Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DOENÇA SÉRIA

Alcoolismo tem cura? Conheça os sintomas do vício de Júlia de Um Lugar ao Sol

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Júlia (Denise Fraga) está sentada e encara garrafa de whisky em cena de Um Lugar ao Sol

Júlia (Denise Fraga) luta contra o alcoolismo em Um Lugar ao Sol, novela das nove da Globo

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2022 - 6h25

Em Um Lugar ao Sol, Júlia(Denise Fraga) enfrenta o drama do vício no álcool e teve mais uma recaída na novela da nove da Globo. O alcoolismo é uma doença sem cura, de acordo com especialistas, e tem entre os seus principais sintomas o desejo incontrolável de ingerir bebidas alcoólicas.

"O alcoolismo não tem cura, mas um tratamento que deve ser constante.  Reconhecer que é uma doença crônica e incurável. Não pensamos em um ex-alcoolista, mas um alcoolista em recuperação", afirma a psiquiatra Flávia Coutinho de Freitas ao Notícias da TV.

A especialista explica que mesmo aqueles que estão há longos anos em recuperação não podem voltar a beber, ainda que seja um copinho socialmente. "Consideramos que a abstinência de álcool é extremamente importante no tratamento, e a pessoa não pode voltar a beber devido aos riscos de tolerância e dependência", observa. 

No folhetim de Lícia Manzo, a personagem de Denise Fraga está em tratamento contra a dependência e estava há um ano "limpa" até ter a primeira recaída, que quase resultou em um incêndio em seu apartamento. Nos próximos capítulos, ela será convencida a se internar em uma clínica. 

Para aqueles que ainda não identificaram a dependência em relação à bebida, a psiquiatra sinaliza sintomas do alcoolismo: "Desejo incontrolável por bebidas alcoólicas; falta de controle quanto ao consumo de álcool (para começar, parar ou regular a ingestão); uso recorrente de álcool em situações que representam perigo para integridade física (como dirigir embriagado)".

A lista continua: "Sinais de abstinência física ao parar o consumo (como ansiedade e insônia); evidências de aumento de tolerância ao álcool (necessita beber sempre mais para atingir efeito desejado); perda de interesse progressiva em atividades de rotina e convívio social; insistência no consumo de álcool apesar das consequências; fissura ou forte desejo em uso da substância".

Flávia ainda indica que os dependentes, geralmente, tendem a beber sozinhos, fora de situações sociais, continuam a beber mesmo quando percebem que estão afastando os familiares e os amigos e demonstram agressividade quando confrontados pelo consumo de álcool. 

Eles têm dificuldade em parar de beber mesmo quando embriagados. Podem apresentar paranoia, perda de memória, insônia e falta de apetite e tentar esconder evidências de consumo de bebida. Esses podem ser alguns indícios de que está na hora de procurar ajuda.

Reprodução/TV Globo

Denise Fraga em cena de Um Lugar ao Sol

Júlia será internada na novela

O tratamento

A psiquiatra diz que muitos alcóolatras podem estar em estado de negação ou não identificar que têm um problema com álcool. "O profissional de saúde tem papel importante para ajudar o paciente a reconhecer as consequências da situação e aumentar a motivação e continuidade de abstinência", comenta Flávia, que aconselha a busca por psiquiatras e psicólogos. 

"A família pode ser de grande auxilio na intervenção, e uma intervenção bastante importante são os grupos AA [Alcoólicos Anônimos] e AL-Anon [para os familiares de alcoólicos], eles se reúnem várias vezes por semana e compartilham estratégias de enfrentamento", indica Flávia. 

O tratamento para pessoas em situação como a de Júliaé feito baseado na intervenção, desintoxicação e reabilitação. "A intervenção, também chamada de confrontação, deve ser utilizada para ajudar o paciente a reconhecer as consequências em conjunto com os familiares. Na desintoxicação deve ser avaliado o nível de abstinência, para indicação de tratamento em consultório ou em internação", explica. 

Já na reabilitação é feito o desenvolvimento de estratégias de apoio e enfrentamento. "Incluindo aconselhamento, terapia, grupos de apoio como AA, além de uso de medicamentos, se necessário, no tratamento de manutenção devido à possibilidade de outros transtornos associados, como transtorno de humor e esquizofrenia", frisa a psiquiatra.

Reprodução/TV Globo

Santana bebe perfume em Mulheres Apaixonadas

Santana (Vera Holtz) bebeu perfume em novela

Além dos estereótipos da ficção

Júlianão é a primeira personagem de novela a enfrentar a dependência do álcool. Uma das mais conhecidas foi Santana, interpretada por Vera Holtz em Mulheres Apaixonadas (2003). Em uma das cenas do folhetim de Manoel Carlos, a professora apareceu bebendo perfume por causa do vício. 

"O problema em mostrar pessoas bebendo perfume e álcool [etílico] é o público achar que não tem um problema com álcool, podendo beber à vontade, pois não teriam chegado a esse estágio", conclui Flávia, que alerta para a importância de se atentar aos sinais para buscar ajuda precocemente. 

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por conta do novo surto da Covid-19, o folhetim ganhou mais duas semanas no ar e será esticado até 26 de março. A trama será substituída pelo remake de Pantanal em 28 de março.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.