Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ADRIANO PETERMANN

Agente do caos em Pantanal, ator escorrega por ganância em Além da Ilusão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Adriano Petermann usa uma camisa branca, um colete cinza e uma boina preta; o semblante exprime raiva em cena de Além da Ilusão

Raimundo em Pantanal, Adriano Petermann volta à Globo como o vilão Abel em Além da Ilusão

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 15/6/2022 - 6h30

Adriano Petermann chegou a Além da Ilusão tal qual um furacão, soprando falcatruas para todos os lados na vila operária. Mas o novo aliado de Joaquim (Danilo Mesquita) não é a única aparição recente do ator na Globo. Além das trairagens de Abel, o artista criou caos em outro folhetim que está no ar: Pantanal.

Compadre de Maria Marruá (Juliana Paes), Raimundo instigou os cortadores de cana a se rebelarem bem no comecinho da novela das nove da Globo. A atitude custou caro --mas difundiu eventos que reverberam na trama até hoje.

Chico (Túlio Starling) só combateu os jagunços de Tenório (Murilo Benício) por causa da revolta do padrinho. A morte do rapaz na batalha, por sua vez, fez com que Maria e Gil (Enrique Diaz) deixassem as terras vermelhas do Sarandi, no Paraná, em direção às planícies alagadas do Mato Grosso do Sul.

A partir daí, a história é bem conhecida: Maria deu à luz Juma (Alanis Guillen) nos confins do território de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Isolada, a protagonista se transformou em menina-onça, até que deixou um forasteiro se aproximar dela: Jove (Jesuita Barbosa). A união criará laços que selarão uma aliança entre as famílias Marruá e Leôncio para sempre. 

O padrinho de Chico até deu o pontapé para toda essa história se desenrolar, mas morreu no segundo capítulo do folhetim, pouco antes do afilhado.

"Já estávamos há um ano e meio de pandemia e retomando as gravações com muitas restrições e cuidados para evitar a contaminação. Isso numa Sarandi filmada na zona oeste do Rio de Janeiro, zona rural, num canavial depois de Guaratiba. O elenco era de uma troca e generosidade que eleva o trabalho de qualquer profissional envolvido", lembra em entrevista ao Notícias da TV.

Raimundo (Adriano Petermann) instiga revolta entre os cortadores de cana em Pantanal

Raimundo instiga Túlio à revolta em Pantanal

Se Raimundo causou tanta confusão sem proferir uma frase, imagine o que Abel pode fazer na novela das seis. Ganancioso e traidor, o operário já causou até a demissão de um colega para conseguir uma pequena casa nos arredores do trabalho. Para isso, espionou os próprios companheiros e até inventou uma mentira cabeluda com o patrão.

Mas as ambições do crápula só estão começando. O intérprete assegura que ele atropelará ainda mais entraves morais para conquistar o que deseja. "A casa será pouco. Abel é um personagem do povo, um operário que sempre foi privado do bom e do melhor. Com Joaquim, ele vê a oportunidade de viver um pouco dessa vida que ele nunca teve. Ele não é mal, mas escorrega no caráter pela ganância, cobiça e luxúria", afirma.

Caminhos opostos

Apesar das personalidades diferentes, há um ponto de intersecção entre Abel e Raimundo. Ambos estão simplesmente em busca de uma vida melhor. O que os diferencia, na opinião do ator, são os meios para atingir esses fins. Raimundo até pegou em armas para defender suas terras, mas nunca considerou trair os amigos.

"Raimundo toma um caminho mais honroso. Já Abel prefere os atalhos antiéticos, se associando ao opressor e ajudando a oprimir seus companheiros. Eu não julgo. Vivi e vivo ambos. Com suas dores e delícias. Assim como todo ser humano, achamos sempre que estamos certos", afirma.

Abel (Adriano Petermann) e Joaquim (Danilo Mesquita) firmam trato em Além da Ilusão

Abel e Joaquim firmam trato na novela das seis

O ator foi convidado pela produção de elenco da emissora para ambos os trabalhos. A partir daí, ele se dedicou a entender a atmosfera daqueles personagens. "Trazer temas sociais ou representar personagens do povo sempre me honram muito. Na minha carreira pelo teatro e cinema, sempre militei pelas pautas dos trabalhadores da arte e fazedores de cultura. Sempre com alegria e bom humor, mesmo chorando de vez em quando (risos)", admite.

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:Ouça "#105 - Maria Bruaca coloca mais um chifre em Tenório!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.