Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UM LUGAR AO SOL

De novinho a música: 5 provas de que Rebeca é a nova Helena de Maneco

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rebeca (Andrea Beltrão)  está sentada em mesa de bar e olha para a câmera, em cena quebra de quarta parede em Um Lugar ao Sol

Rebeca (Andrea Beltrão) tem semelhanças com Helena (Vera Fischer) de Laços de Família

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2022 - 6h40

Desde a estreia de Um Lugar ao Sol, muitos fãs da novela das nove da Globo têm comparado Rebeca (Andrea Beltrão) com as Helenas de Manoel Carlos. A personagem escrita por Lícia Manzo tem muitas semelhanças com as protagonistas de Maneco. Além de moradora do Leblon, bairro do Rio de Janeiro eternizado nos folhetins do autor, a ex-modelo tem uma relação turbulenta com a filha, mas se sacrifica por amor à herdeira. Ela ainda é passional, humana, com erros, acertos, inseguranças e alguns dramas.

Ao todo, Maneco escreveu nove Helenas, entre 1981 e 2014. Porém, a que mais chama a atenção pelas características parecidas com Rebeca é a interpretada por Vera Fischer em Laços de Família (2000). Dona de uma clínica de estética, ela se envolveu com Edu (Reynaldo Gianecchini), um homem bem mais jovem --assim como a ex-modelo com Felipe (Gabriel Leone).

Helena, no entanto, abdicou do amor pelo médico para que ele pudesse ficar com a filha Camila (Carolina Dieckmann), que lembra muito a mimada Cecília (Fernanda Marques) de Um Lugar ao Sol. A personagem de Vera também enfrentou muito preconceito, como a cinquentona de Andrea Beltrão. O núcleo das duas compartilha até a mesma canção: Baby, de Os Mutantes. 

Embora Lícia rejeite as comparações com Manoel Carlos, confira cinco provas de que Rebeca poderia, sim, ser a nova Helena do veterano da dramaturgia:

Reprodução/TV Globo

Montagem com as fotos de Carolina Dieckmann e Fernanda Marques

Camila e Cecília, as filhas mimadas

Filha mimada 

Além do nome da protagonista, outra marca registrada das tramas do autor é a filha mimada da mocinha. Na atual novela das nove, a herdeira da Redentor encara o mesmo dilema. Cecília não aceita que a mãe se relacione com pessoas mais jovens, seja na amizade ou no campo afetivo. 

A adolescente está sempre dando uma palestrinha sobre como Rebeca deveria aceitar envelhecer e também desdenha do trabalho dela como modelo, ainda que a mãe tenha aberto mão de uma campanha por ela. No campo amoroso, então, é onde a garota destila seu conservadorismo e ofende a ricaça por causa do affair com Felipe

Se em Um Lugar ao Sol, Rebeca é chamada de hipócrita pela herdeira, em Laços de Família Helena era xingada de cretina por Camila, ainda que a patricinha tenha seduzido o namorado da mãe. Na trama de Maneco, mesmo com a relação tensa, a esteticista abdicou da paixão e engravidou para salvar a vida da jovem, que foi diagnosticada com leucemia.

Reprodução/TV Globo

Montagem de Reynaldo Gianecchini e Gabriel Leone

Edu e Felipe encantam Helena e Rebeca

Affair com novinho e outros amores

Em um casamento sem sexo e à beira do precipício com Túlio (Daniel Dantas), a filha de Santiago (José de Abreu) se encanta por Felipe, universitário e namorado da melhor amiga da filha. A modelo até inicia terapia para tentar entender e se livrar do sentimento pelo rapaz, mas é em vão. 

Envolvida e aconselhada pela analista Ana Virgínia (Regina Braga), avó dele, a se permitir, a cinquentona passa a viver uma relação às escondidas com o jovem. Rebeca não abre mão da união com o marido por status, mas também não se livra totalmente do estudante e, para completar o combo, o ex-marido chegará para balançar ainda o mais coração dela

Helena também se relacionou com um homem mais jovem, teve uma relação mal resolvida do passado com o primo Pedro (José Mayer), o pai de Camila e de quem engravidou para salvar a filha, e ainda se apaixonou por Miguel (Tony Ramos). As duas personagens são intensas no amor e sexualmente livres. 

Reprodução/TV Globo

Montagem de Vera Fischer e Andrea Beltraõ

Helena e Rebeca enfrentam preconceito

Preconceito

A personagem de Andrea Beltrão enfrenta o preconceito por causa da idade, o etarismo, por parte da filha e da irmã Bárbara (Alinne Moraes), que fazem questão de dizer que a modelo já passou da faixa etária de fazer determinadas coisas. Vaidosa, ela chegou até recorrer a procedimentos estéticos para minimizar os efeitos do tempo. 

Quanto à relação com Felipe, o preconceito veio também de uma das pessoas que ela menos esperava: a esclarecida Ana Virgínia. A avó do rapaz gongou o namoro e afirmou para os dois que não daria certo, já que eles estavam em momentos diferentes da vida. 

Na trama de Maneco, Alma (Marieta Severo) era casada com um homem mais novo, o bon-vivant Danilo (Alexandre), mas virava uma arara quando descobria que o sobrinho estava com a quarentona Helena e passava a alfinetá-la de todas as maneiras.

Reprodução/TV Globo

Felipe e Rebeca se beijam

Felipe e Rebeca têm Baby como trilha

Trilha sonora

A trilha sonora dos folhetins de Manoel Carlos sempre tem muita bossa nova e MPB. Entre uma imagem e outra do Leblon, toca alguma canção de figurões da música brasileira. Em Laços de Família, Edu e Camila ganharam a clássica Baby para embalar o romance ao estilo Casos de Família, do SBT. 

Vinte dois anos depois, a música foi escolhida para o casal Rebeca e Felipe. Há quem até conspire nas redes sociais que a canção de Os Mutantes é um indício de que Cecília vai disputar o rapaz com a mãe, como na novela de Maneco, devido às coincidências na trama. Mas, até o momento, não houve nenhum vazamento no roteiro que comprove a teoria.

Reprodução/TV Globo

Montagem de Soraya Ravenle e Mariana Lima

Yvete e Ilana são as melhores amigas

Melhor amiga inesperável

Toda vez que a situação aperta, seja no casamento, com a família Assunção ou a filha, Rebeca apela para a melhor amiga, Ilana (Mariana Lima). Com a produtora, a veterana das passarelas também divide as crises existenciais e compartilha as intimidades do caso com Felipe. 

A modelo não faz o estilo autocentrada e também está ali para ouvir os dramas da amiga, que são muitos, e aconselhá-la sobre Breno (Marco Ricca), a maternidade e o interesse por Gabriela (Natália Lage).

A amizade das duas causa certo saudosismo nos noveleiros que se lembram de como Helena era unha e carne com Yvete (Soraya Ravenle). Para a fiel escudeira, a protagonista revelava seus segredos, e a secretária dividia os dilemas do marido impotente sexualmente com a confidente.

Um Lugar ao Sol é uma novela escrita por Lícia Manzo. Por conta do novo surto da Covid-19, o folhetim ganhou mais duas semanas no ar e será esticado até 26 de março. A trama será substituída pelo remake de Pantanal em 28 de março.

Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.