DINHEIRO NA CONTA
DIVULGAÇÃO/FLAMENGO
O Flamengo, de Gabigol, é o time de maior audiência da Globo em 2019: emissora renovou pacote comercial
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 27/10/2019 - 13h29
Em 2020, o futebol na Globo terá os mesmos patrocinadores deste ano. A emissora confirmou que renovou com as seis empresas (Vivo, Itaú, Casas Bahia, Chevrolet e Ambev e Hypera Pharma) que anunciam nos jogos. O anúncio foi feito no Jornal Nacional de sábado (26) e reforçado no Esporte Espetacular deste domingo (27). Os valores não foram revelados na televisão, mas a receita com o acordo é de R$ 1,840 bilhão.
Em setembro, a emissora entregou o plano comercial do próximo ano para as empresas e agências de publicidade. O valor pedido por cada cota de patrocínio foi R$ 307 milhões (para TV e digital), R$ 3 milhões a menos em comparação com 2019. A receita ainda pode sofrer redução com a aplicação de descontos de até 20%.
A ligeira queda no preço de um ano para outro tem uma explicação: número menor de jogos na TV. Em 2020, a Globo vai mostrar ao vivo 85 jogos, contra 95 neste ano. As marcas serão expostas em campeonatos regionais, nacionais e intercontinentais, além do Jornal Nacional e de programas esportivos da emissora.
A Globo permitirá que seus narradores e comentaristas sejam usados para ações comerciais das marcas que patrocinam o pacote do Futebol 2020 --isso não impede, no entanto, que empresas que não tenham as cotas de patrocínio façam merchan nos jogos. Como restrição, os principais nomes do Esporte não poderão fazer ações de marcas diretamente concorrentes aos patrocinadores do pacote Futebol.
Na semana passada, por exemplo, Galvão Bueno, Junior e Caio Ribeiro fizeram uma ação para um aplicativo de entregas de refeição no jogo entre Flamengo x Grêmio. Cléber Machado e Luis Roberto também já fizeram merchans neste ano.
Para festejar a renovação do pacote, a Globo exibiu um VT institucional no Esporte Espetacular, com entrevistas de executivos das empresas patrocinadoras e números de audiência conquistados em 2019.
De acordo com a emissora, entre janeiro e setembro, mais de 186 milhões de brasileiros assistiram a jogos na Globo, sendo que 53% desse público era formado por mulheres. Ainda comemoram a "maior audiência de um jogo de Copa do Mundo Feminina em todo o planeta", com quase 50 milhões de pessoas alcançadas no duelo entre França x Brasil.
Além do Futebol, a Globo negocia à parte os planos comerciais da Fórmula 1 e das Olimpíadas Tóquio 2020.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.