Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONSCIENTE

Na UTI, cantora Vanusa melhora e respira sem ajuda de aparelhos

AgNews

Vanusa, loira, sorridente, de batom vermelho

Vanusa está internada desde o início de setembro em estado grave por conta de uma pneumonia

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/9/2020 - 11h22
Atualizado em 29/9/2020 - 18h59

A cantora Vanusa apresentou melhora em seu estado clínico, segundo boletim médico divulgado pelo filho dela, Rafael Vanucci, por meio do Instagram. A cantora está respirando sem ajuda de aparelhos. Apesar disso, ela segue na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, litoral sul de São Paulo.

Aos 73 anos de idade, a artista está internada desde o início do mês para tratar uma pneumonia. Usando apenas um cateter de oxigênio, a veterana está consciente, mas ainda não tem previsão de alta.

''O Complexo Hospital dos Estivadores informa que a paciente Vanusa dos Santos Flores se mantém internada em Unidade de Terapia Intensiva desta instituição. Apresentou melhora do quadro clínico e encontra-se consciente, respirando espontaneamente com cateter de oxigênio'', disse o comunicado.

Na última semana, Rafael Vannucci comentou o estado de saúde da mãe.

Boletim médico de Vanusa (Reprodução/Instagram)

"Por conta da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave. Ela apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. Teve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a intubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela", disse ele.

Vanucci ainda relembrou que a dependência em remédios, a bebida e a depressão causaram todo o transtorno na saúde de Vanusa.

"Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de cinco anos quando ela foi afetada pela bactéria, a H. pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada, e as medicações passaram a não fazer mais efeito", explicou.

A doença de Vanusa já foi apontada como mal de Alzheimer, mas não existe esse diagnóstico. Segundo Rafael, os médicos explicaram que ela sofre de uma síndrome demencial, que é caracterizada por declínio cognitivo e com comprometimento das funções sociais e funcionais.

Melhora na UTI

Na tarde desta terça-feira (29), a unidade médica divulgou um novo boletim sobre o estado de saúde de Vanusa. Os médicos Luiz Otávio Lopes Abrantes e Caio Genovez Medina detalham que a veterana permanece estável. Leia a íntegra:

"O Complexo Hospitalar dos Estivadores informa que a paciente Vanusa Santos Flores mantém-se internada em Unidade de Terapia Intensiva desta instituição. Encontra-se consciente, com quadro clínico estável e respirando espontaneamente com cateter de oxigênio."

TUDO SOBRE

Vanusa


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.