Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1996, 'avô' do Xaveco era comandado por Silvio Santos e revelou Ellen Rocche

Reprodução/SBT

Antes de ser atriz na Globo, Ellen Rocche participou do programa Xaveco e conquistou pretendente no SBT - Reprodução/SBT

Antes de ser atriz na Globo, Ellen Rocche participou do programa Xaveco e conquistou pretendente no SBT

THELL DE CASTRO

Publicado em 31/3/2019 - 7h10

Na onda de nostalgia dos anos 1990 que está invadindo a televisão brasileira, o Xaveco voltou recentemente à tela do SBT como quadro do Domingo Legal, alcançando boa audiência e repercussão nas redes sociais. No entanto, pouca gente se lembra da atração que deu origem ao programa, que acabou se tornando a primeira participação de Ellen Rocche na televisão, sob o comando de Silvio Santos.

Se Rolar, Rolou estreou em 8 de setembro de 1996, como parte do Programa Silvio Santos. Não era o primeiro programa do animador que tinha como objetivo unir pessoas --nos anos 1980, ele já havia comandado o Namoro na TV e, desde 1994, existia o Em Nome do Amor com seu famigerado bailinho, entre outros quadros.

A nova atração, no entanto, tinha praticamente o mesmo formato que viria a ser mais conhecido no Xaveco, mas não durou muito tempo. Tratava-se uma espécie de game show, em um cenário que lembrava uma discoteca, onde 50 solteiros e 50 solteiras buscavam conseguir um encontro. Era baseado no norte-americano Single Out, exibido pela MTV.

No primeiro bloco, os rapazes disputavam uma garota --ela escolhia entre várias categorias, eliminando candidatos até sobrarem entre seis e oito rapazes. No segundo bloco, a moça, através de perguntas, escolhia três finalistas, ainda sem ver o rosto deles. Depois de cumprir mais algumas tarefas e responder novas questões, ela escolhia o vencedor. Em seguida, a situação se invertia e o mesmo ocorreria com as mulheres disputando um homem.

Na época, Silvio Santos estava mexendo na grade do SBT para confrontar a Globo. O Se Rolar, Rolou estreou às 18h, logo após o Domingo Legal. Dias antes, o Topa Tudo por Dinheiro, que geralmente era exibido na parte da noite, foi colocado no ar logo depois do programa de Gugu Liberato e conseguiu vencer o Domingão do Faustão por 18 a 15 pontos.

De acordo com a Folha de S.Paulo do dia da estreia do programa, o dono do SBT também queria ressuscitar o lendário quadro Cidade contra Cidade, destaque dos anos 1970, com um rápido retorno em 1988, sob a batuta de Gugu. Ele também queria dar um programa nos moldes do Arquivo Confidencial para Lucélia Santos homenagear personalidades e celebridades.

reprodução/SBT

Abertura do programa Se Rolar, Rolou, que formava casais e foi ao ar no SBT nos anos 1990

A primeira vez de Ellen Rocche

Numa das edições do Se Rolar, Rolou, uma jovem chamou a atenção de Silvio Santos ao tentar convencer um participante de olhos vendados a escolhê-la. Era Ellen Rocche, então estudante, que foi desafiada por amigas, se inscreveu e faturou R$ 2 mil como prêmio ao ser a eleita.

"Perguntei se ele conseguiria segurar meu tchan. Todo mundo riu, ele ficou vermelho e acabou me escolhendo", disse a atriz à Carta Z Notícias em 17 de julho de 2004.

Depois disso, Ellen, que sonhava ser médica, tomou gosto pela televisão e começou a participar de programas do SBT, como Fantasia, Gol Show e Qual é a Música?. Sua carreira deslanchou de vez após a participação na segunda edição do reality show Casa dos Artistas, em 2002 –atualmente, ela atua em novelas da Globo.

Após o fim do Se Rolar, Rolou, veio o Xaveco, que estreou em setembro de 1997, também apresentado por Silvio Santos. Em 1998, o programa passou por uma importante mudança: Celso Portiolli assumiu o comando da atração, que teve ainda uma nova versão entre 2003 e 2004.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.