Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rumo diferente

René de Fina Estampa, Dalton Vigh confessa que novela não foi o que ele esperava

Divulgação/Globo

Dalton Vigh caracterizado como René, seu personagem em Fina Estampa

Dalton Vigh viveu o chef René em Fina Estampa; ator esperava um rumo diferente para seu personagem

FERNANDA LOPES

Publicado em 16/4/2020 - 5h15

Quando começou a gravar Fina Estampa (2011), na Globo, Dalton Vigh tinha uma expectativa sobre seu personagem. Mas a realidade de René foi diferente do que ele esperava. O ator de 55 anos, que hoje é contratado do SBT, confessa que a novela passou por mudanças ao longo dos capítulos, e ele precisou se adaptar aos novos rumos que a trama tomou.

Vigh conta que, no início do trabalho no folhetim de Aguinaldo Silva, o que lhe foi descrito é que a história de René seria "uma espécie de Pigmaleão, de My Fair Lady".

Pigmaleão é uma peça do dramaturgo Bernard Shaw (1856-1950) que foi adaptada para o cinema com o título de My Fair Lady (1964) --Minha Bela Dama no Brasil. A história contada é a de uma moça pobre, vulgar e rude que encontra um homem rico e culto em uma rua de Londres. Ele aposta que consegue transformá-la em uma dama da sociedade, e a partir daí uma relação surge entre eles.

Vigh acreditou que o relacionamento entre René, um rico dono de restaurante, e Griselda (Lilia Cabral), uma rústica faz-tudo, iria se desenhar de forma parecida.

"Eu fiquei super animado porque, de acordo com o que me foi passado, o que estava na sinopse era René dando aulas de etiqueta para a Griselda depois que ela ficasse rica e tudo mais. Já sabia que a Lilia Cabral iria fazer [a protagonista], eu já tinha feito uma peça com ela muitos anos antes, então imaginei que seria um momento muito bacana para fazermos uma comédia rasgada. Daí surgiu o romance do René e da Griselda e não foi bem isso que aconteceu [risos]", lembra o veterano.

Spoiler do desfecho

Na novela, René e Griselda até chegam a ter um caso. Ele se separa de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e declara seu amor à mãe de Antenor (Caio Castro), mas os dois não terminam juntos.

O cozinheiro também sofre com as loucas maldades e armações de sua ex-mulher, e a química dele com Griselda não funciona. No final, Pereirão escolhe ficar com Guaracy (Paulo Rocha).

"A importância que René teve foi de, por exemplo, aprender a lidar com a situação de esperar por um rumo da personagem e ter tomado outro. Impactou porque, até então, essa situação ainda não tinha acontecido em outras novelas. Eu, a partir dali, soube lidar melhor com possíveis situações como essa", explica o ator.

Dose tripla

Agora, além de Fina Estampa, Vigh aparece em mais duas novelas: na reprise de O Clone (2001), no canal pago Viva, e em As Aventuras de Poliana, no SBT. O ator está cumprindo isolamento social em casa e admite que preferiria que a trama da Globo fosse reprisada em outras circunstâncias.

Ele já tem atraído mais atenção dos telespectadores após a reprise da faixa das 21h. "Nas poucas vezes que fui na rua, já deu pra sentir isso. Mesmo com poucas pessoas nas ruas, muitas me reconheceram por causa de Fina Estampa, acenaram e tudo mais", conta.

Para os próximos capítulos de As Aventuras de Poliana, que ainda ficará um bom tempo no ar, o ator dá um gostinho do que o público pode esperar: "Acho que o Pendleton agora vai ser um pouco mais solar. Ele vai ser um pouco mais aberto a afetos, esse tipo de coisa", promete.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Fina Estampa e outras novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.