Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM TODAS AS TELAS

Vale a pena espiar de novo: BBBs antigos vão turbinar catálogo do Globoplay

FABRÍCIO MOTA/TV GLOBO

Pedro Bial com um dos dedos próximo ao olho, em gesto que remete a espiadinha

Pedro Bial foi o apresentador das primeiras edições do BBB, que voltam ao Globoplay

PIERO VERGÍLIO

pierovergilio@gmail.com

Publicado em 2/4/2021 - 21h09
Atualizado em 5/4/2021 - 17h55

Além de reexibidas no Canal Viva a partir de maio, as duas primeiras edições do Big Brother Brasil também serão disponibilizadas no Globoplay. A inclusão de temporadas antigas do reality vem ao encontro da ofensiva para turbinar o catálogo da plataforma, que tem apostado em novelas clássicas e produções estrangeiras para ampliar a sua base de assinantes.

Os episódios estarão disponíveis para assinantes do pacote Globoplay + Canais ao Vivo, cuja adesão custa a partir de R$ 42,90 por mês. A informação foi confirmada ao Notícias da TV pela Globo, que também explicou o esquema de liberação do reality -- os programas serão colocados gradualmente, acompanhando a reprise do Viva.

Formato que nasceu na Holanda em 1999, o Big Brother chegou ao Brasil em 2002. Aquele ano, aliás, foi o único em que a Globo realizou duas edições do reality. Numa época em que serviços on demand não existiam, e as redes sociais ainda engatinhavam, o público votou em peso para escolher Kleber Bambam como o campeão. Com 68% dos votos, ele foi agraciado com o prêmio máximo, na época de R$ 500 mil.

Em depoimento ao Memória Globo, Pedro Bial --que apresentou o programa até a 16ª edição--  lembrou que teve algumas dificuldades de adaptação. "A estreia foi uma loucura. Fomos procurando um formato. Passei a morar no Projac [atualmente Estúdios Globo] na procura por uma edição. Para mim, foi uma peleja de eu contra mim, porque o jornalista precisa ter uma certa sobriedade."

Entre as curiosidades que o público poderá relembrar, está o fato de que a expressão paredão não estava no vocabulário oficial do programa: ela foi inventada pelo artista plástico Adriano, um dos participantes da primeira temporada.

Já o BBB2, que teve início cerca de um mês após o fim do anterior, foi vencido por Rodrigo Cowboy. Desta edição, entrou para a história a premonição da aeromoça Cida Moraes, que momentos antes de ser informada sobre a morte da irmã, assegurou ter ouvido um chamado dela no jardim. Também é lembrado até hoje o panelaço feito por Tina para irritar os colegas de confinamento.

Combo, BBB e novelas

Sob o comando de Tiago Leifert desde 2017, o reality é uma das armas do Grupo Globo para popularizar o seu streaming. O interesse do público em dar uma espiadinha é tão grande que, já no dia seguinte à estreia do BBB21, o número de assinaturas do serviço cresceu, em média, 11 vezes. Ainda em sua primeira semana, a plataforma alcançou o recorde de 6,1 milhões de horas de consumo.

Paralelamente ao BBB, o Globoplay tem apostado em várias outras estratégias para consolidar o crescimento da plataforma. Uma delas é a aquisição de conteúdos produzidos por outras empresas --caso da série Feras, exibida originalmente pela MTV em 2019.

Embora a Globo seja uma das principais produtoras de novelas do mundo, seu streaming também vai se render às histórias estrangeiras. Na quinta-feira (1), a plataforma anunciou que a mexicana A Usurpadora (1998) chegará ao seu catálogo, ainda sem data definida. Atendendo a um pedido dos telespectadores, novelas turcas também serão adicionadas.

Em outra frente, destaca-se o apelo à memória afetiva dos internautas com o projeto de resgate de clássicos da dramaturgia. A cada duas semanas, uma novela ou minissérie é disponibilizada. O título mais recente foi Mulheres de Areia (1993), que traz Gloria Pires no papel das gêmeas Ruth e Raquel.

Panes ainda são comuns

Na contramão dos investimentos em conteúdo, o Globoplay ainda apresenta falhas tecnológicas que comprometem a experiência do usuário. Entre a estreia do BBB21, em 25 de janeiro, e a primeira semana de março, 11 grandes quedas de sinal haviam sido registradas, segundo o DownDetector, que monitora o funcionamento de sites e apps.

Em outras palavras, travamentos são comuns quando há um elevado número de acessos simultâneos. Foi o que aconteceu, por exemplo, no exato instante que marcou a volta de Carla Diaz à casa, após o paredão falso. A queda de sinal decepcionou os internautas, que tiveram que apelar para lives no Instagram para não perder o momento tão esperado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.