítulos da segunda semana?

A ação é uma "meia bondade" para quem quiser virar telespectador do folhetim, já que 13 capítulos foram exibidos. Quem realmente se interessar pela história ou terá de assinar o Globoplay para assistir aos episódios restantes ou ficará sem entender parte da história. Afinal, Um Lugar ao Sol é uma saga galopante. 

Só na semana passada, Bárbara (Alinne Moraes) e Christian/Renato (Cauã Reymond) tiveram lua de mel na Europa, pagaram uma fortuna à mulher do homem que assumiu um crime no lugar do gêmeo rico e perderam um filho que morreu no parto. Fora os outros personagens, como Lara (Andréia Horta), que se casou com Mateus (Danton Mello), e Ravi (Juan Paiva), que teve um herdeiro.

O Notícias da TV havia adiantado que a Globo teve de encontrar uma maneira de correr atrás do prejuízo e reforçar a história da novela das nove. Profissionais da empresa se mostraram impressionados com a aceitação da trama entre críticos e público. E as novas chamadas provam isso. 

Um dos fatores que pesaram na baixa audiência do folhetim foi justamente a falta de divulgação da novela antes da estreia. Foram poucas reportagens em outros programas da casa, e os comerciais acabaram ofuscados pelos de Quanto Mais Vida, Melhor!, trama das sete que estreou nesta segunda (22). 

Apesar disso, Um Lugar ao Sol está em alta no Globoplay e superou até Verdades Secretas 2. Depois de passar uma semana na primeira posição do Top 10 da plataforma de streaming, a novela de Lícia Manzo só foi ultrapassada por A Usurpadora (1998) entre as produções mais vistas.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Últimas de Um Lugar ao Sol


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Leia também

Enquete

Com quem Irma merece ficar em Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.