Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

O DRAMA DA TAPERA

Chatice de Juma fez público torcer por rival até na 1ª versão de Pantanal

REPRODUÇÃO/TV MANCHETE

A atriz Cristiana Oliveira como Juma em Pantanal; ela está em uma rede, olhando para cima com cara de assustada

Juma (Cristiana Oliveira) na 1ª versão de Pantanal; personagem também causou muita 'reiva'

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 5/8/2022 - 7h25

Em Pantanal, a chegada de um novo affair de Jove (Jesuita Barbosa) deverá criar entre parte dos espectadores da novela das nove da Globo uma torcida para o rapaz ficar com Miriam (Liza Dal Dala). Em 1990, a situação não foi diferente. Cansados da chatice da mulher-onça e do drama de sua tapera, o público da primeira versão da novela, na Manchete (1983-1999), também torceu pelo romance entre o fotógrafo e a forasteira.

Em entrevista ao Notícias da TV, Rose Abdallah, intérprete de Miriam à época, conta que bastou aparecer na trama para receber diversas cartas de fãs do folhetim na torcida pelos dois personagens. "Tinha gente que estava de saco cheio da Juma [Cristiana Oliveira] por causa da tapera. Queriam que ele [Jove] desandasse e largasse ela", diz.

A atriz, no entanto, também conta que outros espectadores lhe enviavam cartas rejeitando a personagem. "Diziam que eu estava atrapalhando o amor dos pombinhos", lembra Rose. Casada com o ator Marcos Winter, intérprete de Jove, à época, ela também ressalta uma "terceira via" do público. "Tinha uma vertente que dizia saber que eu era a verdadeira Juma do Jove".

Rose entrou para a novela de Benedito Ruy Barbosa em uma participação especial que durou cerca de 15 capítulos, segundo a atriz. "Pantanal já estava consagrada. As pessoas paravam pra assistir. Essa novela é um escândalo", diz.

Na história, Miriam e Jove se conheceram na estrada a caminho do rodeio de Barretos. "Foi uma paquera de estrada, um passa o carro do outro, e ela o seduz, fazendo até ele tirar a aliança", relata a atriz, que gravou durante uma semana as cenas da novela na edição daquele ano da tradicional festa do peão.

Na nova versão, a atriz afirma que chegou a pensar que a personagem ficaria de fora, mas comemora a chegada da rival de Juma. "Precisa mexer com a relação dos dois. Ninguém aguenta mais a tapera", brinca Rose.

REPRODUÇÃO/SBT

Jove (Marcos Winter) e Miriam (Rose Abdallah) na 1ª Pantanal

Jove (Marcos Winter) e Miriam (Rose Abdallah) 

Romance no ar

Nos próximos capítulos de Pantanal, Joveganhará um novo affair. Em viagem a Santa Catarina em busca de aprimoramento para a produção na fazenda do pai, o mocinho ficará balançado pela agroecóloga Miriam. A jovem será especialista no método de plantio que o herdeiro de José Leôncio (Marcos Palmeira) vai querer levar para suas terras e vai se aproximar dele.

"Eu tenho trabalhado no desenvolvimento e na implementação das novas áreas da fazenda. E você deve ser o príncipe herdeiro", dirá ela. Os dois ficarão próximos durante os treinamentos da técnica. Jove se encantará e vai até tirar a aliança de seu casamento com a mulher-onça do dedo, principalmente por estar em crise com Juma (Alanis Guillen)

Grávida, a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) deixou o marido em mais uma atitude intempestiva. A moradora da tapera fugiu da fazenda para voltar para o seu lar. José Lucas (Irandhir Santos), que levou um pé na bunda de Érica (Marcela Fetter), foi atrás da cunhada para conferir se ela está bem e não saiu mais de lá.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Liza Dal Dala será Miriam em Pantanal

Liza Dal Dala será Miriam em Pantanal

Quem é a nova Miriam?

A agroecóloga que surgirá para abalar o casamento de Juma e Jove terá uma rápida passagem pela trama de Bruno Luperi. Diferentemente da primeira versão, desta vez, Miriam e Jove se conhecerão em um treinamento de tecnologia agrícola.

Carioca, Liza Dal Dala é filha de angolanos e já atuou no cinema e no streaming. A atriz produziu e estrelou o curta Rosas Agressivas e participou de três peças de teatro. Ela também integra o elenco da nova temporada de Bom Dia Verônica, da Netflix.

Estreante na TV, a atriz de 22 anos falou, durante entrevista, sobre sua luta contra o racismo e como a personagem vai colaborar com isso. "Jovem e engajada", avaliou Liza, sobre Miriam.

Para ela, a agroecóloga da novela terá o mesmo desafio que ela. A atriz apostou que a personagem será uma oportunidade de conversar com a nova geração, que vem cada vez mais abraçando esse lugar de "ser a mudança que você quer no mundo". 

"Sempre enxerguei a dramaturgia como um espaço potente para se apresentar e manifestar o tipo de sociedade que queremos existir", afirmou Liza. Ela também falou sobre o fato de no remake escalarem uma atriz negra para o papel, vivido por uma branca em 1990, na Manchete.

"Centralizar pessoas pretas em vários tipos de realidades dentro da TV, como Miriam e sua profissão, é uma luta direta contra imagético estrutural racista que limita as experiências de pessoas pretas em diáspora em qualquer área da vida", analisou a artista.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 8 a 20/8

Segunda, 8/8 (Capítulo 115)
José Leôncio avisa Guta e seus irmãos que deseja falar com Tenório antes de responder sobre a possível sociedade com eles. Filó pede que Zefa não faça Tadeu sofrer. Trindade confessa a Irma que sente que ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.