Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

SÓ TEM BELEZA

Abuso e falta de noção: Por que Edu de Laços de Família é o pior mocinho da TV?

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Os atores Reynaldo Gianecchini e Vera Fischer em trajes de gala em cena de Laços de Família

Edu (Reynaldo Gianecchini) conquistou Helena (Vera Fischer) pelo cansaço em Laços de Família

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/10/2020 - 6h50

A reprise de Laços de Família (2000) no Vale a Pena Ver de Novo está em um ponto crítico: os próximos capítulos mostrarão o conflito entre Helena (Vera Fischer) e Camila (Carolina Dieckmann), ambas apaixonadas pelo mesmo homem. Edu (Reynaldo Gianecchini) é o centro da disputa entre mãe e filha, mas os problemas dele vão muito além do seu poder de sedução.

Gianecchini foi escolhido para o papel do mocinho da novela de Manoel Carlos por ser um ator jovem, bonito e até então desconhecido do público. Ele foi muito criticado por sua atuação na novela, em seu primeiro trabalho na TV --e teve até desavenças com Carolina Dieckmann por causa disso.

Mas o que se observa é que o próprio personagem tem pouco a oferecer. A história pessoal do mocinho é fraca, e a personalidade dele não tem traços marcantes. Edu é quase como um parasita, que a cada capítulo cria caos na vida de uma das mulheres ao seu redor.

A começar por Helena. No início da novela, o rapaz se encantou pela mulher após uma batida de carros no Leblon e, a partir daí, não desgrudou mais dela. Edu telefonava, insistia em encontros, fazia visitas sem convite à casa e ao trabalho dela. Chegou até a perseguir Helena de carro e a forçar beijos e carícias, mesmo após a protagonista lhe dizer não.

Este comportamento claramente seria entendido atualmente como abusivo, uma vez que não havia total consentimento de Helena para um relacionamento entre eles. Mas, no ano 2000, a personagem de Vera Fischer aceitou a sedução e foi vencida pelo cansaço.

Sem noção

A relação de Edu com Camila também tem sido baseada em um tanto de insistência. Os dois, com idades próximas, logo encontraram afinidades entre si e ficaram amigos. Mas o que o telespectador percebe é Edu procurando Camila diariamente, passando mais tempo com a filha de sua namorada do que de fato com a amada.

Há também comportamentos que causam estranhamento e denotam falta de noção, como o rapaz entrar no quarto de sua enteada sem a permissão dela e flagrá-la de toalha, após o banho.

É claro que Edu e Camila têm a possibilidade de se verem mais porque ambos são muito mais desocupados do que Helena. A garota voltou de um intercâmbio e não sabe o que fazer da vida, e Edu, formado em Medicina, não parece interessado em arrumar um trabalho.

Houve até uma ideia de que ele ocupasse uma sala do centro estético da protagonista e trabalhasse lá, mas o personagem de Reynaldo Gianecchini não se mexeu para que isso se concretizasse.

Portanto, sem emprego fixo, Edu continua sendo sustentado por Alma (Marieta Severo), sua tia megera. Ele não aceita que ela controle sua vida e vai morar num hotel ao sair da casa da família --a conta, no entanto, provavelmente é paga com o dinheiro da parente rica.

Apesar de já ter mostrado muito caos, Laços de Família ainda passará por muitos momentos tensos e reviravoltas incríveis e terríveis. Resta ao telespectador aguardar (ou relembrar) o possível e necessário amadurecimento de Edu na história.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#32 - Espião e crush do passado assombram Flor do Caribe!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV  no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas suas novelas preferidas!


Últimas de Laços de Família


Outras Novelas

Leia também

Web Stories

+
42 anos depois: Por onde anda o elenco da novela Pai Herói?A Fazenda 13: Sem barracos, Liziane frustra público e é eliminada; veja trajetóriaComo Lázaro Ramos e Taís Araujo: 7 casais formados nos bastidores da GloboSex Education vai ter 4ª temporada? Veja cinco curiosidades sobre a sérieA Fazenda 13: Surto na baia e barraco com ofensas marcam primeira semana do reality

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Além de Pantanal, qual novela antiga merecia um remake?