Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRUNO LUPERI

Autor de Renascer chega ao fim do contrato com novela inédita engavetada

FABIO ROCHA/TV GLOBO

O autor Bruno Luperi posa na festa de lançamento da novela Renascer, da Globo

Bruno Luperi no lançamento de Renascer: autor tem 40 capítulos prontos de novela inédita

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 8/6/2024 - 6h10

Autor do remake de Renascer, Bruno Luperi está perto do fim de seu contrato com a Globo --o acordo é válido enquanto a novela estiver no ar. Ele ainda não foi chamado para renovar o compromisso com a emissora, mesmo tendo uma novela inédita aprovada e com 40 capítulos prontos. Arroz de Palma (nome provisório) chegou a entrar na fila das tramas das 18h depois da exibição de Pantanal, em 2022, mas foi engavetada para que o novelista desenvolvesse o folhetim que está no ar no horário nobre.

Bem avaliado por seu trabalho no remake de 2022, o neto de Benedito Ruy Barbosa se desdobrou para criar a sinopse e os capítulos de sua primeira novela solo. Apesar de o projeto ter sido suspenso, ele já disse em entrevistas que acredita que possa trabalhar nele mais para frente. O folhetim conta, com doses de realismo fantástico, uma história sobre um arroz sagrado. 

Determinado, Luperi usa histórias de bastidores do avô para conter a ansiedade em relação aos próximos passos que dará depois de Renascer. Costuma citar que Pantanal passou anos na gaveta e que Barbosa teve até de trocar de emissora, já que a Globo não quis produzir a trama nos anos 1980. A primeira versão da saga foi exibida em 1990 pela Manchete (1983-1999). 

Aos 35 anos, Luperi já é um autor muito bem-sucedido. Ele estreou ao lado da mãe, Edmara Barbosa, no horário nobre da Globo em 2016, com Velho Chico. Ela o convidou para escrever a trama que havia criado com o pai --Barbosa estava na supervisão da saga. Só que em pleno voo, Edmara se desentendeu com o pai e praticamente deixou a novela nas mãos do filho.

Depois do baita terremoto que enfrentou em Velho Chico, Luperi recebeu a encomenda do remake de Pantanal e começou a trabalhar na novela em 2019. A trama demorou três anos para estrear por causa da pandemia da Covid-19, quando a programação da Globo recorreu a reprises. 

O novelista não queria mais mexer em trabalhos do avô após os resultados positivos de Pantanal, pois temia não conseguir fazer sucesso de novo. No entanto, ele cedeu e largou Arroz de Palma para atualizar Renascer.

O remake tem ótimos diálogos, boas interpretações, mas não está em sincronia com os dias atuais. É lento e repetitivo: já soma 120 capítulos no ar e trouxe pouca coisa nova nessa releitura --a transexualidade de Buba (Gabriela Medeiros) é o grande diferencial até agora. 

Faltam quase três meses para o último capítulo de Renascer ir ao ar --o fim está previsto para 6 de setembro. Mas a Globo já começou a divulgar a trama substituta, Mania de Você, escrita por João Emanuel Carneiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 27/7 a 10/8

Sábado, 27/7 (Capítulo 162)
Sandra se propõe a cuidar da fazenda do pai. Pastor Lívio conversa com Dona Patroa. Mariana chora a perda do amor de João Pedro. Aurora cobra de José Inocêncio explicação por ter desaparecido. Mariana pede ajuda ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.