Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DANIEL ORTIZ

Autor de Salve-se Quem Puder teve seis horas para inventar final às pressas

VICTOR POLLAK/TV GLOBO

O autor Daniel Ortiz com um blazer preto e uma camisa azul marinho em frente a um backdrop azul com o logo da novela Salve-se Quem Puder

Daniel Ortiz no lançamento de Salve-se Quem Puder; autor foi pego de surpresa pela pandemia

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 22/3/2021 - 7h05

Daniel Ortiz confessa que não tinha certeza de que Salve-se Quem Puder voltaria ao ar quando inventou um final às pressas para a primeira temporada. Com os Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, prestes a fecharem por conta da pandemia, o autor teve apenas seis horas para escrever a sequência em que Luna (Juliana Paiva) fica cara a cara com Dominique (Guilhermina Guinle).

"A direção entrou em contato comigo no domingo de manhã para avisar que a gente tinha até terça para gravar um desfecho. Eu sentei para escrever e só levantei no fim da tarde, quando já tinha adiantado o encontro das personagens do capítulo 96 para o 54. Foi tudo em cima da hora", explica o novelista ao Notícias da TV.

O público, inclusive, vai ganhar uma colher de chá para lembrar o porquê de a protagonista de Juliana Paiva ficar por tanto tempo sob a mira da vilã a partir desta segunda (22). A novela das sete será reapresentada desde o primeiro episódio e só passará a exibir conteúdo inédito a partir de maio --a fim de dar mais tempo para a gravação de sua sucessora, Quanto Mais Vida, Melhor.

A crise sanitária, aliás, obrigou Ortiz a fazer outros ajustes, já que alguns atores, como Sabrina Petraglia e José Condessa, precisaram deixar a trama. "Em geral, fiz tudo que me deu vontade. Acho que só alguns personagens secundários que eu não consegui desenvolver como eu queria porque não dava mais tempo", avalia.

Ele ainda preferiu não levar o coronavírus para dentro da história, ao contrário da colega Manuela Dias, que inseriu o Sars-Cov-2 no cotidiano dos protagonistas de Amor de Mãe.

"O vírus ia alterar a dinâmica da história. A novela também é exibida entre o noticiário local e o Jornal Nacional, então as pessoas não iam ter um respiro. Sabia que seria difícil com os protocolos de segurança, mas mesmo assim decidi investir na comédia, no romance e na leveza", considera.

O folhetim, inclusive, já foi inteiramente gravado, mas o escritor tem uma carta na manga para surpreender o público nesta segunda etapa. "A decisão de fazer finais diferentes foi boa, até para a gente poder alterar na última hora com quem Alexia [Deborah Secco], Kyra [Vitoria Strada] e Luna vão ficar. Sim, o final pode mudar!", dispara o paulista.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#51 - Lurdes finalmente descobre onde está Domenico em Amor de Mãe!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas da Globo.


Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.