Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIFÍCIL ENGOLIR

De abuso sexual a trabalho infinito: Cinco absurdos de Laços de Família

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Helena Ranaldi e José Mayer deitados, imagem do pescoço para cima, ele com mão no rosto dela, ela com expressão triste

O relacionamento entre Pedro (José Mayer) e Cínthia (Helena Ranaldi) não foi nada saudável

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 18/3/2021 - 6h50

Prestes a chegar ao final de mais uma reprise, Laços de Família fez sucesso com o público que acompanhou a novela entre 2020 e 2021. No entanto, neste período, várias cenas e tramas provocaram reações indignadas nos telespectadores, por representarem atitudes que hoje parecem totalmente absurdas e politicamente incorretas.

Foram vários os casos de assédio, por exemplo. Pedro (José Mayer) tratou mal todas as mulheres que passaram por seu caminho, especialmente Cínthia (Helena Ranaldi), a quem assediou e estuprou.

O tratamento dado às empregadas domésticas na novela também tinha muito o que melhorar. Zilda (Thalma de Freitas) trabalhou e sofreu demais com a rotina da casa de Helena (Vera Fischer), e provavelmente não ganhou adicional algum por isso.

Relembre cinco momentos de Laços de Família considerados absurdos na sociedade atual:

Pedro ignorou as recusas de Cínthia

Assédio de Pedro a Cínthia

O início do relacionamento entre Pedro e Cínthia foi totalmente agressivo e abusivo da parte dele. O administrador do haras chegou a forçar sexo com a veterinária mais de uma vez, ato que ela mesma classificou como estupro, mas depois voltou atrás. Mesmo após os dois fazerem as pazes e se relacionarem com consentimento do meio para o final da trama, o assédio ficou nítido e repulsivo para o público que acompanhou a novela nesta reprise.

Danilo assediou Ritinha no trabalho dela

Assédio de Danilo a Ritinha

O caso entre Danilo (Alexandre Borges) e Ritinha (Juliana Paes) também foi muito além um relacionamento correto e respeitoso entre patrão e empregada. O playboy passou dos limites com a funcionária e a assediou com frequência, até o ponto em que saiu com ela e a engravidou. Após não querer assumir os filhos e ser expulso de casa pela mulher, Danilo teve seu final feliz ao voltar para a mansão e criar os bebês na riqueza --já Ritinha, a pobre doméstica, morreu na reta final da novela.

Edu forçou um relacionamento com Helena

Edu abusivo

Apesar de ser o mocinho da novela e ter se tornado um ótimo marido para Camila (Carolina Dieckmann), no começo da novela Edu (Reynaldo Gianecchini) teve atitudes bastante questionáveis. Obcecado por Helena, ele forçou beijos com ela, chegou na casa dela algumas vezes sem ser convidado (e ficou) e até a perseguiu de carro, mesmo após a protagonista ter lhe dito "não" em todas as ocasiões. O comportamento do personagem foi bastante abusivo antes do envolvimento com a filha de sua então namorada.

Zilda esteve sempre em função da casa

Zilda e a carga horária infinita

A empregada de Helena tinha sempre dedicação total à patroa e à família dela. Vivia para oferecer comidas às pessoas que frequentavam o apartamento de Helena, mesmo sabendo que, na maioria das vezes, todos negavam os quitutes dela. Foram poucas as vezes em que Zilda demonstrou ter vida própria, e em alguns momentos ela teve até que resolver problemas dos outros, como separar brigas entre Camila e Íris (Deborah Secco).

A forma com que a empregada doméstica foi retratada na novela gerou incômodo no público ao longo da reprise, e a atriz que a interpretou, Thalma de Freitas, se pronunciou nas redes sociais: "Zilda tinha voz, sim, muito chata por sinal. Ela tem presença, voz e texto o suficiente para chamar a atenção de vocês até hoje. Além de ser a única que realmente trabalha na novela", alfinetou.

Alma falou vários absurdos na novela

Alma sincerona

Boa parte dos absurdos ditos em Laços de Família saíram da boca de Alma (Marieta Severo). A vilã não tinha vergonha de emitir opiniões controversas, como dizer que Helena deveria abrir mão de Edu por ser velha demais ou que o sobrinho deveria anular o casamento com Camila após descobrir que ela estava com leucemia. A personagem falou o que quis, e muitas vezes ouviu o que não quis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#50 - Amor de Mãe voltou! Saiba tudo sobre os primeiros capítulos" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas suas novelas preferidas!


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.