Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMOFOBIA NA TV

Caminhão com alto-falante vai à porta da RedeTV! protestar contra Sikêra Jr.

REPRODUÇÃO/REDETV! e NOTÍCIAS DA TV

Sikêra Jr. segurando uma xícara de café dentro de um estúdio de programa de TV, e um caminhão com telas de LED e sua imagem estampada

Sikêra Jr. no Alerta Nacional; caminhão estaciona na frente da RedeTV! para protestar contra apresentador

A RedeTV! enfrenta neste momento um protesto em frente à sua sede. O alvo é Sikêra Jr., por conta de seus comentários homofóbicos no Alerta Nacional. Um caminhão estacionou na porta da emissora no fim da tarde desta quinta-feira (26) e começou a denunciar os crimes de homofobia que o apresentador supostamente teria cometido em seu programa.

A iniciativa é uma parceria conjunta do Sleeping Giants Brasil --grupo que tem atuado desde junho para conscientizar empresas a retirarem seus anúncios do Alerta Nacional e também dos canais de Sikêra Jr. no YouTube--, da All Out, uma organização internacional que luta pelos direitos dos LGBTQIA+, do canal Põe na Roda e da Aliança LGBTI.

Os grupos optaram por não mobilizar seus seguidores fisicamente e evitar as aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus, mas farão toda a transmissão em tempo real em suas redes sociais.

Caminhão fretado pelos coletivos para protestar contra Sikêra Jr. na porta da RedeTV!

Em 25 de junho, Sikêra Jr. usou seu programa na RedeTV! para chamar os homossexuais de "raça desgraçada". Três dias depois, o Sleeping Giants iniciou a campanha de desmonetização do apresentador e da emissora. Até o momento, conseguiu mobilizar mais de 130 empresas, que retiraram seus anúncios do programa na TV e do canal no YouTube.

Algumas empresas, como a Sorridents, chegaram a retirar os anúncios do programa e enviaram nota de repúdio ao comportamento do apresentador, mas esperaram a "poeira baixar" e voltaram a comprar horário de publicidade no policialesco de Sikêra. Outras, como Ultrafarma e Caixa, continuam investindo no jornal.

"É extraordinário que tantas empresas já tenham se posicionado contra as falas de Sikêra Jr. e retirado seus patrocínios. Ao mesmo tempo, é preocupante e perigoso que empresas do porte de Caixa e Ultrafarma continuem financiando discursos de ódio em rede nacional", disse Leonardo de Carvalho Leal, do Sleeping Giants Brasil.

O caminhão contratado pelos coletivos conta com painéis de LED, luzes giroflex e um som de alta projeção, para que as mensagens cheguem às dependências da emissora. Em seu trajeto, passará por pontos importantes da capital paulistana, como a avenida Paulista e a rua da Consolação.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.