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MARCA DIFERENTE

Star Channel: O que muda nos canais Disney com o fim da Fox no Brasil?

DIVULGAÇÃO/STAR CHANNEL

Imagem da família de Os Simpsons em um sofá assistindo na televisão na série de animação

A família Simpson vai mudar de casa a partir desta segunda (22): o Fox Channel vai virar Star Channel

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 21/2/2021 - 6h55

A partir desta segunda-feira (22), o Fox Channel deixará de existir no Brasil. Casa de produções como Os Simpsons, The Walking Dead e This Is Us, o canal principal e os seus derivados, como Fox Premium e Fox Life, terão novos nomes --a Disney os rebatizou de Star. Mas o que essa mudança influencia no conteúdo?

De acordo com a empresa do Mickey, não há motivo de preocupação para os telespectadores fiéis do Fox Channel, que está no Brasil desde a década de 1990. A companhia explica que as produções serão mantidas e que as alterações vão afetar "apenas" a marca e a identidade visual.

A mudança de nome só não acontecerá nos dois Fox Sports, que precisam ser mantidos do jeito que estão até 31 de dezembro de 2021 por uma determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), e o FX, que preservará sua atual identidade.

A chegada dos canais Star serve como aquecimento para o Star+, novo serviço de streaming da Disney que tem previsão de lançamento na América Latina para junho deste ano. A plataforma exibirá conteúdos voltados para jovens e adultos de 18 a 49 anos, incluindo transmissão de esportes ao vivo.

O catálogo que hoje está disponível no Fox Play (como as temporadas de This Is Us, The Walking Dead, S.W.A.T. e Empire) vai migrar para a nova plataforma.

O Star é uma maneira também de a Disney, que comprou os estúdios e canais lineares da Fox há dois anos, deixar o nome da marca que ainda pertence ao antigo dono, Rupert Murdoch, para trás. Essa estratégia de formação de uma nova identidade é conhecida como "rebranding".

Danilo Campos, responsável pelo marketing de in-home media da Disney no Brasil, disse à revista Meio & Mensagem que a escolha de Star foi feita após uma série de pesquisas junto ao público, que relaciona esse símbolo de estrela ao universo de celebridades, entretenimento e qualidades como diversidade, variedade e positividade.

"Quando fomos estudar que marca substituiria a Fox, que tinha tanto apego do público, para construir esse novo destino, tentamos desenvolver uma marca, um nome e um ícone que passam o que queríamos consolidar com o entretenimento geral. Ela [Star] prontamente é conectada ao universo de conteúdo de qualidade e de celebridades", explicou o executivo.

Com as mudanças, o Fox Channel passará a se chamar Star Channel; o Fox Life será Star Life, enquanto o Fox Premium 1 e Fox Premium 2 se tornarão, respectivamente, Star Hits e Star Hits 2.

Todos os canais do Grupo Disney, incluindo os esportivos ESPN e Fox Sports, que não sofrerão alterações, estão veiculando comerciais nas últimas semanas para preparar o público para a mudança que acontecerá nesta segunda.

No fim do vídeo, uma mensagem enfatiza: "O Fox Channel será Star Channel, e tudo o que você curte vai continuar aqui. Star Channel, o novo nome do entretenimento". Assista abaixo ao vídeo de lançamento:

Nos próximos dois meses, a Disney ainda vai veicular campanhas na TV aberta, em plataformas digitais, nas mídias disponíveis em ambiente urbano e em diferentes veículos de comunicação para divulgar a nova marca. A empresa também contará com influenciadores digitais.

Um dos filmes que vai ao ar na televisão tem como protagonista Lulu Santos, que fez uma releitura do hit De Repente Califórnia, com o trecho "o meu destino é Star". Na peça publicitária, o cantor cita trechos de séries, animações e filmes da Fox.

Nas redes sociais, a mudança de marca e identidade visual já foi feito. Confira abaixo um post:


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