Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIA EDUARDA DE CARVALHO

Afogada por pandemia e governo genocida, atriz recorre à arte para voltar a respirar

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Maria Eduarda de Carvalho caracterizada como a Nanda em cena de A Vida da Gente

Maria Eduarda de Carvalho interpreta Nanda em A Vida da Gente; atriz está envolvida na criação de peça

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2021 - 6h25

Intérprete de Nanda em A Vida da Gente, Maria Eduarda de Carvalho recorre à arte para elaborar o turbilhão de sentimentos que veio à tona junto com a pandemia de Covid-19. A atriz prepara um segundo ato para a peça Atrás do Mundo, que escreveu para falar sobre a perda da irmã Maria Antônia há 11 anos, para voltar a "respirar" diante da nova realidade. 

"No primeiro texto, a personagem 'cai' atrás do mundo para elaborar essa dor. Agora, às vésperas de completar 40 anos, afogada por uma pandemia que é intensificada por um governo genocida, às voltas com questões relacionadas à maternidade, ao tempo e à minha vida, senti necessidade de cair atrás do mundo outra vez", explica a artista ao Notícias da TV.

Maria Eduarda ainda prepara o roteiro de um longa-metragem enquanto espera para começar as gravações da novela Cara & Coragem, que está na fila da Globo para a faixa das sete. Ela, aliás, não é a primeira da família a se arriscar nas letras, já que é bisneta do escritor José Cândido de Carvalho --autor de O Coronel e o Lobisomem, que virou filme em 2015.

Não à toa, a atriz lamenta que o sucateamento do setor artístico no Brasil tenha se tornado um "projeto" do atual governo:

Arte e educação são poderosas ferramentas de transformação social porque estimulam o pensamento crítico, nos empoderam. Paulo Freire [educador e criador da pedagogia crítica] dizia que a educação não transforma o mundo, mas muda pessoas, e aí as pessoas transformam o mundo. Arte não é apenas uma forma de entretenimento, é também uma arma imprescindível no combate à ignorância e à dessubjetivação humana.

Francisco e Nanda em A Vida da Gente

Cena de novela

Nas horas vagas, Maria Eduarda tem acompanhado a repercussão do folhetim de Lícia Manzo e se surpreendido com a repercussão de Nanda. A personagem, aliás, atravessa um momento difícil depois da morte do namorado Lui (Marat Descartes), em que ela se vê sozinha para criar o enteado Francisco (Victor Navega Motta) --com quem sempre viveu às turras.

"Sinto as pessoas mais complacentes com a mocinha. Menos irritadas com sua imaturidade e achando mais graça em suas criancices", avalia a intérprete, sem esconder que espera "ansiosamente" pelos comentários do público a cada papel:

O retorno é necessário, não exatamente para saber se a minha personagem está agradando, mas para compreender se eles foram sensibilizados, se de alguma forma aquela história os está transformando, mudando seu olhar sobre algo que parecia estagnado. Para mim, este é o papel da arte.

A Globo adiou a estreia da inédita Nos Tempos do Imperador para o segundo semestre deste ano. A trama de época está prevista para entrar no ar em 9 de agosto. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a emissora reprisa devido à pandemia da Covid-19.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#63 - Tudo sobre o reencontro de Kyra e Rafael em Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.