Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACERTO DE CONTAS

Final de Gênesis: José fica cara a cara com irmãos e os joga na cadeia; saiba por quê

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Juliano Laham com expressão de surpresa caracterizado como José na fase egípcia em cena de Gênesis

José (Juliano Laham) em Gênesis; hebreu vai colocar o caráter dos irmãos à prova no folhetim

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 20/10/2021 - 4h00

José (Juliano Laham) não vai acreditar nos próprios olhos ao reencontrar os irmãos em Gênesis. Uma seca vai obrigar os filhos de Israel (Petrônio Gontijo) a despencar até o Egito em busca de comida. Nem Judá (Thiago Rodrigues) reconhecerá o irmão que vendeu como escravo. O governador, então, mandará prendê-los para rever o restante da família na novela bíblica da Record.

O hebreu será responsável por preparar os súditos de Sheshi (Fernando Pavão) para sete anos de "vacas magras". O marido de Asenate (Letícia Almeida) mandará construir silos para armazenar grãos e confiscará um quinto da colheita durante o período de fartura.

O reino vai ter tanta comida para sobreviver à catástrofe que venderá o excedente para os vizinhos nas cenas que serão exibidas no início de novembro. A estiagem atingirá até mesmo Canaã, obrigando Israel a enviar os filhos até os domínios do faraó em busca de mantimentos.

"Realmente, parece que toda a terra está vindo comprar comida aqui", dirá Rúben (Filipe Cunha) ao chegar em Avaris. "Eu ouvi de um viajante que é por causa do governador. Ele disse que, de alguma forma, o faraó sabia que haveria uma seca e se preparou", comentará Gade (Bruno Daltro).

"A gente só precisa se apresentar ao escriba na mesa e pagar pela quantidade de grãos que queremos. Normalmente, as pessoas têm que passar por esse tal de governador, mas ele não veio hoje. Creio que vai ser mais rápido", acrescentará Levi (Gustavo Rodrigues).

Judá (Thiago Rodrigues) na novela bíblica

Judá e os irmãos são presos

José chegará atrasado ao trabalho depois de perder uma noite de sono por conta de um pedido de Abumani (Dudu de Oliveira). O cuxita vai levar o amigo às lágrimas ao implorar para ser libertado e, assim, voltar para casa. "Ué, decidiu vir?", estranhará Kaires (Diogo Salles).

"De que adianta ficar em casa? Melhor trabalhar que assim eu esqueço. Traz até mim só quem veio em grupos de três para cima. Dos outros você mesmo pode se encarregar", lamentará o israelita, que levará um susto ao ouvir uma voz conhecida em meio à multidão.

O governador-geral ficará de queixo caído ao ver os irmãos que o venderam como escravo em pleno Egito. "Nós viemos da terra de Canaã, senhor, para comprar mantimento", pedirá Rúben, com um punhado de moedas de cobre em mãos.

"Não. Vocês são espiões. Vieram ver a nudez da terra, não foi?", disparará José. "Senhor, nós somos 12 irmãos, filhos de um homem na terra de Canaã. Estamos só os dez aqui porque o nosso irmão mais novo não veio e o outro morreu", justificará Judá.

O protagonista interpretado por Juliano Laham ordenará que os parentes sejam detidos na esperança de rever Benjamin (Marcus Bessa), já que ainda acredita piamente na morte de Israel:

Então provem! Porque eu juro pela vida do faraó que vocês não saem daqui enquanto não me trouxerem o tal irmão mais novo. Um de vocês vá e traga o irmão. O resto fica aqui. Está decidido. Ou vocês trazem o caçula até a mim, ou fica comprovado que são realmente espiões. Que eles sejam colocados na prisão.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José do Egito. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#79 - Primeiro grande mistério de Pega Pega é revelado!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.