Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DE CONTRATOS

Globo demite autoras da novela Verão 90 em meio à pandemia da Covid-19

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Foto com as autoras da novela Verão 90, Izabel de Oliveira (à esquerda) e Paula Amaral (à direita)

Autoras de Verão 90, Izabel de Oliveira (à esq.) e Paula Amaral (à dir.) não tiveram seus contratos renovados

REDAÇÃO

Publicado em 26/8/2020 - 8h23
Atualizado em 26/8/2020 - 11h47

Em meio à pandemia da Covid-19, a Globo demitiu Izabel de Oliveira e Paula Amaral, autoras da novela Verão 90 (2019). Protagonizada por Isabelle Drummond e Rafa Vitti, a trama das sete teve boa audiência e chegou à última semana com ibope no nível de novela das nove.

A informação da dispensa das escritoras é do colunista Flavio Ricco, do R7. Em nota enviada ao Notícias da TV, a Globo negou que as profissionais tenham sido demitidas e alegou que seus contratos apenas não foram renovados. Além de culpar a crise, a assessoria de imprensa da emissora também ressaltou que as ex-funcionárias estão com as portas abertas para retornarem num futuro próximo.

"Temos tomado uma série de iniciativas para preparar a empresa para o futuro e [temos] evoluído nos nossos modelos de gestão de talentos e parcerias, em sintonia com as transformações pelas quais passa nosso mercado. Isabel de Oliveira e Paula Amaral, assim como outros companheiros, têm abertas as portas da empresa para futuros projetos em nossas múltiplas plataformas", disse o comunicado.

Contenção de gastos

Para não fechar no vermelho, a Globo acelerou as mudanças previstas no projeto Uma Só Globo, que unifica cinco unidades de negócios, e que inclui não renovar contratos a longo prazo. Muitos profissionais serão contratados por obra certa e terão a oportunidade de trabalharem em outras emissoras e até no streaming.

A Globo, inclusive, não poupou nem grandes nomes como o humorista Renato Aragão, Zeca Camargo, Miguel Falabella, José de Abreu e Vera Fischer, que faziam parte do elenco fixo e perderam o emprego durante a pandemia. 

Além de estrelas reconhecidas no vídeo, funcionários e executivos também foram enxugados da folha salarial. Em maio, a empresa anunciou uma nova organização na área comercial e dispensou quatro diretores ligados ao setor.

O pacote de corte de custos, com demissões inclusas, foi confirmado no início de junho por Manuel Belmar da Costa, CFO (chief financial officer/diretor financeiro) da Globo, ao Notícias da TV. "O pós-Covid-19 traz a necessidade de aceleração das mudanças. A economia parou, o mundo parou, não só a Globo", explicou o executivo.

Verão 90

A dispensa de Izabel e Paula contradiz o desempenho satisfatório de Verão 90 na audiência, que atingiu o nível de novelas das nove. Além de trazer de volta a nostalgia dos anos 1990 e também representar o último trabalho do diretor Jorge Fernando (1955-2019), a novela foi divertida e leve.

Os pontos negativos da trama foram a pouca química do casal principal e o desperdício de talento de alguns atores do elenco. Rafael Vitti cumpriu bem seu papel como protagonista; Claudia Raia fez uma mulher caricata e engraçada; já Isabelle Drummond esteve muito forçada em alguns capítulos. A Globo até chamou a atenção de alguns atores que estavam errando o tom de seus personagens. 

Apesar dos bons pontos no ibope, a trama foi rasa e se mostrou previsível, por vezes clichê, e não despertou grandes sentimentos no público. Nem apego aos mocinhos, nem ódio aos vilões, nem interesse por saber como os problemas seriam solucionados. Nada empolgou muito, e o resultado final é uma trama que passou batida.

Resumos Semanais

Resumo da novela Verão 90: Capítulo de 26 de julho

Sexta, 26/7 (Capítulo 154)
Gravação de cena do filme de Jerônimo com João e Manu, eles se divertem. Larissa conta que está grávida de Diego. Patrick e Lidiane fazem filme de pornochanchada juntos. Dandara diz a Quinzinho que vai fazer ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.