Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NAÇÃO EM FESTA

Flamengo é usado como isca para atrair assinantes no streaming e audiência na TV

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Jogadores do Flamengo posam para foto em avião durante viagem na Libertadores

Jogadores do Flamengo em cena da série Até o Fim, que mostra os bastidores do título da Libertadores

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 3/12/2019 - 5h39

Campeão brasileiro, da Libertadores e prestes a disputar o Mundial de Clubes, o Flamengo é a sensação do ano no futebol. Com o sucesso do time de maior torcida no Brasil, as TVs batem recordes de audiência, e diferentes serviços de streaming se movimentam para oferecer produções exclusivas sobre o Rubro-Negro na tentativa de atrair assinantes.

O Globoplay lançou a série Até o Fim na última sexta (29), com a trajetória do Flamengo da fase de grupos até o título da Libertadores. O primeiro episódio, de cinco no total, já está disponível --os outros quatro serão disponibilizados semanalmente. Entre direção, produção, cinegrafistas e equipe técnica, o documentário movimentou cerca de 30 pessoas do Esporte do Grupo Globo.

Parte do conteúdo já foi usado em produções da emissora na TV, mas a maioria do material é exclusiva, e mostra a preparação do time, as viagens, a tensão e a festa dos jogadores nos vestiários, além de entrevistas com torcedores e com alguns dos personagens do título.

A divulgação da série começou ainda durante a final da Libertadores, logo depois de o Flamengo ter confirmado o título contra o River Plate. Desde então, chamadas foram feitas em toda a grade da emissora para divulgar a produção do Globoplay.

De acordo com Renato Ribeiro, diretor de conteúdo do Esporte da Globo, esse documentário é apenas o primeiro. Para o ano que vem, estão confirmadas produções semelhantes para o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e uma nova para a Libertadores, caso um time brasileiro ganhe.

"Nossa ideia é contar de modo profundo e emocional a história dos títulos importantes para todas as torcidas", disse o executivo em comunicado à imprensa.

ELLEN SOARES/DIVULGAÇÃO

Lucas Andrade conhece o ídolo Gabigol no especial de fim de ano Sonho de Criança, da Globo

A Globo também vai se aproveitar da popularidade de um dos jogadores queridinhos pela torcida do Flamengo para um especial de fim de ano: o Sonho de Criança, que vai ao ar em 25 de dezembro. Gabriel Barbosa, o Gabigol, é um dos personagens do programa. Ele gravou um encontro com o garoto Lucas Andrade, de apenas 9 anos.

O streaming esportivo DAZN também está no ar com uma série sobre o Rubro-Negro, a Sem Filtro: Flamengo. Já foram liberados cinco episódios desde 24 de setembro, quando a produção foi lançada. Ainda estão previstos outros dois. O documentário com os bastidores foi anunciado pelo próprio clube em seu site oficial.

Audiência dentro e fora de campo

Se os streamings se aproveitam de bastidores, entrevistas e histórias de torcedores, as TVs com direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e da Libertadores estão felizes da vida com os resultados dos jogos ao vivo do Flamengo em 2019.

Fox Sports, SporTV e Globo bateram recordes com as partidas da competição sul-americana. No Rio de Janeiro, a final foi mais vista na TV aberta do que as decisões das últimas quatro Copas do Mundo. Em 17 e 21 de dezembro, o Flamengo ainda entra em campo no Mundial de Clubes da Fifa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.