Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE SAÍDA

Para enxugar gastos, Globo demite ex-correspondente e repórter especial

REPRODUÇÃO/SPORTV e GLOBO

Fernando Saraiva exibe a palma de sua mão na Redação da Globo em Londres

Fernando Saraiva e Roberto Paiva deixaram a Globo na sexta (1º); emissora tem enxugado gastos

DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO

dcastro@noticiasdatv.com

Publicado em 2/10/2021 - 7h38
Atualizado em 2/10/2021 - 8h07

Com ordem de enxugar gastos, o Jornalismo da Globo está cortando alguns de seus salários mais altos. Na sexta (1º), foram demitidos o repórter especial Roberto Paiva e o produtor especial Robinson Cerântula, que esteve por trás de alguns dos maiores furos policiais da emissora. Fernando Saraiva, que foi correspondente do Grupo Globo em Londres, também está de saída depois de 22 anos --ele afirma que a decisão foi tomada em comum acordo.

O Notícias da TV apurou que os contratos de Paiva e Cerântula foram rescindidos por causa dos ganhos elevados dos profissionais. O produtor tinha 28 anos de emissora e foi responsável pelos maiores furos jornalísticos policiais da Globo nas últimas três décadas. Ele produziu reportagens para César Tralli e César Galvão, entre outros.

Já Roberto Paiva começou nos anos 2000 em afiliadas da Globo no Paraná, passou pelo Pará e estava em São Paulo havia mais de dez anos.

Além do corte de gastos, a Globo vive um momento de transição no Jornalismo desde o início do ano --Ana Escalada assumiu a direção em São Paulo no lugar de Cristina Piasentini, e tem investido em rostos novos (e mais baratos).

Fernando Saraiva, que estava há 22 anos no Grupo Globo, foi correspondente esportivo em Londres durante dois anos e apresentou a edição noturna do SporTV News, também saiu da emissora. O jornalista afirmou que a decisão foi tomada em acordo com seus chefes. "Orgulho gigantesco da carreira que construí", valorizou.

"Depois de 22 anos de trabalho, cheguei a um acordo pra deixar o Grupo Globo. Puxa, 22 anos, metade da minha vida. Nesse tempo, consegui realizar a maioria dos meus objetivos profissionais: conheci mais de 50 países, cobri Copa do Mundo, Olimpíadas, mais de 10 campeonatos mundiais fora do Brasil, fui correspondente internacional, apresentador", escreveu ele em seu perfil no Instagram.

"Tenho um orgulho gigantesco da carreira que construí com ética, suor e resiliência. E esse orgulho ninguém jamais vai me tirar. Deixo aqui a reflexão do filósofo chinês Confúcio: 'Quando é óbvio que os objetivos não podem mais ser alcançados, não ajuste as metas, mas sim as etapas da ação'", continuou Saraiva.

Depois de sua passagem por Londres e pelo SporTV News, o jornalista voltou para a reportagem, com foco nos clubes do Rio de Janeiro. Em 2019, ele chegou a irritar o meia Thiago Galhardo após um empate do Vasco com o Flamengo.

Na ocasião, Saraiva questionou o jogador se o clube cruzmaltino deixava o campo com a sensação de alívio. "Alívio? Vocês sempre maldosos nas perguntas", respondeu Galhardo. "Eu não estou sendo maldoso com você. Educadamente, por que você acha que estou sendo maldoso com você?", perguntou Saraiva.

"O tempo inteiro, disseram que [o rival] era o Flamengo B. Gente, não vamos menosprezar quem está do outro lado. A televisão em si vem dizendo isso, não vamos menosprezar quem está do outro lado. Independentemente de quem joga, é Flamengo x Vasco", justificou o meia.

Procurada por e-mail pela reportagem durante toda a sexta-feira para comentar as demissões dos profissionais, a Globo não respondeu os contatos da equipe.

Confira o post de despedida da Globo feito por Fernando Saraiva:

TUDO SOBRE

Globo

SporTV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.