Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PUBLICIDADE

Faustão surpreende anunciante e faz merchandising virar case de sucesso

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva e a bailarina Camila Lobo em merchandising do iogurte Grego, da Vigor, no Domingão - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva e a bailarina Camila Lobo em merchandising do iogurte Grego, da Vigor, no Domingão

RUI DANTAS

Publicado em 13/10/2018 - 6h56

O apresentador Fausto Silva nem precisou usar sua conhecida lábia de comunicador para ganhar as redes sociais com o merchandising que fez para uma marca de iogurte. No último domingo (7), Faustão surpreendeu o público e até os anunciantes quando deixou de falar sobre as qualidades do produto e o comeu, ao vivo, dando ainda maior credibilidade ao anúncio. Imediatamente, a ação viralizou. Espontânea e original, virou case elogiado no meio publicitário.

"Não foi nada combinado", assegura a diretora de marketing da Vigor, Anne Napoli, que contratou o apresentador. "Ele realmente abraçou a ação."

A bailarina Camila Lobo, que apresentava o merchandising juntamente com Faustão, riu da espontaneidade do chefe e teve de terminar o texto publicitário, já que, naquele momento, Faustão estava com a boca ocupada, degustando o iogurte. Ele comeu dois potes da sobremesa.

O mercado estima que a colherada ao vivo e outras quatro inserções desse estilo no Domingão do Faustão custam em torno de R$ 1,2 milhão. Elas são vendidas geralmente em pacote de cinco ações.

"Ao comer o iogurte em rede nacional logo no primeiro dia da nossa campanha no programa, ele falou com o coração", afirma Anne. "O resultado foi melhor do que o esperado, pois, pelo vínculo que ele tem com os consumidores, ficaram nítidos todos os atributos na ação sem uma única palavra dele", comemora.

A diretora Anne Napoli, da Vigor: "Nada foi combinado"

Marcio Oliveira, CEO da DM9DDB, é ainda mais enfático ao comemorar a ação e seus resultados. "A degustação foi simplesmente bombástica. Consumir ao vivo foi a cereja do bolo", diz o publicitário.

Anne afirma que os dados que os executivos de marketing chamam de "sell out", ou seja, as vendas registradas após o merchandising realizado no Faustão, já indicam tendência de alta. "Podemos falar que já sentimos um incremento considerável, mas será necessário pelo menos um mês completo para podermos quantificá-lo percentualmente", adianta.

"O objetivo primordial com essa ação de marketing é popularizar o portfólio de produtos da Vigor, que é uma marca centenária e muito conhecida no país. No entanto, também dispõe de uma série de itens que muitas vezes não são percebidos ou conhecidos pelos consumidores."

Marcio Oliveira, da DM9DDB: "A cereja do bolo"

A contratação de Faustão foi realizada justamente pela identificação do apresentador com a marca _ele era amigo da família dos antigos controladores da empresa.

A renomada habilidade de Silva como embaixador de produtos e seu histórico na construção de marcas foram outros atributos levados em consideração na escolha dele para ser o garoto-propaganda da empresa.

“Muita gente não vê e não sabe, mas o efeito disso na equipe de vendas da companhia é tão ou mais forte do que o efeito em todo o público que irá comprar um produto nos supermercados, padarias”, analisa Marcio Oliveira. "Se o Faustão aprovou, então é para comprar!"

Além de Fausto Silva, participarão da campanha Descubra que é Vigor, o guarda-chuva de ações de marketing na qual o merchandising no dominical está inserido, os atores Mateus Solano, Fernanda Souza e Maisa Silva. Os três farão peças publicitárias para a internet, e essa estratégia de marketing ocorrerá até março de 2019.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.