Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÍNDROME DE ASPERGER

Em Malhação, Benê faz pai engolir preconceito contra autistas: 'Não é doença'

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cena de Malhação - Viva a Diferença com os persongens Cícero (Luciano Pontes, esquerda, de costas) e Benê (Daphne Bozaski) chorando

Cícero (Luciano Pontes) receberá uma aula de Benê (Daphne Bozaski) sobre a síndrome de Asperger

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 7/1/2021 - 16h00

Em Malhação - Viva a Diferença, Benê (Daphne Bozaski) fará seu pai ausente engolir o preconceito que tem contra autistas. "Isso não é uma doença, é uma diferença humana", ensinará a jovem na novela teen da Globo. A Five dará uma aula para o genitor sobre seu diagnóstico de síndrome de Asperger.

Sem escrúpulos, Cícero (Luciano Pontes) aparecerá na casa da família para sugerir que ele e Josefina (Aline Fanju) dividam os filhos. O objetivo do homem é não ter que pagar pensão. O crápula irá propor que ele leve Julinho (Davi Souza) para morar em sua casa, e Benê fique com a mãe. 

O personagem questionará a ex-mulher sobre o que a primogênita dos dois tem para ser "estranha", e a adolescente fará questão de explicar. "Filha, será que é uma boa ideia?", perguntará a zeladora da escola Cora Coralina.

"Se ele não entender da primeira vez, eu explico de novo. E depois outra vez, se for preciso. A gente faz igual nas aulas de piano, quando não dá certo, você repete, repete, até acertar", começará a falar a amiga de Keyla (Gabriela Medvevoski) nas cenas que vão ao ar a partir do próximo dia 14. 

"Quando eu era criança, pai, ainda no tempo que eu ganhava bonecas, eu fui diagnosticada com autismo. Mas depois de muitas conversas com a Renata [atriz não teve seu nome divulgado], minha psicóloga, e com vários médicos, e que um neuropedagogo, que é amigo da Dóris [Ana Flavia Cavalcanti], que é a diretora da minha escola, me disseram que eu era Asperger", dirá a garota.

"Asper o quê?", questionará o pai, confuso. "Eu explico: é uma síndrome que afeta a minha capacidade de associação, e descobrir isso foi muito bom", completará a irmã de Julinho. "Bom? Como é que pode isso ser bom?", indagará Cícero.

Cícero (Luciano Pontes) em cena com a filha

"É que, de repente, por causa disso, eu descobri um monte de coisas sobre mim. Isso explicava a minha dificuldade de fazer amigos. E, mesmo eu tirando notas altas na escola e sabendo todos os nomes das espécies de pássaros, tinha dias que eu não queria ver nem conviver com ninguém. E muito menos tocar e abraçar as pessoas", elencará a "crush" de Guto (Bruno Gadiol).

"A Renata me explicou que Asperger continua a ser um estado do aspectro autista, isso quer dizer que eu sou uma autista com habilidade para fazer muitas coisas. E isso não é uma doença, é uma diferença humana", ensinará a aspirante a pianista interpretada por Daphne Bozaski.

"Só um pouquinho que eu ainda não terminei", pedirá a estudante, impedindo que o pai a interrompa. "Depois, eu pesquisei na internet, e eu vi que cada Asperger é de um jeito e que não adianta checar sintomas, e isso foi o mais legal. Porque eu descobri que eu sou como todo mundo e que cada pessoa tem seu jeito de ser", discursará a menina.

"E mesmo que eu pareça esquisita porque eu tenho uma maneira diferente de entender o mundo, esse é o meu jeito de ser, pai. Eu entendo que pra você deve ser difícil, e eu acho natural, as pessoas têm as suas dificuldades, eu também tenho as minhas, mas essa é uma dificuldade sua, que tem a ver com o seu jeito de ser", vai disparar a estudante. 

"Eu acho que tá na hora de eu ir embora", avisará o homem, completamente sem graça. "Quando eu fico ansiosa, eu fico com medo, eu me enfio embaixo da cama e não quero ver ninguém. Então, eu entendo que você queira ir embora", vai se solidarizar Benê. 

"Mas mesmo eu querendo sumir várias vezes, eu ainda quero ser uma grande pianista, estar perto das minhas amigas, da minha mãe, do Julinho, e do meu afilhado, Tonico.  E eu também queria você do meu lado. É assim que você também se sente, pai?", perguntará a Five.

Malhação - Viva a Diferença foi exibida pela primeira vez entre 2017 e 2018 e atualmente é reprisada pela Globo devido à pandemia da Covid-19, que forçou a interrupção de gravações de novelas inéditas. A futura nova temporada, Malhação: Transformação, está engavetada pela emissora, que entrará com uma nova reprise na faixa do fim de tarde.

Além de spoilers e entrevistas publicados pelo Notícias da TVconfira os resumos de Viva a Diferença.


Além de acompanhar as notícias de Malhação aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.