Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Análise

De novela lenta a fenômeno na web: Espelho da Vida chega ao fim eletrizante

Fotos: Reprodução/TV Globo

Danilo (Rafael Cardoso) e Julia (Vitória Strada) sob a mira da arma de Eugenio (Felipe Camargo) em Espelho da Vida - Fotos: Reprodução/TV Globo

Danilo (Rafael Cardoso) e Julia (Vitória Strada) sob a mira da arma de Eugenio (Felipe Camargo) em Espelho da Vida

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 31/3/2019 - 7h41

Espelho da Vida passou de novela lenta e confusa a fenômeno na web, com torcidas calorosas para quem fica com a mocinha e muitas teorias sobre seus mistérios espíritas. A novela teve vários tropeços e seu ritmo sonolento e repetitivo nos três primeiros meses afugentou parte do público. A reta final eletrizante, com direção afiada criando suspense e atuações emocionantes, não conseguirá, contudo, impedir que a produção termine como um dos piores ibopes da história da faixa das 18h.

Inspirada em uma história real, a saga de Julia Castelo (Vitória Strada) e Danilo Breton(Rafael Cardoso) é extremamente romântica, mas tem vários outros ingredientes. Entre as suas diferenças, estão o portal para outra dimensão, as viagens no tempo e uma escalação que colocou de mãos dadas jovens atores com veteranos.

Aos 70 anos, a autora Elizabeth Jhin já revelou que conta com "amigos espirituais" influenciando o rumo de suas histórias. Entretanto, sua fórmula em Espelho da Vida foi dosar o inexplicável com representatividade. Cada personagem teve sua história e complementou de alguma forma o enredo central.

Tanto que personagens dos dias atuais continuaram a surgir no século passado mesmo nos últimos capítulos. E esse zigue-zague por duas encarnações, que no começo parecia tão confuso, tornou-se um caso de atração fatal para o público.

Comparar as vidas passadas com as que eles têm no presente é um convite à reflexão para entender o comportamento de cada um.

A saga espírita superou qualquer expectativa na reta final. Uma pena que, para isso, exigiu muita paciência. Cris (Vitória Strada) tateou demais a experiência de viver sua vida passada, sem falar na arrogância de Alain (João Vicente de Castro).

Os intérpretes de Alain e Cris deram conta do recado, Rafael Cardoso também fez bem o papel do mocinho que só se ferrou. O mais interessante foi o desdobramento do elenco fora de suas zonas de conforto, como no caso de Patricya Travassos, mais conhecida pela comédia. Destaque para o grande vilão de Felipe Camargo.

A prova da virada da novela está na sua repercussão nas redes sociais e na conquista que alcançou no streaming. A produção é a mais vista do Globoplay, superando oBBB 19, o programa mais interativo da TV, com vida em várias telas. Isso indica que tem muita gente vendo a novela das seis mesmo sem poder estar em casa no horário em que ela vai ao ar, muito cedo para quem trabalha. 

No Google Trends, um termômetro do interesse do público, Espelho da Vida tem três vezes mais  buscas que O Sétimo Guardião, a novela do horário mais nobre. Aqui, há uma mistura de alto interesse pelo o que vai acontecer com os personagens e busca de informações que explicam o entrelaçamento entre encarnações.

No Ibope, que só mede consumo no televisor, a novela tinha até a semana passada 17,6 pontos na Grande São Paulo, o pior índice do horário nos últimos cinco anos. Seu sucesso na web, no entanto, sugere que esse número não representa a realidade.


Além de acompanhar o resumo de Espelho da Vida aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Espelho da Vida: Capítulos de 28 a 30/3

Quinta, 28/3 (Capítulo 157)
Danilo descobre que Eugênio sequestrou Cris/Julia e o bebê. Piedade se desespera ao ver o estado da filha. Dora e Gustavo planejam fazer Cris/Julia sofrer. Alain conversa com Dalton e assume que acredita que Cris seja ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.