Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

O FAIXA PRETA

Raphael Logam dispensa dublês para viver lutador na HBO Max: 'Facilita'

DIVULGAÇÃO/HBO MAX

Raphael Logam com um kimono azul

Em filme da HBO Max, Raphael Logam interpreta Fernando Tererê, lutador de jiu-jítsu brasileiro

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 11/3/2023 - 6h30

Fernando Tererê se popularizou como um dos principais lutadores brasileiros de jiu-jítsu. Bicampeão mundial de faixa preta, a trajetória do atleta se tornou tema de um filme produzido pela HBO Max. A produção, intitulada O Faixa Preta: A Verdadeira História de Fernando Tererê, é protagonizada por Raphael Logam, que se recusou a usar dublês para as cenas de luta.

Em conversa com o Notícias da TV, Logam detalha a sua preparação para o personagem. Os conselhos de Tererê, que está com 43 anos atualmente, foram fundamentais para o desenvolvimento da trama. "Dublê não, pelo amor de Deus. Dublê facilita o trabalho do ator", conta o ator.

"É claro que se você pular de paraquedas, você não pode pular sozinho. Isso quem faz é o Tom Cruise", brincou Logam. "Eu acho que esse trabalho deve ser feito, você não pode facilitar. A não ser que seja algo muito difícil. Mas, realmente, não entra na minha cabeça ator que quer usar dublê."

Luiz Otávio interpreta Alan, um dos alunos formados por Tererê. O artista relata que entrou em contato com outros atletas que também foram ensinados pelo lutador. As conversas auxiliaram o elenco a compor a coreografia das lutas na produção.

"Os alunos já sabiam os trejeitos, a forma que os mestres gostavam de lutar. Acompanharam a gente na preparação e nas filmagens. Nos coordenaram, falando sobre as pegadas. Quando não ficava bom, a gente repetia novamente", continuou o artista.

Cenas emocionantes

Fernando Tererê tem uma trajetória de vida turbulenta. No auge de seu sucesso, o atleta se envolveu com drogas e chegou a ser usuário de crack, o que desencadeou um diagnóstico de esquizofrenia. O lutador enfrentou uma internação em uma clínica de reabilitação e ainda precisou superar crises depressivas.

Tais obstáculos foram reproduzidos no longa-metragem. Luiz destaca que o apoio daqueles que convivem com o lutador também foi importante para a construção de cenas que exigiam um maior preparo emocional dos atores.

"A parte do personagem que a gente quis colocar mais sentimentos, principalmente o Raphael, que teve muitos altos e baixos, um turbilhão de emoções. Esse contato de falar por telefone, de entender um pouco mais o que eles sentiram na hora", descreve o intérprete. 

Jefferson Brasil, que interpreta Leo, primo de Tererê, pontua a importância de homenagear personalidades relevantes da cultura brasileira enquanto ainda estão vivos. "Todos os personagens que interpretamos estão vivos, tanto o meu, quanto o do Raphael e o do Luiz", afirma.

"O cinema tem o costume de só homenagear pessoas que são referências depois que elas morrem. Para a gente, isso foi gratificante, contar uma história de jovens negros, que saíram da comunidade e fizeram a mudança de forma positiva", comemora o ator.

O Faixa Preta: A Verdadeira História de Fernando Tererê é dirigido por Caco Souza e estreia na próxima sexta (17), na HBO Max. Assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.