Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARASITA RARO

CNN Brasil sofre surto de diarreia por água contaminada e revolta funcionários

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Muriel Porfiro com uma camisa amarela na CNN; William Waack com terno cinza e gravata azul

Muriel Porfiro e William Waack: CNN Brasil vive surto de giardíase, que causa diarreia

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/7/2022 - 13h50
Atualizado em 21/7/2022 - 19h39

A CNN Brasil enfrenta um surto de giardíase, um parasita raro que causa diarreia forte, vômito, cólicas, flatulências e arrotos. O canal de notícias começou a registrar os primeiros casos em abril. A suspeita é que 100 funcionários, que trabalham na Redação em São Paulo, já tenham sido contaminados. O fato se agravou na última semana, quando duas âncoras foram substituídas às pressas no plantão de fim de semana.

Exames feitos apontaram que a doença se espalhou por água contaminada. Uma das possibilidades, segundo os resultados preliminares, é que a contaminação tenha acontecido por fezes de pombo. O caso tem revoltado profissionais nos bastidores por conta da demora da CNN Brasil em agir na situação.

Apenas na última terça (19), depois de três meses, foi feito um trabalho para tentar identificar o que estava acontecendo. Na quarta (20), a área de Recursos Humanos da empresa liberou comunicado sobre providências e orientações. Internamente, existe a suspeita que todo o prédio onde fica a sede da TV, na Avenida Paulista, está contaminado.

Segundo apurou o Notícias da TV, os primeiros casos começaram no fim de abril, com alguns produtores. Eles relataram os problemas para seus chefes e todos os sintomas causados pelo parasita. A maioria dos casos de giardíase desaparece por conta própria em alguns dias. As infecções mais graves são tratadas com antibióticos e até com internação. 

Por conta disso, não se deu muita importância para situação. Vários relatos começaram a acontecer entre maio e junho, mas ainda assim de situações mais leves. Os casos graves vieram neste mês, quando funcionários pediram que se tomasse providências. Mesmo assim, houve demora.

Escala comprometida

A gota d'água foi no fim de semana. No domingo (17), uma jornalista iria comandar o CNN Domingo durante o horário da tarde. Porém, ela alegou os mesmos sintomas da giardíase e precisou ser afastada imediatamente do comando do programa. Daniel Adjuto a substituiu às pressas. 

Outros nomes que aparecem no ar também pegaram a doença. Entre eles, estão Tainá Falcão, Roberta Russo, Muriel Porfiro e William Waack. Roberta teve um problema parecido com Isabella. No mesmo domingo, ela estava escalada para o plantão daquele dia, mas para o horário da noite. Ela também passou mal e foi substituída por Karla Chaves.

CNN identificou problema após exame

Para dar uma resposta para tantos casos, a CNN Brasil chamou no prédio uma empresa que fez exames em todos os setores de sua sede. O resultado passado para a direção da empresa, e que chegou em funcionários, foi que a água que circula em todo o local estava contaminada pelo parasita. Foi identificado resquícios de fezes de pombo, que circulam na região com frequência. 

A área de Recursos Humanos liberou um comunicado interno na quarta (20) com orientações enquanto a situação não se resolve. O comunicado foi publicado inicialmente pelo jornalista Flávio Ricco, do portal R7. Nele, a CNN pede para que os funcionários evitem usar a pia da copa enquanto o caso não é resolvido.

Temor nos bastidores

Funcionários ouvidos pelo Notícias da TV relatam medo e receio de serem a próxima vítima. A coluna ouviu médicos especialistas e todos eles foram categóricos ao dizer que é bem incomum que giardíase tenha casos em lugares com saneamento básico.

"É uma doença mais comum em lugares com pouca infraestrutura. O parasita se espalha muito fácil por fezes, mas se prolifera em locais sem qualquer tipo de arejamento ou encanamento de água", comenta o médico Vinícius Silva.

Procurada pela coluna para falar sobre o assunto, a CNN Brasil enviou o seguinte comunicado após a publicação: "A CNN esclarece que não há surto de giárdia na empresa. Reitera que trata com muita seriedade a saúde e a segurança de todos os seus colaboradores".

"A empresa realiza a manutenção e a higienização frequentes de todas as áreas e de todos os equipamentos de água e de ar-condicionado em seus escritórios de São Paulo, Rio e Brasília. Assim que informada pelo condomínio de indícios de alteração na água, a emissora agiu de imediato e tomou todas as medidas cabíveis", concluiu.

Veja o comunicado distribuído internamente:

"Caros colaboradores,

A CNN faz manutenção e limpeza recorrente de todas as áreas do escritório e diligentemente tem aumentado a frequência da assepsia de ar-condicionado, filtros de água e de superfícies, com disponibilização de álcool e álcool em gel em todas as mesas.

Para que se sintam mais seguros, vamos momentaneamente disponibilizar água mineral engarrafada em nosso escritório e na WeWork.

Adicionalmente, solicitamos um posicionamento para o condomínio sobre o estado atual das estruturas comuns, uma vez que nossos colaboradores também utilizam outras áreas do prédio.

Para implementação dessas medidas, contamos com a orientação do hospital Albert Einstein, nosso parceiro na área da saúde. Como prevenção, vamos interromper momentaneamente o uso da pia da copa, área apontada por eles como recorrentemente de maior risco.

Vale salientar a importância da higienização frequente das garrafas e canecas de uso pessoal antes do consumo e do reabastecimento de água. Contamos com a compreensão e colaboração de todos e reiteramos que a saúde e a proteção dos nossos colaboradores são nossa prioridade".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.