Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ADAPTAÇÃO DA HBO MAX

Testamento falso e golpe de advogado: Veja diferenças entre livro e filme Procura-se

FOTOS: REPRODUÇÃO/HBO MAX

Klebber Toledo é abraçado por Camila Queiroz em cena do filme Procura-se

Max (Klebber Toledo) e Alicia (Camila Queiroz) em Procura-se, adaptação da obra de Carina Rissi

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 29/11/2022 - 6h25

Baseado no livro Procura-se um Marido, o filme Procura-se decepcionou um pouco os fãs que esperavam por uma adaptação da HBO Max mais fiel à obra. Apesar de as alterações não serem tão bruscas quanto as feitas na série No Mundo da Luna, as diferenças no longa chamaram a atenção dos leitores de Carina Rissi.

[Atenção: este texto contém spoilers]

A história tanto do livro quanto do filme gira em torno de Alicia (Camila Queiroz), uma jovem rica e que sempre aproveitou as vantagens do dinheiro com badalação e luxos. Mas ela vê sua vida virar de cabeça para baixo depois da morte do avô Narciso (Jonas Bloch), dono de um patrimônio incalculável.

As mudanças na trama se intensificam a partir da leitura do testamento do empresário, que tem uma cláusula que determina que a protagonista só receberá a herança quando estiver casada há pelo menos um ano. No filme, basta um relacionamento sério para que a jovem tenha acesso à fortuna.

Enquanto no livro Alicia é obrigada a trabalhar como secretária em uma das empresas fundadas pelo avô, na adaptação ela decide pedir emprego no local depois de um conselho da melhor amiga, Mari (Noemia Oliveira).

Revoltada com o salário baixo e por ter que andar de ônibus, a jovem decide procurar um marido por meio de um anúncio no jornal --o que não acontece no filme e provavelmente causou a pequena mudança no título da produção da HBO Max.

Alicia chega a entrevistar candidatos para o cargo de marido de mentira no livro, até que Max (Klebber Toledo) --que ela só conhece depois de começar a trabalhar na L&L e nutre profundo ranço-- responde o anúncio porque precisa de uma esposa para concorrer a uma promoção na empresa. Ele não chantageia a protagonista como mostrado no longa.

Os dois, então, firmam um acordo para fingirem estar num relacionamento. No romance de Carina Rissi, eles se casam no civil antes de morarem juntos. Além disso, Alicia tem um quarto no apartamento de Max e não dorme no sofá como no filme. Mas a bagunça da mimada realmente é alvo de reclamações do bonitão em ambas narrativas.

Leonardo Franco de terno e com expressão séria

Leonardo Franco vive Clóvis no filme

Reviravolta no final

No entanto, a mudança que mais incomodou os fãs no filme foi a ausência da principal reviravolta do desfecho do livro. Na obra, é revelado que o testamento com a cláusula polêmica não tem validade, já que Narciso havia feito outro documento sem a exigência de casamento depois.

Com a intenção de dar um golpe na herdeira do ricaço, Clóvis, o testamenteiro, esconde esse detalhe e não registra o testamento mais atual. O advogado, inclusive, é quem havia convencido Narciso a fazer o documento com a cláusula do matrimônio depois de a jovem ter sido presa numa viagem fora do Brasil. Narciso seguiu o conselho do crápula, mas se arrependeu no dia seguinte.

Depois de um tempo, Alicia começa a desconfiar da validade da cláusula e se lembra que o avô tinha a mania de esconder documentos importantes. Ela, então, invade a mansão e encontra uma cópia do testamento sem a exigência do casamento dentro do livro A Arte da Guerra --que no filme é entregue para Max como presente de Narciso junto com uma moto.

A invasora é pega no pulo na biblioteca por Clóvis, que tenta matar Alicia ao perceber que ela descobriu toda a armação. Já apaixonado, Max se joga na frente do disparo dado pelo advogado e leva o tiro no lugar da protagonista. Quando o golpe é esclarecido, o mau-caráter vai preso e enlouquece na cadeia.

Porém, nada disso acontece no filme da HBO Max. O final é bem menos emocionante, já que Alicia apenas decide abrir mão de sua fortuna para preservar o emprego de Max depois que o namoro falso é descoberto por Vanessa (Kizi Vaz) e denunciado a Hector (Charles Paraventi).

Camila Queiroz e Noemia Oliveira olham papel em cena do filme

Camila Queiroz e Noemia Oliveira no filme

Outras mudanças

Diferentemente do filme, Alicia tem um trabalho no livro antes mesmo de o avô morrer. Apesar de sempre chegar atrasada e não ser a melhor funcionária, ela é vendedora no antiquário de Breno. O patrão da jovem também é o namorado de Mari, que aparece solteira e cheia de peguetes na adaptação.

Na obra literária, a patricinha sonha constantemente com Narciso depois que ele morre. Inclusive, é nesses momentos que o idoso dá dicas para que a mocinha encontre o verdadeiro testamento dentro do livro de Sun Tzu (544 a.C.- 496 a.C.). O empresário ainda deixa várias cartas para a neta ler conforme vai crescendo profissionalmente. Até mesmo o futuro marido da jovem ganha um "bilhete do Além" --detalhes que não aparecem no longa.

Nas páginas do romance, Vanessa é uma vilã invejosa e que sempre dá em cima de Max. É ela quem descobre o casamento falso dos protagonistas e se alia a Clóvis para ferrar Alicia. Na adaptação do streaming, a personagem foi suavizada e até parece realmente gostar da mocinha --apesar de também ser responsável por expor a farsa do casal, mas por motivos diferentes.

Apesar da química óbvia entre Camila Queiroz e Klebber Toledo, o relacionamento de Alicia e Max no filme não atinge um desenvolvimento emocional tão profundo quando o do livro --já que os dois vão do ódio ao amor por conta da convivência mais longa. Outra alteração está no fato de o bonitão não andar de moto no romance e ainda impedir a falsa companheira de comprar uma.

Mesmo assim, a produção teve o cuidado de colocar alguns pequenos detalhes do livro na adaptação, como o pijama de nuvem e a pantufa de dinossauro de Alicia, o fato de a mimada odiar andar de ônibus, as "brigas" da protagonista com a impressora e também a divertida xerox do bumbum.

Carina Rissi já tinha adiantado que o filme teria algumas diferenças com sua obra. "É óbvio que existem alterações, cenas novas. Personagens que infelizmente em tempo de tela precisam ter menos espaço, acontece. Eu tenho quase 600 páginas de livro que precisam ser condensadas em uma hora e meia de filme", justificou a autora em entrevista ao Notícias da TV.

Confira as reações dos fãs às mudanças feitas no filme:

Assista ao trailer de Procura-se:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.