Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRUNO LUPERI

Autor de Renascer chega ao fim do contrato com novela inédita engavetada

FABIO ROCHA/TV GLOBO

O autor Bruno Luperi posa na festa de lançamento da novela Renascer, da Globo

Bruno Luperi no lançamento de Renascer: autor tem 40 capítulos prontos de novela inédita

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 8/6/2024 - 6h10

Autor do remake de Renascer, Bruno Luperi está perto do fim de seu contrato com a Globo --o acordo é válido enquanto a novela estiver no ar. Ele ainda não foi chamado para renovar o compromisso com a emissora, mesmo tendo uma novela inédita aprovada e com 40 capítulos prontos. Arroz de Palma (nome provisório) chegou a entrar na fila das tramas das 18h depois da exibição de Pantanal, em 2022, mas foi engavetada para que o novelista desenvolvesse o folhetim que está no ar no horário nobre.

Bem avaliado por seu trabalho no remake de 2022, o neto de Benedito Ruy Barbosa se desdobrou para criar a sinopse e os capítulos de sua primeira novela solo. Apesar de o projeto ter sido suspenso, ele já disse em entrevistas que acredita que possa trabalhar nele mais para frente. O folhetim conta, com doses de realismo fantástico, uma história sobre um arroz sagrado. 

Determinado, Luperi usa histórias de bastidores do avô para conter a ansiedade em relação aos próximos passos que dará depois de Renascer. Costuma citar que Pantanal passou anos na gaveta e que Barbosa teve até de trocar de emissora, já que a Globo não quis produzir a trama nos anos 1980. A primeira versão da saga foi exibida em 1990 pela Manchete (1983-1999). 

Aos 35 anos, Luperi já é um autor muito bem-sucedido. Ele estreou ao lado da mãe, Edmara Barbosa, no horário nobre da Globo em 2016, com Velho Chico. Ela o convidou para escrever a trama que havia criado com o pai --Barbosa estava na supervisão da saga. Só que em pleno voo, Edmara se desentendeu com o pai e praticamente deixou a novela nas mãos do filho.

Depois do baita terremoto que enfrentou em Velho Chico, Luperi recebeu a encomenda do remake de Pantanal e começou a trabalhar na novela em 2019. A trama demorou três anos para estrear por causa da pandemia da Covid-19, quando a programação da Globo recorreu a reprises. 

O novelista não queria mais mexer em trabalhos do avô após os resultados positivos de Pantanal, pois temia não conseguir fazer sucesso de novo. No entanto, ele cedeu e largou Arroz de Palma para atualizar Renascer.

O remake tem ótimos diálogos, boas interpretações, mas não está em sincronia com os dias atuais. É lento e repetitivo: já soma 120 capítulos no ar e trouxe pouca coisa nova nessa releitura --a transexualidade de Buba (Gabriela Medeiros) é o grande diferencial até agora. 

Faltam quase três meses para o último capítulo de Renascer ir ao ar --o fim está previsto para 6 de setembro. Mas a Globo já começou a divulgar a trama substituta, Mania de Você, escrita por João Emanuel Carneiro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 23/7 e 3/8

Terça, 23/7 (Capítulo 158)
Damião ameaça Bento para que ele confesse a relação com Ritinha. Inácia apela para a promessa que Damião fez a Chico. Dalva acolhe Tião no acampamento. Mariana pede abrigo a Norberto na venda. Damião pede dispensa ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.