Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÚLTIMO JOGO

Luis Roberto chora na despedida de Galvão Bueno da Copa: 'Te amo'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Galvão Bueno e Luis Roberto se emocionam na final da Copa do Mundo

Galvão Bueno e Luis Roberto se emocionam na final da Copa do Mundo; veterano se despede

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 18/12/2022 - 12h12
Atualizado em 18/12/2022 - 12h30

Luis Roberto chorou de emoção ao passar o bastão para Galvão Bueno narrar a final da Copa do Catar neste domingo (18). O jogo marca a despedida do veterano em narrações na TV aberta, e o substituto natural fez questão de dar o devido valor ao momento histórico. "Te amo, Galvão", declarou-se o locutor, antes da final França x Argentina.

Antes do jogo, o estádio Lusail recebeu a cerimônia de encerramento da competição, que teve Luis Roberto narrando. Galvão fez o pré-jogo do campo, ao lado de Caio Ribeiro e Roger Flores. Ao chegar na cabine de transmissão, Galvão recebeu os cumprimentos do colega emocionado.

"Meus amigos do Brasil, eu tenho a honra, na posição de comentarista, como a gente fala, de dizer pro Galvão Bueno que ele sabe o legado que ele deixa, um legado que é muito maior do que ser só a voz que nos emocionou ao longo desses anos", discursou Luis Roberto.

"Você redimensionou essa profissão, você dignificou essa profissão, e certamente, Galvão, você está no coração dos brasileiros, a sua voz faz parte da vida dos brasileiros", continuou, no momento em que começou a chorar. "Eu fico muito emocionado, você não tem noção, te amo, Galvão, que deus te ilumine, que você faça a melhor transmissão da sua vida. segura essa onda, segura essa emoção", finalizou Luis Roberto, que recebeu um abraço.

"Parece que os deuses conspiram a favor, quase que eu berrei [pro Messi]: dá uma palavrinha aqui", comentou Galvão Bueno. No pré-jogo, quando ele estava no campo, Lionel Messi havia chegado pertinho do narrador, que aproveitou para dar uma tietada à distância.

Galvão em campo na final da Copa do Catar

De acordo com Galvão Bueno, a equipe da Globo conseguiu uma autorização especial da Fifa (Federação Internacional de Associações de Futebol) para que ele estivesse ao lado de Caio Ribeiro e Roger Flores  no campo do estádio durante o pré-jogo. Inicialmente, só equipes de TV francesas e argentinas poderiam ocupar o lugar especial na final.

"É muita emoção. Minha última transmissão em Copa do Mundo na TV Globo, queria demais que o Brasil estivesse aqui", declarou, antes de pedir que os companheiros comentassem a expectativa para a partida.

Renovação discreta

A Globo confirmou que Galvão Bueno assinou renovação de seu contrato até 2024 --no novo vínculo, ele deixa a narração em TV aberta. Conforme o Notícias da TV havia antecipado em conversa com a equipe do jornalista, o acordo foi selado na última semana. A emissora, no entanto, só oficializou a informação na sexta (16), em um comunicado sobre a cobertura no fim de semana da final da Copa do Mundo.

"Mesmo com a despedida das transmissões, [o narrador] assinou um novo contrato com a Globo, válido por dois anos. O acordo prevê a participação de Galvão Bueno em um programa por ano na TV Globo e a locução de chamadas do Esporte da emissora", confirmou a líder de audiência.

Galvão narrou 94 gols da Seleção Brasileira em 53 jogos da equipe em Copas. Nas indicações passadas pela Globo nos últimos meses, o sucessor do veterano nas principais partidas da emissora será Luis Roberto. A voz de "haja coração" comentou o novo momento da empresa sem suas narrações:

Eu desejo a quem venha na sequência a felicidade de ver grandes momentos e que eles fiquem marcados na voz desta pessoa. Temos grandes profissionais, mas os momentos são necessários para que eles fiquem marcados. Eu não poderia imaginar que fosse viver tantos e que eles fossem tão intensos.

Galvão continua na Globo

A equipe de Galvão Bueno já pensa nos próximos possíveis trabalhos do narrador na emissora. Foram apresentadas duas ideias à direção da Globo, que visam transformar o jornalista em um showman.

Um dos projetos tem a ambição de tornar o locutor um apresentador de variedades, com uma atração semanal proposta mistura entrevistas, esporte e entretenimento, e já está inclusa a viabilidade comercial do programa --ou seja, quais serão os possíveis anunciantes.

Também já está acertado em contrato que o narrador vai participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris como apresentador e comentarista em programas especiais. Ele também fará a cerimônia de abertura, prevista para acontecer em 26 de junho de 2024, no Rio Sena, um dos símbolos da capital da França. 

A voz de Galvão Bueno será usada em chamadas para promover eventos esportivos. Uma pesquisa mostrou que o público prefere ver e ouvir o narrador do que influenciadores nas divulgações.

Relação aberta

Paralelamente ao trabalho na TV, Galvão Bueno tem compromissos com a Play9, empresa de João Pedro Paes Leme e Felipe Neto, para produção de conteúdo na internet. Alguns deles já estão no ar, como o podcast em que o locutor conta histórias da sua vida.

No novo acordo, o jornalista terá liberdade para participar de projetos em outras plataformas online, como o YouTube, e terá uma espécie de "relação aberta" com a Globo.

No total, são 13 coberturas do evento no currículo, a primeira delas em 1974. Na TV Globo a estreia aconteceu em 1982. Na edição seguinte, narrou pela primeira vez uma partida da seleção brasileira no torneio, a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia. Desde 1990, Galvão dá voz às partidas do Brasil. Também esteve presente em todas as finais de lá para cá chegando, neste domingo, a nove consecutivas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.