GALÃ DA TELEDRAMATURGIA
Nelson Di Rago/TV Globo
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi fizeram Renato Vilar e Lúcia em Roda de Fogo, novela de 1986
Tarcísio Meira [1935-2021] morreu na manhã de 12 de agosto, aos 85 anos, por complicações de Covid-19. O ator exerceu sua profissão ao longo de 63 anos. Ele estreou no teatro em 1957 e, quatro anos depois, atuou em Uma Pires Camargo (1961) na TV Tupi. De lá para cá, vários de seus personagens tiveram grande repercussão e marcaram a memória do público e a história da teledramaturgia brasileira.
Na televisão, fez mais de 60 papéis, entre participações especiais e personagens fixos. O ator foi o galã da primeira telenovela diária do país, 2-5499 Ocupado (1963), de Dulce Santucci, exibida na Excelsior. Ao lado dele estava Glória Menezes, com quem casou e viveu até os últimos dias.
Sua última participação na TV foi na novela Orgulho e Paixão (2018), de Marcos Berstein, em que interpretou Lorde Williamson. Em setembro de 2020, Tarcísio e Glória se aposentaram, após terem seus contratos encerrados com a Globo. Confira sete papéis marcantes do ator.
Na novela fantástica de Antônio Calmon, Tarcísio Meira interpretou Bóris, um vampiro de 800 anos que sonhava em ser pai para perpetuar sua posição na hierarquia da trama. Pela atuação, foi considerado melhor ator pelo Prêmio Globo de Melhores do Ano de 2002 e pelo Troféu Imprensa de 2003.
Na trama de Sílvio de Abreu, o ator foi o poderoso César Toledo. O personagem era um empresário íntegro casado com Marta (Glória Menezes), mas se envolveu com Lúcia (Natália do Vale), uma paixão do passado. Foi ele o responsável pela condenação à cadeia de Clementino (Tony Ramos).
O casal se tornou protagonista de um seriado próprio na Globo, criado por Daniel Filho. Os episódios contavam as histórias e confusões do romance improvável entre Bruno, um empresário corrupto (personagem de Tarcísio), e Ava (Glória Menezes), uma cientista extraterrestre.
Tarcísio Meira foi Renato Villar na novela de Lauro César Muniz. Na história, era um milionário casado com Carolina (Renata Sorrah), mas viciado em seduzir outras mulheres e nada feliz com o relacionamento falido. A vida do protagonista muda de rumo quando ele descobre um tumor no cérebro que pode matá-lo.
A minissérie baseada no livro de Érico Veríssimo se passou no Rio Grande do Sul. O personagem de Tarcísio Meira foi incumbido de ampliar as fronteiras do Estado e, por isso, participou da Guerra dos Farrapos (1835-45). Capitão Rodrigo morreu no final da terceira fase da produção e deixou a mulher e o filho pequeno.
Na primeira versão da novela de Silvio de Abreu, o ator interpretou o filho adotivo de Charlô (Fernanda Montenegro). O personagem formou dupla com o tio Otávio (Paulo Autran) e passou a novela tentando encontrar maneiras de passar a perna na própria mãe.
Na primeira versão da novela de Janete Clair, Tarcísio Meira foi um dono de garimpo em Goiás que organiza um movimento contra o poderoso local, Pedro Barros (Gilberto Martinho). A história fica complexa quando ele se envolve com a filha do seu inimigo, Lara (Glória Menezes).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Guerra dos Sexos
Irmãos Coragem
O Beijo do Vampiro
O Tempo e o Vento
Roda de Fogo
Tarcísio Meira
Torre de Babel
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.