Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HISTÓRIA DA TV

De Gugu com PCC a saída de Chaves: Momentos marcantes dos 40 anos de SBT

REPRODUÇÃO/SBT e DIVULGAÇÃO/TELEVISA

Montagem de fotos com os apresentadores Gugu Liberato (à esquerda), Silvio Santos (ao centro) e Roberto Bolaños como o personagem Chaves (à direita)

Gugu Liberato (à esq.), Silvio Santos e Chaves marcam história do SBT nesses 40 anos

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2021 - 6h40

Emissora fundada por Silvio Santos, o SBT completa 40 anos nesta quinta-feira (19). Nesse período, ela promoveu diversos momentos que marcaram a memória de seus telespectadores e da TV brasileira. De Gugu Liberato (1959-2019) entrevistando falsos membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) à saída do seriado Chaves (1971-1980) após 36 anos de exibição, o Notícias da TV selecionou dez acontecimentos inesquecíveis do canal.

O Sistema Brasileiro de Televisão foi fundado oficialmente em 19 de agosto de 1981 pelo empresário Senor Abravanel, que venceu uma concorrência pública feita pelo governo para a criação de duas novas redes de televisão. A emissora surgiu a partir de concessões cassadas da extinta Tupi. 

Com diversos game shows, realities, novelas e programas de auditório, o SBT se acomodou na vice-liderança de audiência e manteve o Jornalismo em sua programação apenas para cumprir tabela, já que o principal objetivo sempre foi entreter o público de casa. 

Confira dez momentos marcantes nos 40 anos de história da emissora:

divulgação/sbt

Fernanda Souza virou até boneca

Chiquititas 

Produzida pelo canal argentino Telefe em parceria com o SBT, a primeira versão brasileira de Chiquititas foi escrita por Cris Morena com a ajuda dos autores Delia Maunas, Horacio Marshall e Ricardo Morteo. A adaptação foi ao ar a partir de 1997, teve cinco temporadas e foi considerada um "celeiro de talentos" por ter sido responsável por lançar vários atores de sucesso, como Bruno Gagliasso, Fernanda Souza e Débora Falabella.

Gugu e o PCC

O ponto mais baixo da trajetória de Gugu Liberato, morto em 2019, ocorreu em 7 de setembro de 2003, quando o Domingo Legal anunciou uma conversa do repórter Wagner Maffezoli com dois homens que diziam fazer parte da cúpula da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Os encapuzados fizeram ameaças de morte a personalidades conhecidas, mas tudo não passou de uma farsa inventada pelo programa do SBT.

O 'jornal das pernas'

Durante alguns meses de 2005, o SBT exibiu o Notícias Breves, um noticiário de boletins que iam ao ar ao longo da programação. O chamativo dos flashes era o fato de as âncoras Cynthia Benini e Analice Nicolau usarem saias curtas e suas pernas ficavam à mostra debaixo de uma bancada transparente. Por conta disso, ficou famoso como "jornal das pernas".

TV Cruj

Disney Club, também conhecido como Disney Cruj, foi um programa infantojuvenil produzido pela Disney em parceria com o SBT entre 1997 e 2001. A atração simulava uma TV pirata, com um grupo de "ultra-jovens" que invadiam a transmissão do SBT e exibiam desenhos animados para seu público "que merecia respeito". Foi um dos principais programas de TV voltado ao público infantil no final da década de 1990. 

reprodução/sbt

Maria do Bairro (Thalía): clássico mexicano

Novelas mexicanas

O SBT começou a exibir novelas mexicanas em 1982, com Os Ricos Também Choram (1979), e não parou nunca mais. Alguns sucessos são reprisados com frequência, como A Usurpadora (1998) e Maria do Bairro (1995) --novela de Thalía--, que já foram ao ar na emissora sete vezes cada uma, e Rubi (2004), que foi quatro. Outras tramas marcantes são o fenômeno musical Rebelde (2004) e as infantis Carrossel (1989) e Cúmplices de um Resgate (2002).

Game shows

Com games shows comandados pelo próprio Silvio Santos, o SBT é a emissora brasileira que mais apostou no formato em sua programação. Entre os games mais famosos, estão o Show do Milhão (1999-2003) --que volta reformulado em 2021, Fantasia (1997-2008), Topa ou Não Topa (2006-2020), Qual É a Música? (1976-2008), Roda a Roda e o Passa ou Repassa.

divulgação/sbt

Silvio e o elenco da Casa dos Artistas original

Casa dos Artistas

Exibido entre 2001 e 2004, o Casa dos Artistas foi o primeiro reality show brasileiro a confinar celebridades na TV aberta. O programa inspirado no formato do Big Brother consistia em colocar famosos disputando um prêmio em dinheiro e deu muito certo em audiência. A primeira temporada foi vencida pela atriz Bárbara Paz, que se envolveu com Supla dentro da casa.

Realities musicais

Versão brasileira do programa britânico Pop Idol (2001-2003), o Ídolos (2006-2012) consistia em revelar o "novo ídolo musical do Brasil" e foi ao ar no SBT em duas temporadas, que teve como vencedores Leandro Lopes e Thaeme Marioto --ela atualmente integra a dupla sertaneja Thaeme & Thiago. Já o Popstars (2002-2003) formou e lançou os grupos Rouge e Br'oz.

divulgação/sbt

Yudi e Priscilla no Bom Dia & Cia

Bom Dia & Cia e o PlayStation

Programa infantil com games e exibição de desenhos do SBT, o Bom Dia & Cia já teve vários apresentadores, mas nenhum tão marcante quanto Yudi Tamashiro, responsável pelo bordão de torcida "PlayStation, PlayStation" durante um dos jogos da atração. Até hoje, o ex-SBT é lembrado pela brincadeira nas redes sociais. O Bom Dia também foi comandado por Eliana Michaelichen, Jackeline Petkovic e lançou Maisa Silva e Priscilla Alcantara.

A saída de Chaves

Ícone do SBT, o programa humorístico Chaves (1972-1984) se despediu às pressas da grade da emissora em 2020 após 36 anos de exibição devido a uma briga por direitos que envolveu três partes: a emissora da família Abravanel, a mexicana Televisa e o Grupo Chespirito, que detém os direitos intelectuais dos personagens criados por Roberto Bolaños (1929-2014)


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.