Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Show de bola

Cinco programas no streaming para matar a saudade do futebol na quarentena

Divulgação/Netflix

Com um agasalho e óculos escuro, Carlos Belloso bate balma em uma arquibancada, ao lado de Esteban Lamothe, de camisa branca

Carlos Belloso e Esteban Lamothe em cena da primeira temporada de Barra Bravas, série argentina da Netflix

JOÃO DA PAZ

Publicado em 16/4/2020 - 5h20

A pátria de chuteiras sente falta de uma coisa nessa quarentena: uma partida de futebol. Até uma reprise de um joguinho vale para matar a saudade. Quem está carente de ver a bola rolando no gramado e do clima que cerca o esporte bretão encontra em plataformas de streaming um leque de opções para passar o tempo, de série de época a documentários.

Na Netflix dá para fazer uma viagem no tempo: dos primórdios do futebol em The English Game à efervescência insana de uma torcida argentina atual em Barra Bravas. Há registros históricos como a conquista do Flamengo na última Libertadores (no Globoplay) e o título do Brasil na Copa América de 2019 (Amazon).

Fica a dica também de um documentário profundo sobre a vida de George Best (1946-2005) no Watch ESPN, o streaming do canal pago. O britânico que defendeu as cores do Manchester United foi a definição de um popstar no futebol, um legítimo playboy e um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Confira cinco programas para matar a saudade do futebol na quarentena:

Até o Fim, no Globoplay

O Clube de Regatas do Flamengo foi campeão da Libertadores da América em 2019, 38 anos depois do primeiro título. O time comandado pelo português Jorge Jesus cativou o Brasil e o mundo todo pelo seu estilo ousado de jogar futebol. No documentário Até o Fim, o telespectador invade os bastidores desse triunfo, do primeiro jogo à final, com direto a entrevistas exclusivas e cenas inéditas. O torcedor da nação rubro-negra também ganha seu espaço na narrativa.

Barra Bravas, na Netflix

Série argentina lançada em fevereiro na Netflix, Barra Bravas (Puerta 7) apresenta a rotina de um time fictício do país hermano. O tricolor Ferroviarios Fútbol Club tem tradição (com título da Libertadores e tudo o mais) e conta com uma torcida apaixonada.

O drama apresenta os esquemas que fazem um clube como esse funcionar e quem são essas pessoas fanáticas que animam a arquibancada de uma maneira única, entretanto agem fora da lei longe dela.

George Best: All By Himself, no Watch ESPN

Para o brasileiro é impossível ver o documentário George Best: All By Himself, disponível na plataforma da ESPN, e não lembrar de Garrincha (1933-1988). Ambos os atletas foram gênios com a bola nos pés, mas se afogaram na bebida, e a cirrose levou a melhor.

A atração sobre George Best, um dos melhores jogadores da história, é próxima de uma obra-prima ao descortinar cada detalhe da vida de um garoto simples de Belfast (Irlanda do Norte) que encantou torcedores do Manchester United e virou um popstar de carteirinha, como se fosse um integrante do Beatles.

Divulgação/Amazon

O treinador Tite, de camisa branca, orienta os jogadores da seleção brasileira em vestiário


Tudo ou Nada: Seleção Brasileira, na Amazon

A equipe da Amazon que montou o documentário Tudo ou Nada: Seleção Brasileira (Prime Video) teve um acesso ao selecionado nacional inédito, durante a preparação e disputa da Copa América de 2019, que aconteceu no Brasil.

Tanto privilégio veio com um preço: a atração não é crítica ao time, muito menos aborda seriamente o caso de um suposto estupro cometido por Neymar. Mesmo assim, pelo ponto de vista esportivo, é uma boa pedida para se conhecer os principais atletas da seleção e o treinador Tite, como não se vê em programas esportivos da TV.

The English Game, na Netflix

A proposta de The English Game é encenar como foi a jornada daquele que é considerado o primeiro jogador de futebol profissional do mundo, o escocês Fergus Suter (Kevin Guthrie). O público vê como o futebol era jogado em 1879: um verdadeiro caos, sem táticas, com campo sem marcação, trave de madeira sem rede, entre outras peculiaridades. A elite dominava o esporte amador, e a série apresenta como operários vestiram a camisa e mudaram a cara da modalidade.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.