SUPERPROTEGIDO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Humberto Carrão durante entrevista concedida ao Fantástico em que falou da estreia de Renascer
O Fantástico foi para a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, para desvendar o segredo da morte do jequitibá gigante da primeira versão de Renascer, exibida em 1993. De quebra, a reportagem do programa desvendou o segredo do protagonista da saga, José Inocêncio. Para isso, Leonardo Vieira e Humberto Carrão foram reunidos para falar da fase jovem do mocinho, que é um personagem de corpo fechado, que tem os pés fincados no sobrenatural.
"José Inocêncio veio da terra, do mato, ninguém sabe de onde ele veio. Um personagem que tem pacto com uma árvore, Deus e o diabo, é um personagem muito poderoso", resume Carrão, que passará as próximas duas semanas no ar na pele do coronelzinho.
A novela estreia nesta segunda (22) no horário nobre da Globo. O repórter Pedro Vedova explicou que o ator construiu o personagem não só a partir da primeira versão da novela, mas também dos livros de Jorge Amado (1912-2001) e do folclore brasileiro também. "Ideia de comparação ou superação não existe, é muito mais a de fazer reverência para quem veio antes e fez forma brilhante."
Há 31 anos, Vieira dividiu o papel com Antonio Fagundes, agora, no remake, quem vai assumir o fazendeiro por mais de 180 capítulos será Marcos Palmeira. Em 1993, a primeira fase com Vieira só teve três episódios. O autor Bruno Luperi, neto do criado da história, Benedito Ruy Barbosa, e responsável pela adaptação que o público verá agora transformou a primeira fase em algo bem maior, serão 13 capítulos no remake.
"Eu fui assistir a primeira fase [da versão original] e me serviu, na verdade, como um estímulo doido de querer fazer. Eu fiquei maluco, é um personagem muito maravilhoso", completou Carrão. Vieira concordou com o colega e disse que fazer José Inocêncio foi um momento muito importante da sua vida.
A trama começa com uma cena icônica, o pacto de José Inocêncio com uma árvore, o maior de todos os jequitibás, o jequitibá-rei. Essa árvore é como um santuário para ele, é aos pés dela que ele finca seu facão e também enterra o corpo de sua mulher, o grande amor de sua vida. O jequitibá é uma extensão de José Inocêncio.
Porém, a árvore filmada agora não é a mesma de 1993. De acordo com a reportagem o jequitibá-rei é um monarca humilde, tem um fruto que protege as sementes. "Quando a cápsula amadurece, ela se abre rápido, espalhando sementes aladas. A asa ajuda a semente a planar para longe da árvore mãe, aumentando a chance de propagação do jequitibá. Se pegarem o vento a favor, elas vão longe", detalhou Vedova.
O Jequitibá da primeira versão de Renascer parecia imortal, mas está morto. Quebrou depois de uma tempestade dez anos atrás. Seu tronco já estava velho e frágil. Por isso, um novo jequitibá entrará em cena no remake, assim como um novo elenco dará vida aos mesmos personagens.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Antonio Fagundes
Benedito Ruy Barbosa
Bruno Luperi
Globo
Leonardo Vieira
Marcos Palmeira
Renascer
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.