Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

RAFAEL DIAS

Ex-MTV constrói império milionário de conteúdo no YouTube

DIVULGAÇÃO

Imagem de Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio, na sede da empresa

Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio; empresário construiu império milionário com canais no YouTube

ERICK MATHEUS NERY

erick@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2022 - 6h45

Diretor de programas como Bia vs Branca (2010) e Colírios Capricho (2010-2011) na MTV Brasil, Rafael Dias construiu nos últimos anos um império milionário dentro do YouTube. O empresário comanda a Dia Estúdio, uma das principais agências para criadores de conteúdo digital do país, e pretende ampliar a atuação da empresa com produções para plataformas de streaming e podcasts.

"O que me fez entender que o YouTube tinha um valor e que tinha crescido muito foi quando cheguei na MTV e percebi que os testes de VJs, que eram um clássico do fim de ano, deixaram de acontecer, e os novos VJs foram youtubers contratados. O que tinha de tão inteligente nisso?", questiona Dias em entrevista ao Notícias da TV.

Na visão do empreendedor, a resposta está na experiência prévia dos astros da internet: "Quando a MTV colocava um VJ no ar, ela estava testando alguém. Tinha que testar carisma, popularidade, se a pessoa era engajada e não ia dar um estrelismo. Quando eles olhavam para o youtuber, ele já tinha passado por todo esse processo. Vários processos que eram um tiro no escuro para a MTV, na hora de pegar o youtuber, não eram mais".

Juntamente com Andressa Mafra, ele abriu sua empresa em 2013. "Em quatro meses de trabalho, o YouTube nos credenciou como uma rede de canais", destaca Dias ao citar o reconhecimento da plataforma vinculada ao Google.

Atualmente, a Dia Estúdio é responsável pelo gerenciamento de 31 canais. Nesta lista, estão presentes os criadores de conteúdo Diva Depressão, Blogueirinha, Depois das Onze, Thelminha, T3ddy, Luba, Maíra Medeiros, entre outros. Com este trabalho, a empresa faturou R$ 45 milhões em 2021.

Além dos vídeos tradicionais, a Dia se aventura pelo universo dos realities com os programas Corrida das Blogueiras e Casa Black Friday, branded content com a Amazon. "Um dos desafios para este ano é estar presente em outros lugares, inclusive no streaming, mas achamos o YouTube muito democrático", adianta ele para a reportagem.

Atualmente, o mercado está muito claro sobre os criadores de conteúdo, o que cada um faz e o que as marcas esperam. Para os criadores, isso também fica muito claro com aqueles que se dedicam, estudam, vão atrás. Quando uma pessoa quer um conteúdo mais profundo, ela não vai achar no TikTok. Quando a pessoa quer uma dancinha, puro entretenimento, ela vai achar no TikTok e consegue ficar lá durante uma hora consumindo.

Além das ferramentas de cada canal, a Dia inaugurou em 2021 uma sede própria na Vila Madalena, em São Paulo. O espaço conta com mil metros quadrados, estúdios para conteúdos em vídeo e podcast. Uma das atrações realizadas neste local é o Triangulando, programa de entrevistas ao vivo comandado por Thelma Assis, campeã do BBB 20.

"Fazemos tudo, desde a criação, até a comercialização e a produção do conteúdo. Não somos só uma agência nem somos só uma produtora. Temos um elenco, mais de 30 canais dentro da rede, temos estúdios 100% equipados em 4K para entrar ao vivo e fazer o que tiver que ser feito daqui", pontua.

Mão na massa

Junto com o trabalho executivo, Dias coloca a mão na massa e atua como diretor-geral do Corrida das Blogueiras, reality apresentado pelos youtubers Edu Camargo e Filipe Oliveira, do canal Diva Depressão. Com três temporadas já lançadas e a quarta em fase de pré-produção, a competição desafia influenciadores digitais em provas de maquiagem, moda e conteúdos DIY (faça você mesmo, em inglês).

Por causa da dinâmica, o formato é constantemente comparado pelos fãs ao RuPaul's Drag Race. Para a reportagem, Dias admite: "Nunca vi um episódio de RuPaul's. Acho isso o máximo porque, como os meninos assistem, eles trazem essa referência. Porém, como diretor, todas as coisas que penso não têm nada a ver com o reality. Acho legal não saber o que acontece, criar algo novo, 100% original, sem estar copiando ninguém".

As pessoas ficam preocupadas, dizem: 'Tenho que ter uma câmera X, isso e aquilo'. As pessoas precisam conseguir ouvir e te ver. Como isso vai se dar, se é com uma ou com cinco câmeras, tanto faz, é o conteúdo que as pessoas querem. A partir daí, brilha, brinca, faz! Esse é o rolê!

Para quem deseja começar a criar conteúdo na internet, o empresário aconselha: "Tem espaço para todos! Existem vários tipos de influenciadores tentando e fazendo isso há anos. É um clássico falar, mas é a realidade. Consegue aparecer e se destacar quem faz diferente daquilo que está sendo feito, não adianta copiar a fórmula do coleguinha. Você tem que fazer de forma original!".

Confira alguns dos conteúdos produzidos pela Dia Estúdio:


Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.