CRESCEU MESMO?
MELINDA SUE GORDON/NETFLIX
James Corden, Nicole Kidman, Andrew Rannells e Meryl Streep em A Festa de Formatura, da Netflix
Se você é do tipo que passa horas tentando escolher algo para assistir na Netflix e se perde na variedade de opções, saiba que a situação já foi pior. É que, apesar de estar investindo cada vez mais em séries e filmes originais, a plataforma oferece atualmente um catálogo muito menor para seus assinantes do que o que disponibilizava há dez anos.
Em seus primeiros anos como serviço de streaming, a Netflix aproveitou o embalo de sua faceta anterior --ela atuava como locadora de DVDs-- para disponibilizar muitos filmes aos clientes. Em 2010, quando o serviço de vídeo sob demanda ainda engatinhava, eram 6.755 longas online. Atualmente, são 3.949 títulos nos Estados Unidos --no Brasil, há 2.874 filmes.
"Nos primeiros anos da Netflix, nós estávamos tentando descobrir o que poderíamos disponibilizar aos assinantes. Licenciávamos títulos em atacado, pelo volume, era muito conteúdo mesmo, só para ver o que funcionava. Agora, nós tomamos decisões mais conscientes de programação, não focamos tanto na contagem", minimizou Ted Sarandos, chefe de conteúdo da plataforma, em reunião virtual com acionistas.
Para o executivo, no início do streaming, a quantidade era uma arma de marketing muito maior do que a qualidade. "Mas descobrimos que não é bem assim. Não adianta ter milhares de filmes se ninguém os assiste. Então, o que começamos a fazer foi concentrar em títulos que tenham impacto, consigam um grande público e acrescentem algo de valor", justificou.
"Dez anos atrás a Netflix licenciava a biblioteca inteira de uma produtora, com uns 800 filmes, e ninguém assistia a nenhum deles. Isso não vai acontecer mais. Agora, não é uma caça ao serviço que tem mais longas, mas ao que tem aqueles títulos que você não pode viver sem ver."
Se o catálogo de filmes está em queda livre, a oferta de séries cresceu bastante --em especial as produções originais da gigante do streaming, que se tornaram o carro-chefe da plataforma desde os lançamentos de House of Cards (2013-2018) e Orange Is the New Black (2013-2019).
Em 2010, a Netflix oferecia apenas 530 atrações televisivas para seus assinantes (todas elas compradas de terceiros). Atualmente, nos Estados Unidos, são 1.957 séries.
No Brasil, o número é um pouco menor: 1.563 produções estão online --por questões de direitos de distribuição, os programas são disponibilizados em países diferentes. A grande vencedora do Emmy deste ano, Schitt's Creek, por exemplo, conquistou o público e a crítica norte-americanos ao entrar na Netflix, mas o espectador brasileiro não pode vê-la na plataforma. Por aqui, ela está disponível no Paramount+.
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