MELHOR NARRADORA
REPRODUÇÃO/SPORTV
Renata Silveira narra jogo de futebol no SporTV; locutora relembrou episódio de Christian Eriksen
Vencedora do Prêmio Notícias da TV na categoria melhor narrador/narradora, Renata Silveira definiu 2021 como um ano de muitas conquistas e realizações. Contratada pela Globo no final de 2020, a locutora passou a ser mais conhecida após narrar a parada cardíaca de Christian Eriksen durante um jogo da Dinamarca na Eurocopa.
"Acredito que tenha sido uma virada de página para a narração feminina, já que muitas pessoas passaram a gostar e admirar ainda mais o meu trabalho depois daquele dia", declarou ela em conversa com o Notícias da TV. Renata ainda destacou o trabalho em equipe feito no SporTV.
"Tive todo o suporte da produção e da coordenação, que foram essenciais. Foi o momento mais importante da minha carreira até hoje e sinto muito orgulho disso", afirmou a narradora.
Ainda em 2021, Renata se tornou a primeira mulher a narrar um jogo da Seleção Brasileira masculina no Grupo Globo. Escalada para comandar Brasil x Costa do Marfim no SporTV, a locutora relembrou a emoção, apesar das jogadas mornas. "Tirando o 0 a 0, foi lindo!", brincou ela. "Narrar a seleção é o sonho de todo narrador. Fiquei muito feliz."
Pioneira na narração feminina, a locutora enfrentou muita resistência do público e até mesmo ofensas machistas desde o início de sua carreira, por ser uma área, até então, exclusivamente masculina. Segundo ela, com a contratação de outras narradoras, a aceitação tem aumentado a cada dia.
O caminho é bem longo. Com a minha chegada e a da Natália Lara, a narração feminina foi apresentada para mais pessoas. Ainda é uma novidade para muitos, o que é normal. Já entendi que a rejeição faz parte, mas ao mesmo tempo, estamos caminhando para a cada dia tornar isso algo mais leve e natural.
Renata venceu, por votação popular, a categoria de melhor narrador/narradora contra nomes como Galvão Bueno, Everaldo Marques e Téo José, que são bastante conhecidos e conceituados entre os fãs do futebol. Ela e Natália Lara, também da Globo, foram as únicas mulheres indicadas.
"Não estou nem acreditando! Fico muito feliz de estar ao lado de tanta gente talentosa, que admiro. Ter sido a mais votada é surpreendente", comemorou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.