Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORTE DE CUSTOS

CNN Brasil demite 35% da equipe no Rio de Janeiro e faz desmanche

DIVULGAÇÃO/CNN BRASIL

Renata Affonso posa nos estúdios da CNN Brasil em São Paulo

Renata Affonso é a CEO da CNN Brasil: canal de notícias demitiu quase toda Redação no Rio

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/8/2022 - 13h01
Atualizado em 11/8/2022 - 17h35

A CNN Brasil faz uma onda de demissões no Rio de Janeiro nesta quinta (11): 35% da equipe será mandada embora. Cortes de custos e desinvestimento na cobertura no Estado são as justificativas. Todos os repórteres do canal de notícias de Rubens Menin foram demitidos, assim como produtores, assistentes, secretários, entre outros funcionários da capital fluminense. Comentaristas, por enquanto, são os únicos poupados. 

O Notícias da TV apurou que foram dispensados os repórteres Lucas Madureira e Isabelle Saleme. Todos eles entravam ao vivo nos telejornais da CNN durante o dia e traziam fatos políticos e de variedades da cidade.

Além disso, semanas atrás, a CNN acabou com a parceria técnica que tinha com a Paris Filmes. A empresa é conhecida pela produção de filmes nacionais e cuidava e toda a parte técnica da Redação no Rio de Janeiro. Uma nova produtora, com custos mais baixos, é procurada. No momento, a CNN usa os equipamentos que já estão instalados em estúdios.

Segundo o site NaTelinha, a ordem de demissões foi de Renata Affonso, CEO da CNN Brasil. O argumento, que também foi confirmado pelo Notícias da TV, foi de que o Rio de Janeiro não estava rendendo assunto na editoria de política, que vai passar a ser o foco total do canal de notícias daqui para frente.

Ao mesmo tempo, a CNN também quer economizar custos de sua produção em um ano eleitoral, que terá alta demanda. A contratação de jornalistas freelancers, que custam menos, para atender o canal durante o auge da cobertura, no fim de setembro e início de outubro, é considerada como alternativa. 

Atualmente, o comando da sucursal do Rio de Janeiro é de Maria Mazzei, que acumula a função com a chefia de Brasília. No mês passado, Roberto Munhoz, que liderava o Jornalismo na capital federal, aceitou uma proposta da Record e pediu para sair.

As demissões já eram esperadas. Existe uma insatisfação na CNN em relação ao modo que a empresa vem lidando com os bastidores nos últimos meses. Antes da saída em massa realizada nesta semana, outras dispensas ocorrem desde junho com contratados aceitaram outros projetos.

Procurada, a CNN não respondeu até o fechamento da reportagem. Caso o faça, a matéria será atualizada. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.