Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RACHEL RIPANI

Atriz que raspou a cabeça em novela defende Walcyr Carrasco: 'Ele é acessível'

Divulgação/TV Globo

A atriz Rachel Ripani com cabelo raspado sorri para câmera em 2009, com paisagem de campo no plano de fundo

Rachel Ripani raspou o cabelo para viver cenas de sua personagem, Tatiana, em Caras & Bocas (2009)

FERNANDA LOPES

Publicado em 26/8/2020 - 7h05

Quatro anos antes de Marina Ruy Barbosa se recusar a cortar o cabelo por sua personagem em Amor à Vida (2013), no que virou uma controvérsia entre ela e Walcyr Carrasco até poucos dias atrás, outra atriz já havia passado por situação semelhante numa novela do autor. Em Caras & Bocas (2009), Rachel Ripani raspou a cabeça para retratar uma mulher com câncer. Hoje, ela defende o novelista e o rumo que ele deu à trama.

"Eu aceitei a proposta do Walcyr de livre e espontânea vontade. Fiz meu melhor para ser o mais disponível para a trajetória genial que o autor criou e me sinto realizada por ter tido um arco tão presente em uma novela de tanto sucesso. Não acho que me prejudicou de maneira nenhuma profissionalmente, pelo contrário. Ter raspado a cabeça tornou a personagem muito marcante na mente das pessoas. Que ator não quer ser lembrado por ter se entregado a um papel?", diz.

Nos posts que fez no Twitter sobre o autor, Marina Ruy Barbosa comentou que não teve oportunidade de conversar com Carrasco, porque ele não foi acessível antes, durante ou depois da novela. Já Rachel afirma que o novelista é tão "acessível e disponível" que conheceu sua mãe no início das gravações de Caras & Bocas e manteve contato com ela por email ao longo de toda a novela.

"O que a Marina disse, que achava que não havia espaço para explorar a doença com profundidade quando se recusou a raspar a cabeça, é o oposto do que eu sinto que aconteceu no meu caso", comenta a intérprete.

"O Walcyr teve extrema responsabilidade com o tema, e eu acredito que ele, como criador, e eu como atriz, ambos entregamos com muita dignidade uma história com a qual muitas mulheres se identificaram no Brasil. Recebi muito retorno positivo e emocionado e sou muito grata por isso", declara Rachel.

divulgação/TV Globo

Trechos da cena em que Rachel Ripani teve seu cabelo raspado em Caras & Bocas (2009)


Trama dramática

Em Caras & Bocas, a artista interpretou Tatiana, uma mulher que se apaixonava por um judeu ortodoxo e tinha de lidar com as diferenças culturais e a hostilidade da família dele para viver esse amor.

Mas ela acabou descobrindo um problema maior: um câncer de mama, cujo tratamento fez seus cabelos caírem. A atriz raspou a cabeça numa cena emocionante. Ao longo da trama, Tatiana encontrou conforto e amizade justamente em sua sogra, que antes a rejeitava.

Em 2013, Rachel deu uma entrevista ao jornal Extra em que declarou ter ficado preocupada pela possibilidade de não encontrar novos trabalhos por estar careca e que não rasparia o cabelo novamente. Hoje, ela diz que algumas de suas declarações foram tiradas de contexto e se explica melhor.

"Quando fui perguntada se eu faria novamente, eu disse que não. Porque, enquanto desafio dramático, é algo que eu sinto que já cumpri, sabe? Não porque não gostei da maneira que o Walcyr escreveu. Creio que a trama da Tatiana eu já defendi, e com muita honra. Estou pronta para as próximas. Eu tinha ótima relação com Walcyr e adoraria revisitar a parceria com o mesmo autor dez anos depois, mais madura, mas com outro repertório", entrega.

Outras histórias

Caras & Bocas foi a última novela de Rachel na Globo. Em seguida, ela voltou para o teatro, onde atuou em espetáculos musicais, como Mamma Mia!, e foi diretora de Les Miserables. Também se tornou mãe de dois filhos. Em julho deste ano, deu um curso online sobre musicais.

Veja como Rachel está agora (já com cabelos compridos novamente):

Na TV, o trabalho mais recente da atriz foi em Jezabel (2019), da Record. "Não tenho contrato com nenhuma emissora. Adoro fazer TV e estava com muitas saudades. Jezabel era uma megaprodução, fiquei muito feliz com o resultado. Logo que meus filhos nasceram, eu não estava pronta para voltar à TV, mas agora que eles estão mais autônomos, eu adoraria voltar. Os fãs sempre me perguntam [quando eu vou retornar], e eu sempre respondo que é só me convidar que eu vou", brinca.

Enquanto não recebe convites para novelas, Rachel gravará um piloto de uma produção da rádio Jovem Pan na semana que vem e negocia sua participação em uma série da HBO.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.