Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

Vetado de viagem ao Catar, Cléber Machado narra estreia da Argentina na Copa

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Cléber Machado com um terno azul e sorriso no lançamento da Copa do Mundo na Globo

Cléber Machado no evento de lançamento da Copa do Mundo na Globo: narrador fará estreia da Argentina

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2022 - 6h40

A Globo fechou as escalas de narração dos primeiros jogos da Copa do Mundo do Catar, que começa no próximo dia 20. Galvão Bueno só narrará a abertura, os jogos da Seleção Brasileira e a final, mesmo se o Brasil não chegar à partida decisiva. Luis Roberto terá prioridade no horário das 16h. Renata Silveira vai reencontrar a Dinamarca. Já Cléber Machado terá um prêmio de consolação: mesmo sem viajar ao Catar, ele vai narrar a estreia da Argentina de Lionel Messi.

O Notícias da TV teve acesso com exclusividade às primeiras escalações. Em Catar x Equador, marcado para às 13h (horário de Brasília) do dia 20, Galvão Bueno terá a companhia de Roger Flores e Caio Ribeiro no estádio Al Bayt. Além do jogo, o trio fará a cobertura da cerimônia de abertura.

No dia seguinte, serão três partidas: Inglaterra x Irã abre os trabalhos às 10h do dia 21, com narração de Gustavo Villani; às 13h, é a vez de Senegal x Holanda, que vai marcar a estreia de Luis Roberto na Copa; pouco depois, às 16h, Cléber Machado comanda Estados Unidos x País de Gales. 

Mas o grande jogo pós-abertura e antes da estreia do Brasil será no dia 22. A estreia da Argentina contra a Arábia Saudita, às 7h, terá comando de Machado. O narrador paulista costuma acompanhar a seleção "hermana" e já é conhecido por secar os rivais. Foi assim em França 4 x 3 Argentina, nas oitavas de final da Copa de 2018, na Rússia. 

Globo atende pedido de Renata Silveira

Primeira mulher na história da Globo a narrar uma Copa masculina na TV aberta, Renata Silveira estreia em Dinamarca x Tunísia, ás 10h do dia 22. A escala chama a atenção por um fator emocional: Renata foi quem comandou Dinamarca x Finlândia, pela fase de grupos da Eurocopa de 2021.

A partida ficou marcada pela parada cardíaca que o meia Christian Eriksen sofreu no gramado. A locutora foi elogiada por sua performance diante do incidente. 

Em conversa com o Notícias da TV em setembro, Renata comentou que havia pedido para narrar a partida: "Se me perguntar um jogo que eu quero narrar, coloca o da Dinamarca na conta", declarou. O tal pedido foi atendido pelo comando esportivo da líder de audiência. Às 13h do mesmo dia 22, México x Polônia será narrado por Gustavo Villani. 

A coluna também apurou que Luis Roberto vai comandar França x Austrália no dia 22, às 16h. Em 2014, o narrador virou meme ao dizer que os franceses eram "negros maravilhosos que saem tabelando". Ele também comanda a estreia da Alemanha contra o Japão, no dia 23, às 10h. Nos jogos seguintes, o locutor comandará quase todos os confrontos das 16h sem o Brasil. Gustavo Villani

A Copa do Mundo será a prioridade da Globo neste fim de ano. A emissora vai fazer 56 jogos dos 64 disputados ao vivo, além de mostrar compactos nas madrugadas e produzir o Central da Copa, que será diário, com Alex Escobar, Fred, Marcelo Adnet e Jojo Todynho. O SporTV exibirá todas as partidas, e o Globoplay terá Tiago Leifert como apresentador de um jogo por dia. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.