Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

Galvão Bueno assina novo contrato com a Globo até 2024 para virar showman

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Galvão Bueno com uma camisa azul da Globo na Copa do Mundo

Galvão Bueno em transmissão da Copa do Mundo do Catar: assinou novo contrato com a Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2022 - 7h00

Agora é oficial: Galvão Bueno assinou um novo contrato com a Globo. Conforme o Notícias da TV havia antecipado, o vínculo tem duração de dois anos, e o jornalista já entregou dois projetos para análise. Se a emissora aprovar, o locutor deve voltar à TV em 2023 em um formato diferente das narrações esportivas e disposto a mostrar seu lado showman.

A agenda de Galvão para os próximos meses já está definida. Ele terá algumas semanas de folga após a cobertura da Copa do Mundo do Catar, que marcará a despedida dele como narrador em TV aberta. Em seguida, terminará de gravar o documentário biográfico O Incrível Galvão, produzido para o Globoplay e que estreia em fevereiro.

Há ainda o especial de despedida do Bem, Amigos!, debate que ele comanda no SporTV há 20 anos. O programa seria feito em novembro, mas Galvão precisou adiar o adeus por que pegou Covid-19.

A equipe de Galvão Bueno já pensa nos próximos possíveis trabalhos do narrador na emissora. Foram apresentados duas ideias à direção da Globo. O novo contrato prevê que o jornalista tenha pelo menos um programa por ano na grade da emissora.

Um dos projetos tem a ambição de ampliar o leque e tornar o narrador veterano um apresentador de variedades. A atração semanal proposta mistura entrevistas, esporte e entretenimento, e já está inclusa a viabilidade comercial do programa, ou seja, quais serão os possíveis anunciantes.

O novo contrato foi formulado para aproveitar o êxito de Galvão na publicidade. Durante a Copa, ele foi o segundo rosto famoso que mais apareceu em campanhas --atrás apenas de Vinícius Júnior, e na frente de Neymar. Caso a Globo não aprove as duas ideias apresentadas, o jornalista pode vendê-las para outros veículos. A resposta da emissora só será dada em janeiro. 

Também já está acertado em contrato que o narrador vai participar da cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris como apresentador e comentarista em programas especiais. Ele também fará a cerimônia de abertura, prevista para acontecer em 26 de junho de 2024, no Rio Sena, um dos símbolos da capital da França. 

O documento prevê ainda que a voz de Galvão Bueno seja usada em chamadas para promover eventos do Esporte. Uma pesquisa mostrou que o público prefere ver e ouvir o narrador do que influenciadores nas divulgações.

Paralelamente ao trabalho na TV, Galvão Bueno tem compromissos com a Play9, empresa de João Pedro Paes Leme e Felipe Neto, para produção de conteúdo na internet. Alguns deles já estão no ar, como o podcast em que o locutor conta histórias da sua vida.

Procurada pela Notícias da TV, a equipe de Galvão Bueno confirmou a assinatura do novo vínculo até 2024. A Globo não respondeu aos contatos por e-mail e telefone feitos desde o início da tarde de segunda (12).

Carreira de Galvão Bueno na Globo

Galvão Bueno começou a trabalhar na Globo em 1981, após fazer sucesso como a voz da Fórmula 1 na Band em 1980. Seu primeiro trabalho na emissora foi a narração do jogo entre Jorge Wiltersmann (BOL) e Flamengo pela Libertadores daquele ano. Cobriu as Copas do Mundo de 1982 e 1986 como segundo narrador. Também fez os Jogos Olímpicos de 1984.

Assumiu a titularidade de narração na emissora em 1987 e comandou a equipe na Copa de 1990. Em 1992, houve uma saída de dez meses para a extinta Rede OM (1982-1993), após ser convidado para ser diretor de Esportes. Naquele ano, foi o responsável por mudar a Libertadores de patamar na TV brasileira, com a exibição do primeiro título continental do São Paulo. 

Após divergências com a Rede OM, retornou à Globo no início de 1993. Fez as Copas de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Foi a voz do tetra e do pentacampeonato da Seleção Brasileira. Esteve também nas Olimpíadas de 1996, 2000, 2004, 2008, 2016 e 2021.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.