PURA NOSTAGIA

De Macarena a facas Ginsu: Tudo o que é pop aparece na abertura de Verão 90

Reprodução/TV Globo

Abertura de Verão 90 retoma as facas Ginsu, que faziam sucesso nos infomerciais do telefone 011-1406 - Reprodução/TV Globo

Abertura de Verão 90 retoma as facas Ginsu, que faziam sucesso nos infomerciais do telefone 011-1406

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 31/01/2019, às 05h24

Situada nos anos 1990, Verão 90 quer despertar a nostalgia do público. A novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral tem desde uma Brasília amarela dirigida por João (Rafael Vitti) a uma emissora de videoclipes, na melhor pegada MTV. Mas as referências não ficam só na história: a abertura também é um aglomerado de alusões à cultura pop da década --incluem até o Pião da Casa Própria, um ícone do SBT, emissora concorrente.

Ao som de Pump Up the Jam, clássico da banda de eurodance Technotronic, o vídeo que apresenta o elenco e a equipe da trama mostra um casal dançando lambada, ritmo que fez o Brasil e o mundo dançarem no fim dos anos 1980 e início dos 1990.

Já um grupo de mulheres surge no vídeo fazendo a coreografia da Macarena, hit de 1996 que até hoje é tocado em festas de formatura. A dupla espanhola Los Del Río, dona do sucesso, também é homenageada na abertura da novela, veja:

Ainda no quesito música, mas sem nenhuma coreografia, a banda Nirvana é contemplada com imagens que parecem tiradas diretamente do clipe de Smells Like Teen Spirit, lançado em 1991.

Produtos típicos da década também povoam a abertura da trama das sete. Da Mola Maluca (ou Mola Mania) aos bronzeadores que desafiavam recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), passando até mesmo pelas facas Ginsu (um clássico dos produtos vendidos pelo telefone 011-1406), são várias aparições rápidas de objetos que vão fazer os telespectadores voltarem ao passado.

E, por se tratar de uma atração televisiva, claro que referências à própria TV não podiam faltar. A mais óbvia é a que remete à série Baywatch (1989-2001), ou S.O.S. Malibu, e coloca uma loira de seios avantajados vestida como salva-vidas correndo, exatamente como Pamela Anderson fazia na atração que a tornou um sex symbol.

Também há alusões à novela Pedra Sobre Pedra (1992), ao personagem de Will Smith em Um Maluco no Pedaço (1990-1996) e até aos programas de ginástica, iniciados no Brasil pela professora de Educação Física russa Ala Szerman, ainda no TV Mulher (1980-1986), e que ganharam nova popularidade nos anos 1990 com instrutoras como Solange Frazão.

Confira 15 referências escondidas na abertura de Verão 90:

As referências da abertura de Verão 90

Últimas de Verão 90

Resumos semanais

Resumo da novela Verão 90: Capítulo de 26 de julho

Sexta, 26/7 (Capítulo 154)
Gravação de cena do filme de Jerônimo com João e Manu, eles se divertem. Larissa conta que está grávida de Diego. Patrick e Lidiane fazem filme de pornochanchada juntos. Dandara diz a Quinzinho que vai ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook