Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LINHARES JÚNIOR

Narrador alega ter sido demitido da Globo após denunciar assédio: 'Humilhado'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Linhares Júnior com uma camisa azul e um sorriso antes de entrar no ar em um jogo da Série B do Brasileirão

Linhares Júnior nos estúdios da Globo: demitido após denunciar gerente da emissora

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/12/2021 - 18h18

Demitido depois de 13 anos, o narrador Linhares Júnior acusou a Globo de mandá-lo embora após uma denúncia de assédio moral feita contra o gerente de futebol da emissora, George Guilherme. Ele alega ter sido chamado de "ultrapassado" em uma reunião com o gestor. "Fui humilhado", desabafou em conversa com o Notícias da TV.

Natural do Paraná, o locutor estava na líder de audiência desde 2008, mas atuava principalmente no SporTV. No canal esportivo, costumava cobrir partidas paulistas. Ele foi demitido em novembro, 20 dias depois de ir até a ouvidoria da Globo e reclamar da situação que havia ocorrido com ele. Por estar fora da emissora, Linhares não tem como saber se sua reclamação desencadeou alguma investigação.

A situação com George Guilherme, segundo o narrador, teria começado em 2019. "Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes", relatou ele.

Na Globo, os narradores são divididos em três escalas. No "narrador especial 3" estão nomes como Galvão Bueno, Cleber Machado, Luís Roberto, Milton Leite e Luiz Carlos Jr. Na ala "narrador especial 2" estão Everaldo Marques, Gustavo Villani, Renata Silveira e Rogério Corrêa. Linhares Júnior fazia parte do grupo "narrador especial 1", com Natália Lara, Júlio Oliveira, Eduardo Moreno, Odinei Ribeiro, entre outros. 

Segundo Linhares, ele percebeu que outros narradores faziam vários eventos por semana --mesmo aqueles na mesma posição dele. Após sua tentativa mal-sucedida de pedir ao gerente de futebol para fazer mais transmissões, o narrador se reportou para Joana Thimotheo, diretora de Eventos Esportivos. Ao saber do contato, George Guilherme teria se irritado com o colega de 59 anos.

"Ele me disse que eu não precisava mandar e-mail para ela, porque pareceu que estava passando por cima dele. Pedi desculpa se ele entendeu que foi essa a intenção, mas ela era gestora de todos nós. Depois disso, senti que perdi ainda mais espaço, mas que iria trabalhar em 2020 para recuperá-lo", comentou.

George Guilherme é gerente de futebol na área de eventos da Globo desde 2019. Antes, foi repórter, chefe de Redação da Globo no Recife e apresentou a versão de Pernambuco do Globo Esporte entre 2012 e 2018. 

Linhares Júnior perdeu espaço na Globo

Após o e-mail, a pandemia do coronavírus explodiu, e o paranaense não pôde trabalhar. Quando os eventos esportivos retornaram, ele sentiu que o tratamento continuava o mesmo. Seu último jogo no Grupo Globo foi Confiança (SE) 1 X 6 Palmeiras, pela Copa do Brasil Sub-17, em 8 de outubro. Ao ficar duas semanas sem ser escalado, ele solicitou uma reunião com George Guilherme em 22 de outubro.

O encontro ocorreu em São Paulo (SP), onde teria acontecido o assédio moral. Ao pedir novamente mais oportunidades de trabalho no SporTV, Linhares Júnior teria ouvido de Guilherme que ele seria um narrador ultrapassado, com um estilo antigo e que não cabia mais na TV atualmente.

"Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: 'Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir'. Me demitiram", relatou.

O locutor provou ao Notícias da TV, através de prints e documentos, que de fato entrou em contato com o compliance da emissora contra Guilherme: "Eu imaginei que a empresa poderia fazer uma investigação séria. Mas ninguém falou comigo e não soube de nenhuma investigação. O gestor aparece em fotos de fim de ano normalmente, então imagino que nada aconteceu".

Fora da TV, Linhares Júnior pensa em processar a Globo e o gestor por assédio moral. Ele consultou advogados sobre o assunto: "Ainda vou analisar o que fazer. Mas já conversei sobre algumas possibilidades".

Globo diz que saída foi planejada em julho

Questionada pela reportagem sobre a denúncia de assédio, a Globo disse que não comenta assuntos de compliance, mas que encoraja seus funcionários a denunciarem casos de assédio. A emissora, porém, informou que a demissão de Linhares Júnior já era planejada desde o mês de julho. 

Veja o comunicado da Globo na íntegra:

"O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento.

A Globo não tolera comportamentos abusivos em suas equipes e incentiva que qualquer abuso seja denunciado. Neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.