PATROCÍNIO VALIOSO
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Os narradores Cleber Machado, Galvão Bueno e Luis Roberto; Globo já disponibilizou pacote do futebol 2021
DANIEL CASTRO e VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 29/9/2020 - 21h00
Atualizado em 30/9/2020 - 13h21
Apesar de ter perdido os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América para o SBT e reduzido a sua oferta de jogos ao longo do ano, a Globo não diminuiu o valor do pacote comercial do futebol para 2021. Pelo contrário. As empresas interessadas em anunciar terão que pagar R$ 4 milhões a mais do que os patrocinadores desembolsaram na temporada atual.
O plano comercial do Futebol 2021 chegou às agências de publicidade nesta semana. São seis cotas de patrocínio, no valor de R$ 311 milhões cada uma. O Notícias da TV apurou que o pacote prevê a exibição de 63 jogos ao vivo no ano --22 a menos do que em 2020, quando o patrocínio custou R$ 307 milhões.
A temporada 2021 começará com atraso e será mais curta, já que o Brasileirão 2020 teve o calendário alterado por conta da pandemia e está previsto para acabar só em fevereiro do ano que vem. Com a venda as seis cotas, a emissora vai faturar R$ 1,866 bilhão apenas com o futebol, que é o principal pacote comercial da TV brasileira há décadas.
Uma saída para a Globo compensar a redução no número de transmissões será aumentar a exposição dos patrocinadores com chamadas do futebol nos intervalos mais nobres da TV, como o Jornal Nacional e a novela das nove. Essa foi uma saída que a emissora adotou já neste ano.
As seis empresas (Vivo, Itaú, Casas Bahia, Chevrolet, Ambev e Hypera Pharma) que compraram as cotas de patrocínio em 2019 renovaram o acordo para a temporada que está em disputa atualmente. Essas marcas terão a preferência para fechar acordo com o pacote 2021.
Segundo o site Propmark, o evento oficial do lançamento do pacote da próxima temporada está previsto para 16 de outubro --a partir daí, as companhias terão uma semana para optar ou não pela renovação.
As cotas de 2020 foram todas vendidas em outubro do ano passado, e o acordo foi anunciado no Esporte Espetacular e no Jornal Nacional, justamente para fazer um agrado às marcas e aumentar a exposição.
Além do pacote nacional (o que custa R$ 311 milhões), que inclui competições estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, a Globo também elaborou outros planos à parte.
Uma opção será anunciar separadamente em cada um dos campeonatos ou então fazer inserções apenas em projetos como o Craque da Rodada ou o fantasy Cartola. O canal do GE (antigo Globoesporte.com) no YouTube terá pós-jogo, melhores momentos e vai aumentar o alcance das empresas patrocinadoras na web.
Outra alternativa será vincular a marca apenas aos 14 jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 ou nas transmissões do SporTV --a empresa que comprar o combo com o pacote nacional da TV aberta, mais TV paga e jogos do Brasil pode ser beneficiada com um generoso desconto.
O problema com as partidas da seleção de Tite é que ainda existe um "se" na questão. A Globo tem um acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para transmitir todas as partidas da equipe no Brasil, mas os duelos que acontecem fora de casa dependem de acordos com as federações de cada país --segundo o UOL Esporte, até o momento só há acerto com a Argentina; as outras oito seleções ainda não fecharam contrato.
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