Carregando...

OPINIÃO

Com Renascer, Bruno Luperi prova que tem nervos de aço e escapa da 3ª tocaia

FABIO ROCHA/TV GLOBO

O autor Bruno Luperi encerra sua terceira missão no horário nobre da Globo em menos de dez anos

Compartilhe
  │ 

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 5/9/2024 - 21h00

Responsável pelo remake de Renascer, Bruno Luperi nada contra a corrente que nem louco. Aprendeu a fazer isso quando começou a escrever novelas, porque sabe que não vai agradar todo mundo, que é xingado quando desagrada e que não pode se contaminar com as críticas que o detonam. Foram dois anos de dedicação à adaptação da saga rural que estreou em 22 de janeiro --quando a trama está no ar, todo autor passa a viver como se estivesse dentro de uma panela de pressão.

Aos 36 anos, Luperi encarou como um guerreiro sua terceira batalha no horário nobre. Ou seria a terceira tocaia? Ele ganhou alguns arranhões, mas sai ileso. Fazer novela da nove nunca foi tão difícil como atualmente, Walcyr Carrasco e Gloria Perez que o digam.

Travessia foi achincalhada do começo ao fim entre outubro de 2023 e maio de 2024. No ano passado, Terra e Paixão comeu muita poeira para não descer ladeira abaixo. Ninguém ficou impune. O elenco também levou muita porrada.

Neto de Benedito Ruy Barbosa, o criador de Renascer, Luperi não queria mais tocar em uma obra do avô após o sucesso de Pantanal em 2022. A Globo insistiu, e ele abraçou a missão. Espera-se que a emissora dê um tempo nessa história de fazer remake também.

Bom, Luperi teve poder de decisão, sim, e sai de Renascer bem melhor do que de Pantanal porque correu mais riscos, inseriu novidades e provocou muito mais do que na releitura anterior que ele fez.

Ele não precisa provar mais nada a ninguém, muitos esquecem que o autor de 36 anos estava por trás do roteiro de Velho Chico (2016), uma história que enfrentou altos e baixos. O novelista ainda enfrentou naquela época um conflito familiar: sua mãe, Edmara Barbosa, que dividia com ele a autoria da trama, brigou com seu avô, que era o supervisor geral.

Renascer foi um erro? Por que a novela não teve boa repercussão e audiência não subiu? Nos últimos sete meses, só se falou nisso. Quem tem de ter essas respostas na ponta da língua é a direção da Globo. A Luperi cabe descansar para em breve se jogar em outros testes de ferro. 

Vale lembrar que ele tem uma novela inédita engaveta, Arroz de Palma (nome provisório), com 40 capítulos prontos. A sinopse foi aprovada, chegou a entrar na fila das novelas da 18h antes de decidirem que Luperi iria fazer Renascer. O contrato do autor com a Globo, porém, vence agora, com o encerramento do remake. A renovação ainda não foi confirmada. 

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

A adaptação da saga rural ficará no ar até sábado (7). Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake na segunda (9).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:

{ "https://whatsapp.com/channel/0029VaMhFl59cDDgqLLGSm2o":"uploads/banners/otm_banner_canal_novelas_ntv_630x162.gif", "https://whatsapp.com/channel/0029VaB2x7UKwqSURT7D8z28":"uploads/banners/otm_banner_whatsapp_10-10_vf2.gif" }

TUDO SOBRE

Benedito Ruy Barbosa

Bruno Luperi

Renascer

Terra e Paixão

Velho Chico

COMPARTILHE
  │ 
Comente esta notícia

Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também